As cerimônias religiosas têm papel fundamental no enfrentamento do luto. Nas missas dedicadas aos entes que se foram, amigos e familiares renovam a fé na ressurreição e recebem todo o conforto emocional que uma missa proporciona.
Sabendo disso, a Vaticano promove mensalmente a Missa da Saudade: uma oportunidade de reunir a família e rezar pela alma do ente que se foi.
Missa da Saudade
A Missa da Saudade é uma celebração católica dedicada à alma da pessoa que faleceu. O ato litúrgico é ministrado pelos padres do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no altar da Sala Monalisa, no Cemitério Vaticano.
A Missa é realizada sempre no dia 30 de cada mês e pode ser agendada para diversas ocasiões. Na Missa da Saudade é possível celebrar:
- Sétimo Dia;
- 30 dias;
- 1 ano de falecimento.
A Missa da Saudade também pode ser ministrada com a presença das cinzas de cremação do ente querido.
Como é realizada a celebração na Capela Vaticano
A Missa da Saudade é realizada na confortável Sala Monalisa, localizada na Capela Vaticano. O local é especialmente projetado para cerimônias de despedida e celebrações religiosos, com climatização, iluminação e poltronas próprias para essas ocasiões.
A Missa da Saudade é acompanhada pelo mestre de cerimônias da Vaticano, um profissional especializado em luto e cerimônias fúnebres. A celebração contempla todos os elementos de uma missa de igreja, incluindo música e coroinha.
A Missa da Saudade agrega alguns diferenciais:
- Altar decorado com arranjos de flores e púlpito para o sacerdote;
- Quadro memorial do ente querido;
- Imagens de santos e da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;
- Lembranças católicas para amigos e familiares;
- Buffet ao final da cerimônia.
Agende a Missa da Saudade
Para realizar uma Missa da Saudade em homenagem ao seu ente querido, basta entrar em contato com a Vaticano pelo website oficial ou pelo telefone (41) 3153-7427 e fazer o agendamento.
Não perca essa oportunidade de reunir amigos e familiares para honrar a memória da pessoa que partiu, rezar pela alma e ter todo o suporte da fé no enfrentamento do luto.
Como disse Santo Agostinho: “A vida significa tudo que ela significou, o fio não foi cortado. Por que eu estaria fora de seus pensamentos? Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho”.