A explicação de como surge o mármore se parece com a história de uma das maiores empresas do Paraná nesse segmento. A rocha é resultado da modificação química do calcário, que passa por altas temperaturas e pressão. Ou seja, ele leva longos anos para adquirir toda a sua magnitude.
É o caso do PR Grupo Paraná, que tem mais de 35 anos extraindo e distribuindo mármores e granitos. Ao longo dessa história, houve fusões, compra de jazidas, investimentos em qualidade engajamento de uma família. Fases que foram só agregando ao grupo, fazendo com que se tornasse um dos maiores e mais qualificados.
A verdadeira história da empresa começou há 64 anos. Em 1957, o fundador Anibal Tavares Lopes era contratado por uma das maiores jazidas de calcário da América Latina. Cerca de uma década depois, ele e Antonio Souza Rosa criaram a então Souza & Tavares, comprando uma jazida do mármore Branco Paraná para iniciar a extração.
Mais tarde, houve mais uma fusão – com a Serraria Paranaense – e a criação da Paraná Granitos. Depois disso, o grupo só fez crescer. Adquiriu jazidas de outros tradicionais materiais como Café Imperial, Crema Paraná, Verde Tunas e Sea Foam Green.
Além de ser uma empresa de visão, o PR Grupo Paraná está sempre preparado para atender às necessidades de todos os clientes. Tanto que se destaca pela variedade de mármores brancos - são cerca de dez. E entre eles, do tradicional Monte Cristo PR até o exclusivo Macchia Oro PR, característico por seus veios dourados.
A mesma diversificação vista nos mármores e granitos, que fazem delas pedras únicas, pode ser visualizada na gestão da empresa, hoje nas mãos dos sucessores de Anibal. Tanto que a partir do ano 2008, a então Paraná Granitos fundou a Stone Gallery e, posteriormente, inaugurou um centro de distribuição em Tampa, na Flórida. Hoje todas as empresas do grupo se unificaram em uma só marca: o PR Grupo Paraná, ganhando mais força em sua visualização dentro e fora do país.
Atualmente, o grupo realiza extração, industrialização e distribuição de pedras de jazidas próprias. São três centros de distribuição no Brasil: no Paraná, em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Além disso, o PR Grupo Paraná sempre busca novas tecnologias para valorizar seus produtos. Uma delas é a Pietrafina, sistema de corte exclusivo que permite obter rochas naturais com até 5 mm de espessura e estruturadas com núcleo alveolar. Isso resulta em redução de até 70% no peso da rocha ornamental e aumento de sua resistência a impactos. Outro resultado é que essa rocha pode se tornar translúcida, dependendo do mármore aplicado.
Outro segredo de sucesso da empresa é que todo o processo, desde a extração dos mármores e granitos até a comercialização, é feito internamente, o que garante a qualidade do produto de ponta a ponta.
Visão social
O PR Grupo Paraná possui hortas próprias e oferece doação de alimentos orgânicos para a comunidade. Para as crianças, realiza uma colônia de férias temática, com o objetivo de levar conhecimento e diversão. Entre os temas, assuntos para o crescimento pessoal e o senso de responsabilidade, como reflorestamento.
E falando em meio ambiente, a empresa preserva mais de 50 hectares de mata e monitora sete nascentes de água em território próprio. Também há um viveiro para plantio de mudas nativas, que são doadas quando crescem.
O PR Grupo Paraná oferece inúmeros padrões de mármores e granitos. Eles podem ser usados em frente de gavetas, porta de armários, revestimentos para elevadores, em abajures, plafons, luminárias, além de bancadas de cozinhas e painéis para salas de estar. Conheça mais sobre o grupo no site.
Realidade fantástica! Conheça o caminho do mármore e do granito até chegar a sua casa
Sofisticação e resistência: Por que o Mármore Branco Paraná é ideal para sua cozinha
Quatro tons de mármore para enriquecer a decoração de qualquer ambiente
Mármore ou granito? Saiba em que são diferentes e como enriquecem qualquer ambiente