As doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) podem causar muitos problemas para a saúde visual, além dos que normalmente já estamos habituados a conhecer. Fazer os exames preventivos é a melhor estratégia para ter um tratamento eficaz.
Algumas delas podem causar maiores consequências se não tratadas a tempo, como a Aids e a Sifilis. Se você for diagnosticado com alguma delas, não hesite em procurar um oftalmologista para um checkup completo.
A Super Ótica São José separou este artigo para explorar melhor o tema e explicar sobre essas duas doenças, além de mostrar quais as consequências que elas podem trazer para a sua visão.
Sífilis
A sífilis ocular pode ser desenvolvida de forma rápida ou ao longo da vida, dependendo sempre da imunidade do indivíduo.
Se não tratada a tempo, ela pode causar a cegueira completa, sem possibilidades de reversão do quadro.
Além de procurar o médico imediatamente, é importante estar atento (a) aos principais sintomas para uma fácil identificação, como:
• Visão turva
• Dificuldade para enxergar a longas distâncias
• Coceira exagerada
AIDS
A AIDS é uma das doenças sexualmente transmissíveis que pode trazer mais consequências para a saúde visual de uma pessoa.
Apesar da visão ser afetada apenas quando a doença está em estágios mais avançados, o indivíduo precisa fazer todos os exames regularmente para o controle anual.
Entre os principais sintomas que uma pessoa com AIDS pode ter, relacionadas à saúde visual, podemos mencionar:
Toxoplasmose ocular
Pessoas que tenham a imunidade baixa por conta do vírus HIV possuem uma probabilidade maior de adquirir essa doença.
Ela pode ser transmitida através de alimentos e até da própria água contaminada. A toxoplasmose ocular afeta o vítreo e a retina, e pode causar sintomas como sensibilidade à luz, dor ocular e até mesmo a diminuição do campo visual.
Por isso, é tão importante que os exames sejam feitos frequentemente, principalmente para mulheres grávidas.
Lesões nos vasos sanguíneos
As famosas microangiopatias são lesões que afetam diretamente pequenos vasos oculares, ocasionando uma falta de fluxo no sangue, podendo assim alterar consideravelmente a capacidade visual.
Para que a saúde visual não seja comprometida, os oftalmologistas oferecem uma terapia antiretrovial, usados em parceria com o infectologista responsável pelo tratamento.
Retinite por CVM
Esta doença costuma aparecer em pessoas que tenham quadros com queda de níveis de moléculas de defesa, podendo estar abaixo de 50/mcL.
Elas são pequenas lesões nos vasos sanguíneos, capazes de afetar estruturas importantes dos olhos, prejudicando a visão consideravelmente.
Seja qual for o seu caso, as Óticas São José recomendam que você faça todos os exames frequentemente e não descuide de nenhuma parte do tratamento. É fundamental para garantir a eficiência e saúde a longo prazo em todas as áreas da vida.
Faça seu orçamento online de forma simples e descomplicada através do WhatsApp. Conte com quem sabe o que está fazendo.
Mais informações visite nosso Blog