Investir em imóveis é tradicionalmente uma das formas preferidas do brasileiro para aplicar seu dinheiro. Mesmo com os avanços da tecnologia que fazem outras formas de crescer capital mais acessíveis e simples, uma casa, apartamento ou terreno próprios continuam sendo excelentes opções de investimento e muito desejados.
Seja para alugar ou para esperar a quase inevitável valorização da construção, muitos sonham em comprar um imóvel para investir. Será que os retornos dos investimentos são realmente vantajosos?
Trouxemos 5 motivos realistas para você começar a investir sua renda em imóveis assim que possível.
Entenda por que investir em imóveis
Saber quais investimentos trazem retornos adequados é uma forma de planejar o futuro. Além de ser o lugar para criar a família e o teto que protege todos, a casa própria também pode ser uma fonte de renda. Confira suas principais vantagens como investimento.
1. Investimento seguro
Ao contrário de outras formas de investimento, como ações e moedas estrangeiras, o imóvel dificilmente perde seu valor. É claro que existem riscos, mas eles são mais controlados no mercado imobiliário que em outras opções.
Quando uma pessoa começa a pesquisar investimentos, frequentemente encontra respostas ousadas relacionadas à Bolsa de Valores e até às Criptomoedas: opções que possuem alto rendimento, mas apresentam considerável risco.
Ou seja, por valorizarem rápido, a chance de perderem o valor do dia para a noite também é alta. Todos conhecem histórias de alguém que perdeu muito dinheiro comprando e perdendo ações na Bolsa. O mesmo não ocorre com imóveis porque sua valorização é gradual.
A não ser que algo grave e improvável ocorra na região ou no empreendimento, seu valor deve subir lenta e continuamente. Além disso, construtoras de credibilidade, como a Incorporadora e Construtora Piemonte, trabalham com seguros na etapa da obra para garantir que o investidor não perderá seu capital, mesmo que problemas ocorram.
2. Durabilidade do investimento
Imóveis são seguros e duradouros! Depois da construção ser entregue, uma casa, apartamento ou sala comercial devem acompanhar o proprietário pela vida toda. O bem passa de pai para filho e permite que a família consiga acumular renda e melhorar suas economias.
Esse tipo de bem é sólido: mesmo com mudanças repentinas na economia e no cenário político, ele permanece como propriedade de quem o adquiriu. É possível até usar o imóvel como colateral para outros investimentos e empréstimos com o banco.
3. Facilidade para começar
Bancos e empresas especializadas em financiamento têm transformado a compra de imóveis em algo mais simples e menos burocrático. Quem quer aprender como investir em imóveis terá maior facilidade em começar daqui em diante.
Existem ainda formas de parcelar direto com a construtora. Combine essas opções, que são mais flexíveis no momento da comprovação de renda, com o acesso ampliado a linhas de crédito, e muitas das objeções quanto ao investimento imobiliário caem.
4. Rentabilidade imobiliária passiva
A renda proveniente de um imóvel alugado é o que investidores chamam de renda passiva. Ela cai na conta do proprietário todo mês sem que ele precise vender sua força de trabalho para isso. Essa é uma das chaves para a tão sonhada independência financeira.
O imóvel em si se valoriza ao longo dos anos e, depois de certo tempo, pode ser vendido por um valor mais alto do que aquele usado na compra. Sua rentabilidade não para por aí. Quem pretende começar seu investimento em imóveis deve considerar seriamente a opção do aluguel.
Ele vira um complemento de renda e até uma segurança para momentos mais difíceis economicamente.
5. Chances de valorização ao investir em imóveis
Boa parte dos imóveis valoriza todos os anos e eventualmente permite a venda por um preço vantajoso. Além disso, o retorno é quase imediato quando o proprietário opta por alugar, o que deve permitir recuperar o valor total do investimento em pouco mais de 4 anos.
