O cosmos pode ser o lar das cinzas do seu ente querido. Saiba como enviar as cinzas de cremação para o espaço| Foto: Shutterstock
  • Por Portal Vaticano
  • 26/05/2023 17:50
Ouça este conteúdo

Quando se pensa em lugares para depositar cinzas de cremação, o mar, matas, rios e montanhas são a escolha de muitas pessoas. Mas você sabia que é possível lançar cinzas de cremação ao espaço?

Para quem partiu e amava o cosmos, ou sempre sonhou em estar próximo das estrelas, essa certamente será a melhor homenagem possível.

Continue conosco e saiba como funciona, quem realiza e como contratar o envio das cinzas ao espaço:

Como funciona o envio de cinzas de cremação ao espaço

Em parceria com a empresa americana Celestis Incorporated, a Vaticano oferece o serviço de envio de cinzas ao espaço.

Essa forma de homenagear um ente querido apaixonado pelo cosmos é realizada em viagens espaciais da nave Celestis. As cinzas são enviadas em uma urna acoplada na área externa da espaçonave, que abre o dispositivo para lançar as cinzas no espaço.

Há três possibilidades de destino: a órbita terrestre, a lua ou o espaço sideral. Em todas essas viagens, são utilizados 30 gramas de cinzas, que a Vaticano deposita em uma cápsula e envia ao Texas, permanecendo na sede da empresa até ela lançar suas espaçonaves.

Anualmente, são realizadas cerca 3 viagens espaciais para o envio de cinzas. Existe a possibilidade da família acompanhar o lançamento da nave ao vivo, com um vídeo gravado para uma exibição posterior.

Cada viagem de lançamento de cinzas de cremação ao espaço leva a cinza de dezenas de pessoas, de diferentes lugares do mundo. Também há a opção de solicitar viagens exclusivas, com o custo bem mais elevado.

Tipos de envio de cinzas de cremação ao espaço

O envio de cinzas de cremação ao espaço é uma maneira de eternizar a presença do ente querido ou proporcionar a realização póstuma de um sonho espacial. Saiba mais sobre as 3 possibilidades de destino:

Órbita terrestre

“A Terra é azul” – eternizou Iuri Gagarin, o primeiro cosmonauta e entrar em órbita, em 1961. Mais de 60 anos depois, seu ente querido pode ser homenageado com as cinzas lançadas sob essa mesma visão incrível.

Nesse tributo, as cinzas são vaporizadas de forma inofensiva quando entram na atmosfera, como uma estrela-cadente.

Lua

O pequeno passo para um homem e grande salto para humanidade impactou a todos que acompanharam a chegada do homem à lua, em 1969. Ainda não está disponível a visita a esse satélite: mas as cinzas de cremação podem ser depositadas na superfície lunar perfeitamente.

Imagine observar esse astro e saber que as cinzas do seu ente querido estão lá. Será um verdadeiro memorial permanente a ser contemplado por todas as gerações.

Voyager

Para quem sempre sonhou em ir além da lua e explorar a vastidão do espaço, o serviço Voyager é a melhor homenagem possível.

Nesse tipo de envio de cinzas ao espaço, as cinzas são lançadas em um ponto do espaço sideral. Como bem afirmou Carl Sagan, somos todos poeira das estrelas, e o Voyager é a materialização literal desse retorno às origens.

Como solicitar o Vaticano Space Memorial

Para planejar um serviço memorial para o envio de cinzas para o espaço, basta entrar em contato com a Vaticano.

A empresa funerária cuida de todos os detalhes do processo, desde a cerimônia de cremação até o envio das cinzas à empresa responsável pela viagem espacial. Tudo ocorre na máxima segurança e responsabilidade, dentro de todos os parâmetros astronáuticos estabelecidos pela NASA.

Os custos envolvidos no envio de cinzas para o espaço estão a partir de U$ 4.495,00. Há muitas variáveis que influenciam no preço final, a ser negociado diretamente com a Vaticano.

Quer proporcionar uma experiência cósmica eterna para o ente querido? Clique aqui e preencha o formulário para mais informações.