A conjuntivite é uma inflamação ocular extremamente popular. Hoje em dia, poucas pessoas podem falar que estiveram livres dela. Mesmo que a saúde visual não seja afetada de forma brusca, ela causa alguns incômodos.
Ela ataca a membrana transparente e fina, que reveste parte da frente do branco dos olhos (o globo ocular) e também o interior da pálpebra. Ela pode atacar um ou dois olhos, dependendo da intensidade em que ela venha.
Apesar do tratamento ser simples, é preciso ficar atento aos sintomas da conjuntivite, que pode durar entre cinco a quinze dias.
A Super Ótica São José preparou este artigo como um verdadeiro guia. Entenda as causas da conjuntivite, como ela se instala e quais as melhores formas de precaução para a doença.
Tipos de conjuntivite:
Apesar de ser uma doença “simples” de ser tratada, ela é subdividida em três tipos: a infecciosa, a alérgica e a tóxica. Para que você saiba com exatidão qual o seu caso, é importante consultar sempre o especialista.
Mas afinal, o que são cada uma delas? Conheça um pouco sobre cada uma delas:
Infecciosa:
Este é o tipo de conjuntivite mais comum. Se não cuidada corretamente, ela pode contagiar todas as pessoas ao redor.
Pode ser causada por diversos motivos: bactérias, fungos ou através do próprio ar.
Alérgica
Como o nome já sugere, esta inflamação acontece em decorrência de uma alergia que na maioria das vezes é causada por excesso de pólen ou ácaro.
Existem quatro formas de conjuntivite alérgica: Sazonal, primaveril, papilar e atópica.
Tóxica
Esta conjuntivite acontece quando os olhos entram em contato direto com algum produto químico como shampoos, inseticidas, produtos de limpeza, entre outros.
Apesar de ser um caso atípico, é necessário tomar muito cuidado, pois de todas, é a mais perigosa e a que de fato apresenta algum risco à saúde visual.
Sintomas
Os principais sintomas da conjuntivite podem ser identificados através de:
- Visão embaçada
- Visão borrada
- Intolerância à luz
- Olhos vermelhos
- Olhos lacrimejantes
Tratamento
Apesar de não existir um tratamento específico para a conjuntivite viral (a mais comum), existem alguns cuidados que você pode tomar para ajudar na recuperação dos olhos, como:
- Utilizar soro fisiológico gelado
- Fazer compressas sobre as pálpebras
- Limpar os olhos com frequência
- Colocar colírios sob os olhos contaminados
- Evitar forçar os olhos durante o período de tratamento (evitar leitura e atividades excessivas)
Prevenção
Apesar de ser bem difícil de prevenir uma conjuntivite, principalmente pela sua maioria ser contaminada de maneira viral, você pode adotar hábitos que dificultarão o contágio, como:
- Evite compartilhar roupas de cama e banho
- Não utilize maquiagem de outras pessoas
- Use óculos de sempre que possível
- Lave as mãos com frequência
- Evite levar as mãos aos olhos a todo instante
Conte com as Óticas São José na escolha de óculos de sol com estilo. Além de se proteger contra a conjuntivite, você garante melhor saúde visual e proteção contra os raios ultravioletas.
Faça seu orçamento online de forma simples e descomplicada através do WhatsApp. Conte com quem sabe o que está fazendo.
Mais informações visite nosso Blog