Outra vantagem importante que o comprador deve considerar ao pensar em um imóvel é sua liquidez. O dinheiro volta à mão do comprador facilmente por meio da venda, o que transforma a propriedade em uma ótima forma de guardar fundos para uma emergência.
Como começar a investir em imóveis?
Antes de escolher um imóvel e abrir financiamento com o banco, vale a pena entender mais sobre como fazer para investir em imóveis. Afinal, algumas opções de investimento podem ser mais vantajosas de acordo com seus objetivos a curto e longo prazo.
Confira algumas dicas importantes para conseguir investir com segurança.
Como comprar imóvel para investimento de acordo com objetivos
A escolha do tipo e localização do imóvel depende bastante do período de retorno que o investidor planeja. A longo prazo os terrenos são uma ótima opção. Eles podem ser adquiridos por preços mais econômicos e dificilmente perdem seu valor. Dentro de alguns anos, o investidor consegue vendê-lo ou investir na construção.
Quem planeja comprar terrenos precisa analisar criteriosamente a região. Além de saber que tipo de investimento terá para comprar o imóvel, também deve entender se é uma área em expansão. As melhores opções estão em lugares que devem crescer bastante na próxima década.
Outra opção, essa para quem procura retorno a curto prazo, são os apartamentos na planta. Uma de suas maiores vantagens são as opções de financiamento com a entrega dentro de poucos anos. Assim, o investidor consegue retorno mais rápido por meio do pagamento de aluguéis.
Sabendo a importância de investir em imóveis, vale a pena avisar que mesmo quem já fez a compra consegue valorizar ainda mais seu dinheiro. O tempo ajuda a aumentar o valor do bem, mas reformar também é ótimo para isso.
Quem já possui uma casa ou apartamento pode melhorar o espaço, colocar móveis planejados ou até fazer uma simples pintura para conseguir aumentar seu valor de mercado. Isso vale tanto para quem deseja vender quanto para quem quer alugar.
Financie com a própria construtora
Quem não tem a possibilidade de comprar um imóvel à vista para usá-lo como investimento ou quer adquirir um o mais rápido possível para começar a obter renda, pode considerar um financiamento. É preciso tomar cuidado, no entanto, para achar condições de pagamento vantajosas e valores menores de parcelas do que o aluguel que você poderá cobrar, por exemplo.
Uma alternativa que diminui a burocracia é um financiamento com a própria construtora. A Incorporadora e Construtora Piemonte apresenta algumas vantagens: além da praticidade, os juros, por exemplo, variam de 10% a 12% anualmente com correção pelo IPCA. Outros benefícios incluem:
- Opção de parcelamento em até 15 vezes sem juros e sem correção ou em até 240 vezes com juros e correção;
- Seguro prestamista, em caso de óbito do titular do parcelamento existe cobertura do saldo devedor;
- Mais segurança e tranquilidade para o comprador e sua família.
Para garantir que cada etapa da compra ocorra sem problemas, deixa uma equipe altamente qualificada à disposição. A análise de crédito é mais rápida e o atendimento prossegue até quitar a última parcela do financiamento.
O cliente que deseja ter um parcelamento aprovado pela construtora precisa somente fornecer seus documentos pessoais e comprovantes de residência. Caso não tenha o nome inscrito em órgãos de proteção de crédito e conseguir demonstrar renda que equivale a três vezes o valor da prestação, as chances de ter a aprovação são altas.
Outra vantagem de utilizar o parcelamento próprio é a facilidade para comprovar renda. Enquanto bancos tradicionais aceitam somente renda formal, a Incorporadora e Construtora Piemonte aceita renda informal para o cálculo.
Construtora Piemonte lança em Florianópolis a grande tendência do mercado imobiliário
Florianópolis é a melhor capital para se viver e tem os principais condomínios de alto padrão do país
O que é retrofit e qual é seu papel na construção civil?
Responsabilidade ambiental na construção civil: o que é ESG?