Os apartamentos estão entre os imóveis mais populares em centros urbanos brasileiros. De acordo com a ADEMI-PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná), foram vendidos mais de 505 apartamentos por mês só no primeiro semestre de 2021. Por acaso você faz parte desse grupo de novos proprietários de empreendimentos verticais?
Neste caso, a questão que abordaremos no artigo talvez seja familiar. Muitos proprietários procuram formas de deixar os espaços do apartamento mais otimizados e mais bem aproveitados. Confira algumas dicas essenciais para fazer com que o interior do imóvel fique mais funcional e com uma sensação de espaço maior.
A dica mais valiosa: sua casa não precisa de tudo
Antes de começarmos, vale a pena lembrar uma dica importante que os minimalistas entendem bem. Nenhuma casa precisa ter todos os espaços que um indivíduo usa, especialmente quando o empreendimento é completo.
As atividades de lazer estão entre as grandes culpadas por um espaço que parece apertado, com excesso de objetos e móveis. Vamos usar de exemplo a churrasqueira, um item que está presente em todos os empreendimentos da Incorporadora e Construtora Piemonte.
Quando o proprietário tenta adaptar a casa para ter uma churrasqueira em um apartamento com varanda, por exemplo, ele perde sua otimização de espaço. Quando possível, opte por usar áreas comuns para eliminar itens desnecessários do ambiente da casa.
Lembre-se que os empreendimentos são criados considerando o conforto das famílias que vivem neles. Vale a pena usar cada parte das áreas comuns e aproveitar o espaço muito mais.
Como aproveitar o espaço no seu apartamento?
Otimizar espaço no seu apartamento talvez pareça algo complexo. Afinal, é difícil decidir quais móveis não deveriam estar ali ou como guardar seus pertences da melhor forma. Alguns truques simples de decoração e design de interiores ajudam muito sem precisar fazer mudanças extremas na casa. Entenda abaixo.
1. Espelhos para aumentar ambiente
Os espelhos são mestres da ilusão de ótica. Quando estão no lugar correto, fazem o ambiente parecer mais espaçoso. A dica aqui é utilizá-los para cobrir toda a parede (melhor opção) ou em faixas horizontais ou verticais longas.
Tome cuidado com seu posicionamento em casas com crianças ou pets. Em casos assim, vale a pena aplicar o espelho somente na altura onde eles não alcançam. Assim, você consegue o efeito desejado sem colocar a família em risco.
2. Projeto de iluminação para apartamento pequeno
As luzes têm o potencial de deixar um ambiente mais confortável e aconchegante. Por isso, os abajures são parte popular da decoração, mas muita gente ainda não experimentou alterar a iluminação para otimizar espaço no seu apartamento.
Focos de luz indireta valorizam os cantos da casa e até criam um uso para espaços que pareciam pequenos. Ao utilizar uma luminária alta, por exemplo, você pode criar um cantinho de leitura com alguns puffs e almofadas.
Além disso, as luminárias embutidas ajudam a diminuir a sensação de um ambiente muito “cheio”. Invista em um projeto luminotécnico para conseguir resultados ainda melhores.
3. Ambientes integrados no projeto
Quem está pensando em adquirir um imóvel, pode investir em apartamentos que já possuem ambientes integrados ou planta personalizável. Isso significa que cômodos, como sala e cozinha, possuem divisórias invisíveis que deixam o lugar mais amplo.
Depois que o projeto está entregue basta utilizar móveis planejados para fazer as divisórias. Um balcão de cozinha americana é um exemplo funcional, lindo e moderno que traz a sensação de espaço aberto.
Planta personalizável
Alguns projetos da Incorporadora e Construtora Piemonte vão ainda mais longe com a planta personalizável. Ela permite modificar os ambientes enquanto não foram construídos, deixando a casa com o layout perfeito para cada família.
4. Papel das janelas para otimizar espaço no seu apartamento
A luz natural também ajuda a trazer sensação de amplitude ao cômodo. Escolha deixar janelas abertas no apartamento durante a maior parte do dia e use cortinas para garantir sua privacidade. Essa simples mudança faz muita diferença.
5. Cores que melhoram o ambiente
Alguns tons de cor deixam o espaço com sensação mais claustrofóbica. É o caso de cores escuras, como cinza, preto, vermelho e outros tons fortes. Mesmo quem pretende usar tais cores para uma das paredes, pode fazer o contraste com um tom claro, como o branco ou creme, e deixar o ambiente mais amplo.
Azul claro, bege, amarelo claro, verde e outras cores similares também são opções. Não é necessário pintar tudo de branco para conseguir a sensação de um cômodo com mais espaço.
Como otimizar espaço no seu apartamento sem reformas
Alguns moradores perdem o entusiasmo com a ideia de otimizar seu uso do espaço em imóveis alugados. Em geral, os contratos não permitem grandes alterações estruturais sem o consentimento do proprietário e o inquilino precisa pagar para mexer em algo que não é seu.
Felizmente, existem algumas mudanças simples que permitem melhorar o aproveitamento sem mudanças grandiosas. Confira as melhores ideias:
- Use prateleiras para economizar espaço e deixar seus objetos mais organizados;
- Invista em nichos que aproveitam melhor os cantos de cada cômodo, mesmo que sejam pequenos;
- Use planejados multifuncionais, como camas box ou sofá cama;
- Aproveite as paredes para decoração, não os móveis;
- Use portas de correr em armários, guarda-roupas e no box do banheiro.
Sempre é possível deixar a vida em um prédio mais cômoda. A economia do espaço traz vantagens tanto na funcionalidade quanto na beleza. Que tal aproveitar para conhecer empreendimentos que são otimizados desde a planta com a Incorporadora e Construtora Piemonte e inovar sua compreensão sobre apartamentos?
Construtora Piemonte lança em Florianópolis a grande tendência do mercado imobiliário
Florianópolis é a melhor capital para se viver e tem os principais condomínios de alto padrão do país
O que é retrofit e qual é seu papel na construção civil?
Responsabilidade ambiental na construção civil: o que é ESG?