Seu pet faz parte da família? Muitos brasileiros pensam assim e tentam priorizar o bem-estar do animalzinho de estimação sempre. A pesquisa da RPC mais recente indica que mais da metade dos domicílios brasileiros têm pets e esse número não para de crescer.
Esse crescimento na quantidade de cães, gatos e até aves acontece junto à crescente verticalização das cidades. Morar em apartamento já é uma tendência que preocupa quem está pensando em ter ou possui um pet.
Alguns até dizem que não é possível aprender como criar cachorro em apartamento. Isso é um mito! Existem formas de adaptar o espaço, mesmo que limitado, para ter um pet. Alguns empreendimentos, inclusive, são organizados desde sua concepção pensando nesses animais, como é o caso dos empreendimentos da Incorporadora e Construtora Piemonte.
Que tal aprender como criar cachorro em apartamento sem renunciar ao conforto de todos? Confira algumas dicas importantes abaixo.
Como criar cachorro em apartamento com conforto?
Criar cachorro em apartamento parece complexo. Afinal, ninguém quer deixar o animal confinado, com acesso limitado aos espaços da casa e sem poder brincar e aproveitar seu tempo. A falta de um quintal preocupa os tutores que imaginam que o animalzinho precisa de espaços abertos para se divertir. Os filhotes peludos são parte da família e proporcionam apoio emocional importante. Não seria justo privá-los de bem-estar.
Aí entra um segredo: quase todas as raças de cães conseguem se adaptar ao apartamento. O que importa não é a quantidade de espaço, mas a qualidade de interações com o tutor e o enriquecimento ambiental.
O que você precisa saber ao ter cachorro de apartamento
Como tudo na vida, ter cachorro de apartamento precisa de planejamento. Entenda o que saber antes de fazer a mudança ou de adotar um cãozinho para fazer companhia para a família.
1. Qual a melhor raça de cachorro para ter em apartamento?
Existe alguma raça específica de cachorro para criar em apartamento? A raça sem dúvidas influencia no comportamento e na quantidade de energia que um animal tem para gastar. No entanto, o que realmente importa é a criação.
Quem está pensando em adotar precisa estudar o passado do animal e o comportamento no lar temporário ou canil. O ideal é optar por cães mais tranquilos e que já possuem convivência dentro de casa. Escolha um pet agitado e que nunca viveu em um espaço interno somente se tiver tempo para realizar o adestramento.
Esse processo de adaptação ao apartamento pode ser frustrante e demorar meses, especialmente com cães que foram resgatados adultos.
No caso de falta de tempo, é possível procurar raças mais calmas e de menor porte. Os shih-tzus, por exemplo, são conhecidos por terem um temperamento ameno como cão de companhia. Outras opções incluem o maltês e o poodle.
Só tome cuidado com alguns portes pequenos que latem bastante e podem incomodar os vizinhos, como o Lhasa Apso e o Lulu da Pomerânia.
2. A lei permite cachorro em apartamento?
A primeira preocupação de um tutor que está pensando em comprar apartamento: será que o empreendimento ou prédio pode proibir? A Constituição Federal (Art. 5º, XXII e Art. 170, II) dá o direito a todo cidadão de ter animais tanto em casas quanto em apartamentos. Ou seja, os cãezinhos estão liberados, não importa a opção de empreendimento.
A única exceção para a regra é quando a presença do animal coloca em risco a vida de outros moradores. Por isso, é tão importante optar por um animal de porte adequado e que seja educado para a convivência no condomínio.
O animal que vive em apartamento também tem o direito de transitar nas áreas comuns do prédio. Mesmo assim, vale a pena considerar as regras do espaço e descobrir se existem locais para passeios e brincadeiras. É uma forma de proporcionar maior qualidade de vida ao animal.
3. Entenda a personalidade de cachorros que podem ficar em apartamento
No primeiro tópico, mencionamos sobre as raças que têm personalidade mais amena e conseguem se adaptar aos espaços menores. Apesar do pedigree influenciar nesse aspecto, existem outros fatores que também podem determinar quando um cão consegue se ambientar melhor:
- Animal pouco reativo, ou seja, não late por qualquer motivo ou barulho;
- Pets que aceitam atividade física limitada. Alguns pastores, por exemplo, precisam de vários passeios por dia para gastar sua energia, o que é difícil para quem têm uma rotina agitada;
- Animais com facilidade de aprender comandos, como o “senta” e o “fica”;
- Pets sociáveis, que não costumam estranhar outros animais ou pessoas.
