O luto por um animal deve ser tratado com respeito e a maneira que é feita a despedida faz toda a diferença
O luto por um animal deve ser tratado com respeito e a maneira que é feita a despedida faz toda a diferença| Foto: Shutterstock
  • Por Portal Vaticano
  • 26/05/2023 12:53

Se você está passando ou pela perda de um amigo de quatro patas, sabe que a saudade é imensa, já que ele faz parte da família.

Um dos primeiros pensamentos que vem à tona nessas situações é: “Meu cachorro morreu, e agora?”. Eles são tão presentes que é difícil imaginar uma rotina vazia.  Mesmo que tudo seja triste e irreparável, há maneiras de tornar esse momento doloroso menos pesado, como proporcionar uma linda despedida para ele.

Como lidar com o luto da perda de um animal?

Em primeiro lugar, você precisa entender que está tudo bem em sentir tristeza pela perda de um animal de estimação. São seres irracionais, mas a parceria e o carinho que eles nos proporcionam são únicos, e não há nada no mundo que possa substituir o laço afetivo entre um ser humano e um cachorro.

Reconheça os seus sentimentos, chore o quanto for preciso, você não precisa fingir que nada mudou. Dedique um tempo só para você entender a dor, mas é importante que não guarde os sentimentos somente para si.

Compartilhar o que você está sentindo alivia a angústia, principalmente com alguém que já passou pela mesma situação. Fique perto de pessoas que ofereçam apoio emocional sem minimizar sua dor.

Realizar um ritual de despedida também ajuda a passar pelo luto, pois assim você pode rememorar todo o tempo que viveram juntos. Apesar do curto período que ele passou na Terra, com certeza cada segundo valeu a pena e esse é o momento de você deixar a culpa de lado.

Não há um tempo certo para processar o luto. Esse período depende de cada pessoa, então não se cobre por achar que está sofrendo por muito tempo e que precisa fingir que superou.

Você não precisa superá-lo, mas sim aprender a conviver com o luto. Uma alternativa que pode ajudar nesse processo é a terapia do luto, especialmente se você sente que isso está impossibilitando de viver sua vida como antes.

Leia também: 4 séries que mostram como lidar com o luto

Como fazer a despedida do seu melhor amigo?

A Vaticano oferece serviços voltados aos animais, como a cremação e armazenamento das cinzas em uma urna personalizada que representa o seu amigo. No entanto, se você preferir um espaço exclusivo para guardar as cinzas e homenageá-lo, a Vaticano oferece a sala de memórias.

Há a opção de preparar uma cerimônia de despedida com mestre de cerimônias, chuva de pétalas, iluminação terapêutica, fotos e vídeos em homenagem ao animal. Outro grande diferencial da Vaticano são os cristais em formato de bibelôs e pingentes, em que você pode incrustar com as cinzas ou com os pelos do bichinho.

Conheça o crematório para animais da Vaticano

A Vaticano é uma empresa com mais de 90 anos de mercado que tem como missão proporcionar um atendimento humanizado às famílias enlutadas. Sua estrutura conta com Capelas de Velórios, Cemitérios, Crematórios, Crematórios Pet, Floricultura e Distribuidora de Flores. A empresa é reconhecida como referência no setor funerário e é a maior do sul do Brasil.

Pensando em cuidar de toda a família, inclusive dos animais, a Vaticano oferece planos preventivos de cremação para cachorros, gatos e animais exóticos de diferentes tamanhos. Veja os valores e mais informações no site e no Instagram.

Ofereça uma despedida digna para seu melhor amigo de quatro patas. Confira como fazer uma bela cerimônia com a Vaticano.