Você já sentiu a influência do ambiente em suas emoções, mas nunca reparou no impacto. Um ótimo exemplo é quando um cômodo está bagunçado, sempre fica aquele desconforto toda vez que passamos por ele.
Isso não seria diferente em um ambiente de luto, no qual as emoções são intensas. A influência da neuroarquitetura no processo de luto é uma questão muito importante na hora de escolher a empresa para realizar o velório. Neste texto, explicamos sobre essa relação, continue lendo.
O que é neuroarquitetura?
A neuroarquitetura é a ciência que estuda a influência dos ambientes no funcionamento do cérebro. O objetivo dessa área é entender como os ambientes afetam a qualidade de vida e as emoções das pessoas.
Tudo isso começou quando o neurocientista Fred Gage e o arquiteto John Paul Eberhard observaram que as cores, texturas, iluminação e outros itens ativam áreas do cérebro que envolvem sensações cognitivas. Disso, eles começaram a analisar como a combinação desses itens no ambiente podem mudar o nosso comportamento.
Por exemplo: plantas em um local com boa iluminação natural podem trazer a sensação de bem-estar e relaxamento, enquanto um lugar desorganizado pode causar estresse e ansiedade.
Um exemplo prático de que a neuroarquitetura ocupa mais espaço na vida das pessoas é o número crescente de escritórios que investem em áreas de lazer, de jogos e de estações compartilhadas para gerar mais produtividade e tranquilidade aos colaboradores.
Saiba mais sobre a neuroarquitetura com a diretora da Vaticano, Mylena Cooper
Neuroarquitetura em capelas de velórios
Assim como a neuroarquitetura influencia nas sensações no dia a dia, em um período conturbado como no luto, ela não poderia ser mais eficiente. É difícil vivenciar esse momento em um lugar visualmente bagunçado, com cores e iluminação fortes.
A arquitetura e os rituais funerários precisam ser pensados para dar a sensação de paz e leveza. Elementos escuros e sombrios, que normalmente são utilizados para referenciar o luto, devem ser evitados nesses espaços. Quanto menos mórbido, melhor.
Cores mais claras ou neutras como branco, bege e cinza são ótimas para esse momento, pois simbolizam paz, tranquilidade, aconchego e equilíbrio. Elementos que remetem à natureza, obras de arte, áreas de descanso e iluminação suave são alguns outros detalhes que combinam com a arquitetura funerária moderna.
Saiba o que considerar na hora de escolher um plano funeral para você e sua família
Vaticano: ambientes desenhados com neuroarquitetura
O ambiente precisa ser acolhedor em velórios. A neuroarquitetura mostra que, por meio da escolha de cores, objetos, texturas e mobílias corretos, é possível trazer à tona memórias dos momentos bons vividos com o ente querido.
Escolha uma empresa funerária detalhista e capacitada, que proporcione um local acolhedor, sereno e que oferece conforto emocional no velório.
A Vaticano é referência no segmento no sul do Brasil e se preocupa em entender a influência da neuroarquitetura no luto. Todos os espaços da sua estrutura são montados especificamente para o bem-estar das famílias enlutadas.
Os ambientes possuem iluminação com luzes quentes, que são conhecidas por emitirem a sensação de acolhimento, as cores das mobílias e das paredes são claras, os sofás são muito confortáveis e há poltronas que dão a sensação da pessoa se sentir abraçada, o que emite sensação de acolhimento.
Para dar mais conforto a todos, a Vaticano disponibiliza cães terapeutas do luto, que recepcionam os convidados na entrada e dão suporte emocional durante a cerimônia. Também não podemos deixar de mencionar o mestre de cerimônia, profissional especializado em oferecer uma despedida emocionante.
A empresa está no mercado funerário há 90 anos e sua estrutura própria conta com Capelas, Cemitérios, Crematórios, Sala de Memórias, Sala Diamond Vip, Vela da Fé, Crematório Pet, Floricultura, Space Memorial. Os seus planos preventivos funerários estão a partir de R$ 39,90.
Quer garantir um momento de conforto nos períodos mais difíceis da vida? Conheça os planos de assistência funerária da Vaticano!