Um inspetor de qualidade com muita fome de aprender e amor por gastronomia: assim surgiu a Pimenta e Cia em 2016. Rogerio Totzek sempre foi conhecido entre os amigos e familiares pelos molhos de pimenta caseiros. “Quando as pessoas próximas começaram a falar sobre vender os molhos que fazia, ele passou a pensar no assunto, mas ainda não tinha tempo para colocar em prática. Até que ficou disponível para o mercado e viu esse, até então, plano B, como uma boa opção de renda. Assim, na cozinha do nosso apartamento, nasceu esse sonho”, conta a esposa e responsável pela área de marketing da empresa, Jomara Vassao Teixeira Totzek.
Com o intuito de diminuir o consumo de produtos industrializados, a empresa focou em oferecer produtos 100% artesanais, com ingredientes de qualidade, sem aditivos químicos e nem conservantes artificiais. “Nós começamos só com pimenta. Foi assim que surgiu o nome. Nem esperávamos pedidos e, quando começamos a ter demanda, criamos um nome rápido e simples, ‘pimenta e companhia’, porque talvez a gente fizesse mais complementos além da pimenta”, afirmou.
Estudioso, Rogerio pesquisou a origem da conserva e tudo que envolve esse processo de preparo que vem de diversas gerações. “Todas as receitas foram criadas por ele, sempre na tentativa e erro. O Rogerio ficava fazendo experimentos, até chegar ao sabor ideal. Nesse processo, muitos amigos serviram de cobaia”, brinca Jomara, entre risos. “Ele fazia, distribuía para as pessoas provarem e, com base no feedback, chegou às receitas que considerava ideal”, explicou.
Depois de dois anos e vários clientes, inclusive revendas, a cozinha de casa passou a ficar pequena. Por isso, investiram em um container marítimo e construíram uma cozinha industrial. Dessa forma, foi possível seguir fazendo os produtos de forma artesanal e aumentar a produção. Atualmente, o cardápio da Pimenta e Cia conta com 14 produtos, cinco deles, de pimenta ou derivados. Entre as opções, estão geleia de pimenta defumada, sugo, tomate confit, pimenta jalapeño, abacaxi com pimenta, e o carro-chefe: a caponata, conserva que tem a base composta de berinjela, ótima para entradas.
Novos planos de expansão, o mesmo propósito
Depois de seis anos do início do projeto,
a Pimenta e Cia. está expandindo
novamente, agora saindo da cozinha container para uma estrutura fixa. “Nossa ideia é levar a Pimenta e Cia para o
Brasil, e não parar por aqui, ir para o mundo. Mas, é claro, somos pés no
chão. Vamos um passo de cada vez. Sair do Paraná para conquistar o Brasil e,
quem sabe, ir para fora”, afirma Jomara.
A empresa já conta com clientes fora do país. Alguns itens do cardápio da Pimenta e Cia já foram enviados a Portugal, Itália, Estados Unidos, Japão e Polônia. A intenção é ter, em um momento oportuno, revendas em outros países.
Atualmente, a marca tem revendas em Santa Catarina, São Paulo e diversas no Paraná, como em Jacarezinho, Guarapuava e Ponta Grossa. “Mas, grande parte das revendas são em Curitiba mesmo. Nós produzimos com base na demanda", explica.
Mesmo com a crescente nos pedidos, Jomara afirma que a empresa seguirá sempre prezando pela qualidade dos insumos. “Algumas pessoas compram os nossos produtos pela aparência, mas na hora que provam, se surpreendem. É um produto sofisticado, desde a embalagem até a conserva em si. Isso porque não abrimos mão da qualidade. Não utilizamos conservantes artificiais, só trabalhamos com azeite de oliva e insumos de alto padrão. Essa é nossa essência e não abriremos mão disso”, finaliza.
Onde comprar?
Em Curitiba, você encontra os produtos em revendedoras como Pescados Fernando, Boi Nobre Açougue e Empório, Armazém Municipal, Talheres Gastronomia, Temperamento Mercearia Gourmet, Empório Winiarski, Frigorífico Bizinelli, e outros, ou diretamente pelo Instagram da marca: @conservaspimentaecia.