A cremação possibilita que você homenageie o falecido de diversas formas especiais
A cremação possibilita que você homenageie o falecido de diversas formas especiais| Foto: Shutterstock
  • Por Portal Vaticano
  • 26/05/2023 16:37

O falecimento na família nem sempre pode ser vivido com tranquilidade, já que as burocracias do funeral geram um grande desgaste emocional e o sepultamento exige vários recursos e serviços. Por conta disso, muitas pessoas se perguntam se a cremação é mais cômoda e prática para o conforto da família e para homenagear o falecido.

Ainda há muitas dúvidas sobre como esse ritual funciona e se é mais vantajoso que o sepultamento. Neste texto, explicaremos por que optar pela cremação pode valer a pena.

O que é cremação?

A cremação é um dos procedimentos funerários mais antigos do mundo, datado de mais de 3 mil anos A.C. A cremação é muito popular em países orientais; no Japão; quase 100% dos mortos são cremados!

Nessa técnica, o corpo é aquecido a mais de 1.000 Cº em um forno específico para que vire cinzas. Após o procedimento finalizado, elas são colocadas dentro de uma urna, que pode ser personalizada, e os familiares escolhem entre levá-la para casa ou colocá-la em um cinerário (cemitério para urnas).

Por que optar pela cremação?

Segundo o Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (SINCEP), 9% dos falecidos no país são cremados. Apesar de o número ser baixo, a cremação está ganhando destaque e a tendência é que essa porcentagem aumente. Esse procedimento tem muitas vantagens e um ótimo custo-benefício. Entenda por que optar pela cremação:

Economia

Apesar de muitas pessoas acharem que a cremação é um serviço mais caro que o sepultamento, a realidade não é bem assim. A cremação não requer que você compre um túmulo e faça manutenções e higienizações periódicas. No longo prazo, a economia e a comodidade são maiores.

Sustentabilidade

Embora a cremação envolva a queima de matéria e produção de fumaça, o forno crematório possui filtros para evitar a liberação de gases nocivos na atmosfera. Não podemos esquecer que a cremação impede a decomposição e, consequentemente, a liberação de necrochorume no solo, o que pode contaminar os lençóis freáticos. Diversos estudos comprovam que a população da região de cemitérios está sujeita a contaminações.

Memorialização

A cremação permite que você eternize memórias de diversas formas. Confira uma lista do que você pode fazer com as cinzas:

  • Lançar as cinzas no mar ou em um lugar especial para o falecido;
  • Plantar árvores com as cinzas;
  • Incrustar em cristais e transformar em diamantes;
  • Enviar ao espaço.

Leia também:  Assistência funeral preventiva: entenda as vantagens e como funciona

Crematório da Vaticano

A Vaticano, empresa que está no mercado há mais de 90 anos, é a maior referência do segmento no sul do Brasil. A sua missão é entregar o melhor atendimento humanizado para as famílias enlutadas. A Vaticano oferece todo o suporte e estrutura própria que são necessários nesse momento delicado.

Em seu catálogo de serviços, há a incrustação das cinzas e cabelos em cristais e que também podem ser transformados em diamantes, além de  poder enviar as cinzas do seu ente querido ao espaço, serviço realizado pelo Space Memorial.

Além desses serviços, a Vaticano também conta com Cremação Pet, Floricultura, Sala de Memórias, Sala Diamond Vip e Vela da Fé.

Acredita que a cremação faz mais sentido para você e sua família? Clique aqui para conhecer o plano preventivo da Vaticano!