Essa lesão é uma das principais causas de dor no ombro na população adulta.| Foto: Shutterstock
  • Por OrthoFit | Resp. Téc. – Dr. Eduardo Osternack Rezende. CRM: 23287 – RQE: 2972
  • 04/05/2023 11:14
Ouça este conteúdo

A lesão do manguito rotador é uma das principais causas de dor no ombro da população geral. De acordo com a Revista Brasileira de Ortopedia, a prevalência do problema varia de 7% a 40%, aumentando em algumas faixas etárias.

Lesões do manguito são problemas multifatoriais que ocorrem por diversos motivos. Por isso, é importante compreender seus mecanismos de formação e como ocorre o tratamento com o ortopedista.

Quer compreender mais sobre as lesões e alguns de seus tratamentos? Continue lendo para saber tudo sobre problemas que afetam o manguito rotador.

O que é manguito rotador? 

Manguito rotador é o nome que recebe um conjunto de quadro músculos e tendões localizados ao redor do ombro e com inserção no úmero. Seu objetivo é manter a estabilidade da parte superior do úmero no acrômio.

Quando as estruturas do manguito estão saudáveis, o ombro consegue realizar movimentos livremente. A articulação possui mobilidade bastante ampla, especialmente na rotação e elevação. Portanto, precisa da estabilidade do conjunto de tendões e músculos para que o osso não “saia do lugar”, ou sofra um deslocamento.

O grande problema é que esse conjunto está sujeito a lesões traumáticas, por overuse (uso excessivo) e até por desgaste ao longo do tempo.

Tipos de lesão no manguito rotador

A lesão do manguito rotador ocorre quando uma fraqueza muscular gera sobrecarga nos tendões. O problema pode atingir um ou mais tendões, mas a maior parte delas ocorre no supraespinhal.

No início do processo de lesão, as fibras do tendão podem ficar somente um pouco danificadas. Contudo, quando o paciente não recebe tratamento adequado, existe a possibilidade de um rompimento completo.

Os tipos de lesão podem ser divididos de acordo com sua causa, conforme os tópicos abaixo.

Traumática

Os rompimentos traumáticos ocorrem subitamente durante um movimento acima da cabeça ou um levantamento que force os tendões. Algumas fraturas, como as de clavícula, também costumam estar relacionadas a lesões em um ou mais tendões do manguito rotador.

Algumas pessoas têm maiores probabilidade de sofrerem uma lesão do manguito rotador durante movimentos bruscos. Em especial, quem possui alterações no acrômio que o tornam mais raso, diminuindo a estabilidade do ombro.

Muitos relatam uma dor súbita e perda de força no membro superior afetado. Em certas ocasiões, a dor melhora com repouso, mas retorna quando o paciente precisa realizar esforço.

Degenerativa

São os quadros mais comuns de lesão do manguito rotador. O problema ocorre lentamente ao longo de anos conforme as estruturas passam por estresse repetidas vezes. É comum que o paciente desenvolva uma lesão no braço dominante que permanece indolor por anos, até que um trauma gere dor.

Alguns fatores aumentam as chances do surgimento do problema:

  • Realização de movimentos repetitivos com o ombro, seja no trabalho ou na prática esportiva; 
  • Perda de irrigação sanguínea no ombro, que costuma ocorrer por causa do envelhecimento dos tecidos; 
  • Idade, quem possui 40 anos ou mais têm maiores chances de ser diagnosticado com a lesão; 
  • Prática de esportes que utilizam o membro superior, como tênis, vôlei e natação; 
  • Fraqueza nos músculos do manguito rotador causada por sedentarismo.

Precisamos frisar que a lesão do manguito rotador é um problema multifatorial. Apesar de ser muito comum, ter somente um dos fatores de risco para a degeneração de estruturas do ombro acima não é garantia de que a doença acontecerá.

Diagnóstico da lesão do manguito rotador com ortopedista

O ortopedista começa o diagnóstico da síndrome do manguito rotador com uma avaliação clínica detalhada e a descrição dos sintomas do paciente. É importante relatar como a dor começou, assim como o histórico médico, de atividades laborais e prática de esportes do indivíduo.

Quando existe suspeita de lesão, ainda é necessário realizar exames de imagem, como:

  • Raio-X: apesar de ser um dos primeiros exames solicitados, ele não mostra estruturas moles do ombro, como músculos e tendões. Na realidade, o objetivo deste exame é eliminar a possibilidade de outros tipos de patologia do ombro; 
  • Ressonância magnética ou ultrassom: os dois exames mostram estruturas moles e ajudam a identificar onde está a lesão. Além disso, permite verificar se existe comprometimento muscular. 

Principais tratamentos para manguito rotador

O tratamento para lesão do manguito rotador começa conservador, a não ser que existam danos graves nesse conjunto. Confira algumas das principais técnicas para o tratamento abaixo.

1. Fisioterapia

O ortopedista deve solicitar que o paciente lesionado limite os movimentos do ombro para permitir a recuperação. Ao mesmo tempo, a fisioterapia ajuda a trazer alívio da dor por meio de técnicas como: crioterapia, ultrassom, eletroterapia e alongamentos.

Conforme o especialista consegue o alívio da dor, o paciente pode começar o processo de fortalecimento muscular dos músculos do manguito rotador. Com a musculatura fortalecida, é possível retornar gradativamente às atividades cotidianas e à prática de esportes.

2. Infiltração

As infiltrações são bastante recomendadas em casos de dor aguda. Elas são injeções de medicamentos que o ortopedista aplica no local do tendão para estimular a cicatrização e ajudar a diminuir a inflamação. Existem diversos tipos de infiltrações, cada uma recomendada de acordo com o quadro do paciente.

Os anestésicos locais, por exemplo, possuem como único objetivo cessar a dor e geralmente ficam associados aos anti-inflamatórios. Também existe a possibilidade de utilizar anti-inflamatórios corticosteroides ou não esteroides e até ácido hialurônico.

3. Cirurgias

Em alguns casos de lesão traumática ou degeneração que gera ruptura total de tendões, pode ser preciso o tratamento cirúrgico. O procedimento mais comum é a artroscopia que usa incisões milimétricas para acessar o interior do ombro.

Durante uma artroscopia, o ortopedista realiza suturas no tendão para permitir sua cicatrização. A técnica cirúrgica varia de acordo com o tipo de lesão e o tendão que precisa de tratamento.

Procure os cuidados dos melhores especialistas

No Centro Médico Especializado Orthofit, as lesões do manguito rotador recebem tratamento de especialistas com mais de 10 anos de experiência nesse tipo de caso. Uma equipe multidisciplinar, integrada ao trabalho do Dr. Eduardo Osternack Resende, faz um atendimento individualizado do paciente e se baseia nas características específicas do seu quadro para trazer melhor recuperação. O Dr. Eduardo Osternack Resende é ortopedista especialista em cirurgia do Ombro e cotovelo; membro titular da SBCOC (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo); membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia); médico chefe do grupo de Ombro e Cotovelo do Hospital Ônix; atua e é credenciado nos principais hospitais de Curitiba: Marcelino Champagnat, Pilar, Vita e Ônix.