A Plugstation é uma estação climática meteorológica online desenvolvida pela Plugfield, que monitora em tempo real parâmetros como chuva, vento, temperatura e outros.
A Plugstation é uma estação climática meteorológica online desenvolvida pela Plugfield, que monitora em tempo real parâmetros como chuva, vento, temperatura e outros.| Foto: Rodrigo Castro
  • Por Plugfield
  • 29/11/2023 15:37

Imagine quantos possíveis acidentes e desastres ambientais poderiam ser previstos no seu município se você monitorasse o clima em tempo real? Com a Plugstation, estação meteorológica online desenvolvida pela Plugfield, isso é possível.

Versátil, prática e compacta, a Plugstation monitora o clima através da coordenada geográfica, fornecendo a previsão do tempo e em tempo real do ponto específico onde o equipamento está instalado.

O que é a Plugstation? 

A Plugstation é uma estação meteorológica online, com fabricação e suporte nacional, que acompanha e registra dados sobre condições e variações climáticas de uma microrregião.

Com base nas informações coletadas, o gestor fica um passo à frente dos danos que poderiam ser gerados por causa de alagamentos, enchentes, deslizamentos e demais problemas provocados por chuvas, tempestades, ventanias e outras ocorrências climáticas.

Por que instalar uma estação meteorológica automática? 

O investimento em monitoramento climático ajuda a prevenir acidentes e catástrofes decorrentes das alterações climáticas. Além disso, essa ferramenta torna as cidades mais sustentáveis, auxilia e orienta o desenvolvimento de políticas públicas e, a longo prazo, pode tornar os municípios mais seguros e inteligentes.

“Muitas cidades sabem qual nível de chuva acumulada é capaz de colocar a população em risco. Então, com uso da estação e monitoramento desse parâmetro é possível agir preventivamente e programar evacuações”, destaca Thiago Guerrer, sócio fundador da Plugfield.

Benefícios para o gestor

Com a Plugstation é possível monitorar a umidade do ar, temperatura, qualidade do ar, rajada de vento, quantidade de chuva, radiação solar, precipitação, nível dos rios e de deslizamento de terra, pressão atmosférica, visibilidade, além de outros parâmetros.

A partir das informações armazenadas na estação, o gestor consegue se antecipar e emitir alarmes, avisos de evacuação, avisos de atenção para que as pessoas não saiam de casa, alertas de encostas sujeitas a deslizamentos e tomar outras decisões assertivas e necessárias para evitar acidentes e tragédias.

"Quando você pensa no alagamento de uma cidade, se estivesse controlando o nível do rio, era possível emitir alertas, alarmes e recomendações para que a população saísse daquela área", destaca Thiago Guerrer.

Benefícios para os municípios

Tragédias como as que estão envolvendo os municípios do Paraná poderiam ser prevenidas com uso da Plugstation.
Tragédias como as que estão envolvendo os municípios do Paraná poderiam ser prevenidas com uso da Plugstation.| Foto: Divulgação

Um município que possui equipamentos de monitoramento climático pode se tornar mais eficiente na construção civil, com menos desgastes e acidentes decorrentes das chuvas, no turismo, com estratégias de desenvolvimento do setor, e também na prevenção de acidentes decorrentes de ações climáticas.

Cidades como Petrópolis, Camboriú e Itapema já fazem o uso da estação meteorológica automática da Plugfield para análise do tempo e recolhimento dos dados sobre chuva, nível de líquido, radiação solar, temperatura do ar e outras variantes.

“Todos esses desastres que estão envolvendo municípios do Paraná e as enchentes que aconteceram no Vale do Itajaí, no Rio Grande do Sul, se tivessem com a estação controlando a quantidade de chuva, vento, nível de líquido dos rios e de desmoronamento, poderiam ter sido comunicados preventivamente”, afirma Thiago.

Outro case de sucesso do uso da Plugstation é na BR 376 em direção a Santa Catarina. Lá, foram instaladas uma série de estações para monitorar o nível das chuvas. Então, quando a margem de segurança estabelecida é ultrapassada, a PRF é acionada e a mesma fecha a rodovia.

Como a estação online funciona? 

A Estação Plugstation conta com um módulo GPS que viabiliza a informação sobre o ponto exato da coordenada geográfica onde os dados climáticos foram coletados. Através do aplicativo gratuito para Android e iOS e do portal web, o usuário tem acesso às informações em tempo real.

Armazenamento na nuvem

É possível instalar a estação meteorológica mesmo sem comunicação online, já que o equipamento armazena informações no modo off-line por até 6 meses. Para descarregá-las, você pode fazer automaticamente, quando a conexão com a internet for restabelecida, ou manualmente, via aplicativo da Plugfield.

Informações em tempo real na palma da mão do gestor 

“Me atrevo a dizer que todos os desastres ambientais poderiam ser expressamente minimizados com o uso da estação meteorológica online”, afirma Thiago Guerrer. Segundo ele, isso é possível porque a Plugstation fornece o histórico dos dados acumulados, ou seja, o que aconteceu nos últimos instantes, e acompanha simultâneamente as condições do clima.

Histórico acumulado dos dados monitorados

“A Plugfield controla e armazena os dados do que tem acontecido nas últimas horas, últimos dias e meses. Ou seja, ela dá todo o histórico de como tá o parâmetro que você deseja monitorar, como por exemplo temperatura, umidade e quantidade de chuva”, explica Thiago.

De posse do histórico acumulado, o gestor começa a mapear alertas e sinais de que o cenário está ficando complicado, ou seja, detecta o quanto o ambiente monitorado está passível de passar por algum tipo de complicação climática.

Monitoramento em tempo real

“O segundo pilar é a informação em tempo real. Você não só sabe o que aconteceu ontem, no passado, mas também o que está acontecendo agora, o quanto está chovendo ou ventando agora”, destaca o gestor da Plugfield.

Não seja mais refém do clima. Entre em contato agora com a Plugfield e adquira uma ou mais Plugstarions para monitorar os eventos climáticos no seu município ou região.