Existe uma ampla diversidade de estilos e linguagens arquitetônicos, todos com seu mérito, mas são a história e a intimidade dos clientes que definem a alma de um projeto. Para o arquiteto Otávio Lucas Ternoski, elaborar um projeto, seja de interiores ou de arquitetura, é um processo que precisa dialogar com a personalidade, as experiências e a necessidade de comunicar algo que cada cliente tem.
Graduado em arquitetura e urbanismo em 2015, Otávio atua na área desde então, com especialização em projeto arquitetônico pela PUCPR, além de ter se aprofundado em iluminação, gerenciamento de obras, interiores e neuroarquitetura, sendo este último o tema que tem se dedicado a estudar atualmente.
Para o profissional, entender a conexão das pessoas com os espaços é essencial para o desenvolvimento de um projeto bem sucedido. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso ouvir o cliente. “Nosso trabalho começa com o briefing, onde nós buscamos entender não só o que está sendo dito explicitamente, mas também o que está implícito, o que justifica as preferências de cada indivíduo por cores, materiais, estilos, por exemplo”.
Com experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos, que vão de interiores residenciais a hotelaria e projetos hospitalares e de clínicas para pets, o escritório desenvolve trabalhos para todo o Paraná e Santa Catarina, mas também tem atendido outros estados remotamente durante a pandemia.
Em todos, o objetivo é um só: “trazer equilíbrio entre arquitetura e experiências. A nossa missão é sempre fazer com que o cliente se sinta satisfeito”.
Projeto corporativo desenvolvido pelo arquiteto Otávio Lucas Ternoski para uma clínica médica incorpora cores e materiais pensados para unir conforto e elegância. Foto: Mariana Maciel Fotografia - Instagram @marianamacielfotografia
Arquitetura para todos - e também para cada um
Contratar um profissional de arquitetura para colaborar com o planejamento de um ambiente pode trazer a impressão de ser uma prática elitizada. No entanto, contar com esta assistência ao realizar uma obra do tipo pode representar justamente o contrário: uma forma de otimizar custos e recursos, garantindo um melhor resultado em menos tempo e com menor investimento em materiais e mão de obra.
“O arquiteto tem conhecimento de bons profissionais que podem fazer um melhor trabalho, ele pode recomendar pessoas, lojas e materiais para garantir que o resultado seja exatamente aquele com o qual o cliente sonhou, o que nem sempre acontece quando o próprio cliente tenta promover uma reforma sozinho”, explica.
A contribuição vai além disso, no entanto. A visão do arquiteto pode contribuir na escolha de cores que ajudem a trazer o astral que se busca para cada cômodo e uma melhor harmonização entre mobiliário, revestimentos, iluminação, entre outros. “O arquiteto é uma espécie de “carta de segurança” que vai dar um norte para o projeto, tornar as coisas mais claras e facilitar o andamento do trabalho”, explica.
Assim, a relação entre luxo e arquitetura está muito mais relacionada à ideia das experiências que serão proporcionadas por ela ao cliente. “Arquitetura não é só luxo, o luxo da pessoa é aquilo que faz com que ela se sinta bem, que é confortável pra ela, que faz com que ela esteja realizando pequenos desejos ou grandes sonhos ao chegar em casa ou no trabalho e encontrar aquele espaço que ela sempre quis ter”, conclui Otávio.
Saiba mais sobre o trabalho do arquiteto Otário Lucas Ternoski e conheça os projetos desenvolvidos por ele na galeria a seguir. Você também pode acessar no Instagram o perfil do arquiteto e também o do escritório para conhecer melhor sua trajetória e acompanhar as novidades.
Créditos das imagens: Divulgação/ Otávio Lucas Ternoski