Se você já assistiu ao filme “Viagem ao Centro da Terra”, inspirado na obra de Júlio Verne, pode ter uma ideia – um tanto quanto fantástica – de como é o núcleo do planeta. À medida que se desce ao interior do globo terrestre, a temperatura vai aumentando. Sendo assim, é na camada do manto, antes do centro, que ocorre o derretimento de rochas que dão origem ao magma.
Por conta dos acontecimentos geológicos (como, por exemplo, os movimentos de placas tectônicas), o magma é empurrado para a superfície. Ao ter contato com o lado externo da Terra, ele sofre resfriamento, dando origem às rochas ígneas internas, entre as quais estão as pedras de mármore e de granito.
O granito conta com três minerais em sua composição: mica, quartzo e feldspato. Já a pedra de mármore, rocha metamórfica, se origina do calcário exposto a elevada pressão e temperatura. É dessa exposição que são definidas as colorações e texturas da pedra, o que possibilita, tanto para o granito quanto para o mármore, uma infinidade de opções para compor espaços com toda a elegância e o requinte que essas rochas oferecem.
Por esses fatores, as jazidas de extração de mármore e de granito estão localizadas em áreas com intensa atividade tectônica, responsável por formar as grandes montanhas rochosas.
Processo de extração de rochas ornamentais
As pedras de mármores e de granito são extraídas das jazidas por meio de cortes realizados na montanha de rochas, que as fatiam em blocos. O primeiro pedaço do corte, chamado de bancada ou prancha, tem tamanho próximo ao de um caminhão de médio porte, medindo cerca de 12 m de comprimento, 6 m de altura e 1,8 m de largura.
É importante ressaltar que todo o processo de extração das pedras de mármore e granito exige equipamentos adequados: máquinas de corte com fio diamantado, hidrobags (almofada dilatadora que utiliza duas chapas finas de aço de alta resistência), marteletes, brocas diamantadas, entre outros, além de equipe preparada e experiente.
O artista italiano Michelangelo, ao se deparar com um bloco de mármore, já conseguia ver nele a escultura perfeita. De forma semelhante, o bloco de pedra extraído na jazida é analisado por um profissional capacitado para delimitar novas áreas e o sentido dos cortes, de forma a obter o melhor aproveitamento do mármore e do granito extraídos.
Esses novos blocos são armazenados em caminhões, adaptados para esse tipo de transporte, e levados para as indústrias, onde são transformados em chapas. As etapas do beneficiamento das pedras de mármore e granito tem início com o fatiamento do bloco, seguido por impermeabilização, acabamento e armazenamento, até sua exposição no showroom ou instalação nos projetos de interiores. O PR Grupo Paraná oferece mármores e granitos com acabamento polido (com brilho), escovado e levigado (sem brilho), que tornam as pedras versáteis e únicas para a composição de projetos de interiores para qualquer tipo de ambiente.
As diversas etapas, que vão da formação natural milenar das rochas à extração e beneficiamento das pedras de mármore e de granito, e os padrões únicos são os responsáveis por fazer dessas rochas tão apreciadas e utilizadas nos projetos de interiores de ambientes residenciais ou corporativos. O trajeto delas até o revestimento de paredes, pia do banheiro, balcão central da cozinha ou lareira da sala é longo e deve ser feito com todo o cuidado que só uma empresa especializada como o PR Grupo Paraná, referência em extração, beneficiamento e comercialização de rochas ornamentais, é capaz de realizar.
Jazidas de mármore e granito no Brasil
O Brasil se destaca quando o assunto é a produção e a exportação de rochas ornamentais. Segundo dados da Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas), o país ocupa o 4º lugar entre os que mais produzem pedras naturais e a 5ª posição em relação ao volume de exportação de rochas ornamentais.
Desde a década de 1960, o PR Grupo Paraná é proprietário de uma jazida de Mármore Branco Paraná. Além do requinte e da enorme variedade de tons e texturas, essa pedra de mármore oferece alta resistência e baixa absorção de água, sendo ideal para uso residencial, inclusive em cozinhas.
De lá para cá, o PR Grupo Paraná cresceu e adquiriu jazidas de outros mármores e granitos tradicionais, como o Café Imperial e o Sea Foam Green. O sul de Minas Gerais foi um dos locais que recebeu a presença do PR Grupo Paraná para a extração de granitos com ampla gama de tons, com a jazida Café Imperial.
Os produtos obtidos nas jazidas e comercializados pela empresa são distribuídos nacional e internacionalmente. Hoje, são três os centros de distribuição do PR Grupo Paraná no Brasil, localizados no Paraná, em Minas Gerais e no Espírito Santo. A empresa conta com um quarto centro de distribuição, nos Estados Unidos.
Realidade fantástica! Conheça o caminho do mármore e do granito até chegar a sua casa
Sofisticação e resistência: Por que o Mármore Branco Paraná é ideal para sua cozinha
Quatro tons de mármore para enriquecer a decoração de qualquer ambiente
Mármore ou granito? Saiba em que são diferentes e como enriquecem qualquer ambiente