Se tem algo que o Parma Café & Bistrô desconhece é monotonia. Servido de terça a sexta-feira, das 11h às 15h, o almoço no local conta com uma surpresa a cada dia, com a assinatura do chef Marco Rodrigues. Suas sugestões, que complementam o cardápio juntamente com os pratos à la carte, são sempre uma novidade. Desde que o bistrô decidiu inovar com o “almoço executivo”, há cerca de dois meses, nunca mais repetiu um prato, entre as sugestões, em um único dia da semana. “Todo dia, o cardápio muda”, explica o chef.
E tudo serve de influência para atiçar a criatividade do chef e da equipe do bistrô, sempre em busca de oferecer aos clientes novos sabores e experiências únicas. Das diversas escolas de gastronomia nacionais e internacionais a filmes e séries, as sugestões diárias do chef são um convite a quem tem o paladar aberto ao novo.
A sugestão do chef é composta por uma entrada, duas sugestões de prato principal e uma sobremesa, por R$ 49,90. E como exemplo da inovação proposta pela casa, as sugestões do chef na segunda semana de agosto foram baseadas em séries e filmes. Na terça-feira, dia 9, o tema foi Game of Thrones. Neste caso, a entrada foi uma sopa de feijão com bacon, inspirada em uma sopa servida no Castelo Negro, reduto da Patrulha da Noite. Como um dos pratos principais, o “Honeyed Chicken”, frango assado no mel, o prato preferido de Jon Snow, personagem interpretado, na série, pelo ator britânico Kit Harrington. O outro prato sugerido pelo chef inspirado na história de George R.R Martin foi o “Rei do Norte”, steak de alcatra com purê defumado e vegetais. Em outros dias da mesma semana, as sugestões do chef se basearam em desenhos animados, como Rei Leão e Ratatouille, e em filmes, como Pulp Fiction e O Poderoso Chefão.
Outras experiências podem influenciar o chef. A riquíssima culinária brasileira é sempre fonte de inspirações para as sugestões de Marco Rodrigues. “Trabalhamos muito com peixes amazônicos”, informa. Tambaqui, pirarucu e outros de sabor inigualável compõem a lista de variedades ofertadas pelo restaurante. Nas massas, outra especialidade da casa, nada de congelados. Tudo é fresco: a massa consumida no almoço é feita pela manhã, e não é reaproveitada no dia seguinte. Isso significa que a massa do gnocchi que você pede na hora do almoço – seja de batata roxa, batata salsa ou banana da terra – foi feita no próprio bistrô pela manhã.
As frutas, legumes e verduras, todas orgânicas, são adquiridas em fazendas parceiras. Manjericão, alecrim e demais ervas que compõem os temperos são cultivadas no próprio bistrô. O Parma usa em alguns pratos a carne de porco do corte moura, de uma espécie nativa do Paraná. Seu manejo e processo de engorda – o animal é criado solto no pasto e alimentado com milho, abóbora e plantas nativas –, diferente das outras espécies, garante uma carne mais macia e marmoreada, com um sabor único.
O chocolate utilizado na sobremesa é “bean to bar”, ou do grão à barra. Isso significa que o chocolate é feito de maneira artesanal, com a adição de poucos ingredientes, todos eles naturais e bem selecionados, evitando a industrialização do produto. Ao contrário dos chocolates tradicionais, encontrados em supermercados, que normalmente são feitos a partir de uma massa de cacau, ou ainda a partir do derretimento de outros chocolates já prontos.
As sugestões do chef estão disponíveis de terça à sexta-feira, das 11h às 15h. Já os pratos à lá carte podem ser consumidos a qualquer momento, durante o horário de funcionamento da casa, ideal para pessoas que não contam com rotina em suas agendas. E que contam com disponibilidade para usufruir de todo o espaço do bistrô, com uma boa leitura de livros disponibilizados, relaxar ouvindo musicas em discos de vinil, ou mesmo voltando ao passado com joguinhos de infância (dominó, resta 1, jogo da velha).
Fim de semana: feijoada e ‘churrasquinho do Parma’
O carro-chefe do almoço aos sábados é a feijoada. Já reconhecida entre os amantes da iguaria como a melhor de Curitiba, é feita sem que haja qualquer ingrediente industrializado. “Trabalhamos com um fornecedor de carne que pega o animal inteiro e trabalha todas as partes”, explica Marco. Bacon, costelinha e lombo são defumados artesanalmente; do mesmo modo são feitas a linguça calabresa e o paio. O vinagrete é mais suave do que o utilizado normalmente no prato, e a farofa é daquelas que os clientes pedem para levar para casa. Para fazer o torresmo, o chef utiliza uma pancetta assada por 12 horas em baixa temperatura, depois frita imersa em banha quente, para dar aquela ‘pururucada’. “Ela fica crocante por fora e macia por dentro”.
São duas opções de feijoada servidas aos sábados: a normal e o ‘combo’, acompanhada por caipirinha feita de vodca ou de cachaça artesanal.
Aos domingos, a sugestão do chef é também sempre diferente, suficientes para duas pessoas. Paella, moqueca, banda completa de tambaqui, tábuas de frutos do mar já estiveram entre as sugestões de Marco. Uma das mais bem avaliadas já apresentada pelo chef aos domingos é a tábua de carnes, carinhosamente chamada de ‘Churrasco do Parma’: um mix de carnes diferentes, sempre cortes de alto padrão.
Eventos exclusivos.
Se você procura por um espaço para eventos pequenos, seja uma reunião de negócios ou um evento corporativo, um aniversário ou mesmo casamento para até 45 convidados, o Parma Café & Bistrô oferece não apenas o espaço mais aconchegante e confortável da cidade como prepara um menu exclusivo, feito especialmente para a programação, e ainda produz a decoração de acordo com o tema do encontro.
“Para cada evento, montamos um cardápio de acordo com o gosto e com o que a pessoa está disposta a investir”, reforça Gisely Lourenço, proprietária do espaço. Para isso, a equipe do Parma se reúne com o cliente, monta juntamente com ele o cardápio, apresenta sugestões e deixa que o cliente tenha a decisão final sobre o que será servido no dia. “É um momento que precisa ser único para o cliente, seja um evento profissional, uma celebração de aniversário, casamento ou festa de fim de ano”, complementa Gisely. O que queremos é que os participantes tenham um momento único aqui no Parma, e que saiam satisfeitos, como se tivessem estado em casa durante todo o tempo que passarem conosco”, acrescenta.
O Parma Café & Bistrô funciona de terça a sábado, das 10h às 18h; e aos domingos, das 11h à 15h. Para mais informações, acompanhe o Facebook e o Instagram do bistrô. Para reservas, ligue (41) 98874 4949. O endereço é Rua Jacarezinho, 721, Mercês.
Parma Bistrô monta menu eclético com os melhores “pratos do dia”
Happy hour estendido do Parma Bistrô oferece drinque cortesia e surpresas do chef
Sempre adepto da reinvenção, Parma Bistrô oferece cardápios especiais em dezembro
Cada almoço, uma surpresa: sugestões do chef são sempre inéditas no Parma Café & Bistrô