A boa notícia é que todas essas características podem ser aprendidas com um bom adestramento. Tudo o que um tutor precisa para isso é um pouco de tempo, paciência e as técnicas corretas.
Como organizar o apartamento para seu melhor amigo
Sabendo que é permitido ter cachorro em apartamento, agora é a hora de entender como criar cachorro em apartamento e dar qualidade de vida ao pet. As dicas abaixo servem para todo o tipo de pet e de espaços.
Inclusive, é possível criar um cantinho do cachorro em apartamento pequeno. Basta seguir o passo a passo.
1. Tenha um espaço para criar cachorro em apartamento
Morar com pets em um apartamento exige alguns cuidados. Antes de trazer o animal é importante fazer algumas alterações para sua segurança, como colocar tela na sacada e janelas e adquirir grades para portas.
Depois, decida onde será o cantinho do seu pet. Os cães precisam de um espaço de segurança, geralmente é onde está sua caminha ou caixa de transporte. É o local onde se recolhem caso se sintam ameaçados ou queiram só descansar.
O espaço pode ser pequeno, mas precisa estar sempre no mesmo lugar e ter tudo que o animal precisa. Deixe nesse lugar a caminha, cobertor, água, comida e brinquedo preferido.
Também é importante definir onde ficará o tapete higiênico para fazer as necessidades. Escolha um ambiente com pouco tráfego de pessoas e fácil de limpar, como banheiro, sacada ou área de serviço. Vale lembrar que o pet precisa ter acesso livre a essa área em qualquer momento do dia ou da noite.
2. Escolha um empreendimento pet friendly
Alguns condomínios são pet friendly e possuem áreas com grama ou arborizadas para passeio. Assim, você consegue dedicar um tempo agradável do dia para seu cão. Dependendo do empreendimento, talvez exista até uma pracinha cercada para os animais interagirem entre si com brinquedos adequados.
Quem planeja ter cachorro grande em apartamento precisa escolher um local onde o animal possa circular. Sua presença precisa ser permitida em elevadores, escadas e corredores. Alguns lugares pedem que o tutor carregue o bichinho no colo ou em caixas, algo difícil com os animais de maior porte.
3. Invista em adestramento positivo
Um bom cachorro de apartamento é sempre aquele que é adestrado. Isso significa que ele sabe comandos básicos de controle, como “fica”, “senta” e “junto”, e consegue usar o tapete higiênico sem problemas.
A grande vantagem do adestramento é que o tutor torna seu pet mais confiante e menos reativo. Assim, ele consegue gastar sua energia de forma segura mesmo dentro de casa. Ou seja, nada de destruição de móveis e objetos pessoais ou brigas com outros pets e pessoas em áreas comuns.
4. Organize o dia para melhorar o enriquecimento ambiental
Qualquer pet precisa de muito enriquecimento ambiental. Em lugares com espaço restrito isso se traduz em uma rotina organizada com caminhadas e tempo para brincadeiras.
Para o pet, não importa que o tutor fique o dia inteiro no trabalho se o restante da rotina traz tempo de qualidade. Invista em atividades para o entretenimento de toda a família, inclusive dos filhos peludos, para conseguir mais relaxamento e bem-estar.
A Incorporadora e Construtora Piemonte tem empreendimentos pet friendly
Comprar seu novo imóvel é uma decisão para a vida, assim como o amor pelos animais domésticos, muitas vezes, sua melhor companhia. Considere com muito carinho escolher seu novo apartamento em um empreendimento que seja pet friendly.
A Incorporadora e Construtora Piemonte tem muitas opções de lançamentos que contemplam PetCare, PetPlace, além de espaços comuns e confortáveis para passeio e gasto de energia dos cachorros. Aproveite toda a praticidade de um ambiente pensado no seu bichinho e faça toda a família feliz.
Construtora Piemonte lança em Florianópolis a grande tendência do mercado imobiliário
Florianópolis é a melhor capital para se viver e tem os principais condomínios de alto padrão do país
O que é retrofit e qual é seu papel na construção civil?
Responsabilidade ambiental na construção civil: o que é ESG?