A Bodega Norton, localizada em Mendoza, na Argentina, é internacionalmente reconhecida pela excelência de seus vinhos, profissionalismo e preocupação com a sustentabilidade. Os números são grandiosos: ostenta 125 colheitas, 1.265 hectares próprios, sendo 710 em Luján de Cuyo, mais de 400 prêmios, presença em mais de 70 países e a 5a colocação entre os maiores exportadores de vinhos da Argentina. Agora, os vinhos da Norton passam a ser trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.
A história da vinícola nos leva a 1895, quando o engenheiro e empresário inglês Edmund Norton se encantou pelo terroir de Mendoza e encomendou vinhas francesas para uma nova vinícola em Luján de Cuyo. Assim nascia a Bodega Norton. O local escolhido para a sede foi a região de Las Piedras, próximo ao rio Mendoza, onde estão as vinícolas mais antigas da Argentina.
Em 1950, os vinhos da Bodega já eram aclamados nacionalmente e, no fim dos anos 1980, o empresário Gernot Langes-Swarovski, da austríaca cristal Swarovski, adquiriu a vinícola, sendo um dos primeiros investidores estrangeiros na indústria vitivinícola argentina. Desde 1991, a Bodega está sob a direção de Michael Halstrick, filho de Gernot, marcando uma nova era de expansão e abertura a novos mercados de exportação. Atualmente, reúne vários enólogos premiados sob a supervisão de David Bonomi, eleito “Enólogo do Ano” em 2020, pelo crítico Tim Atkin (do The New York Times).
Além da qualidade e sofisticação, o produtor apresenta forte compromisso com a sustentabilidade, sendo pioneiro no desenvolvimento e uso de “garrafas ecológicas” para reduzir a utilização do vidro, e o primeiro na Argentina a ser certificado internacionalmente pela produção sustentável.
Dentre os rótulos presentes no Brasil estão os badalados Gernot e Privado Family Blend; as linhas Altura, Reserva, Selecte Sexy Fish; além da Porteño.
A expressão máxima da Bodega Norton, o tinto Gernot foi criado por Michael, filho do proprietário da Bodega, em sua homenagem, em 2003. O rótulo expressa toda a elegância e a tipicidade dos melhores terroirs do Vale do Uco, e consiste em uma seleção cuidadosa das melhores uvas Malbec, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc dos vinhedos mais antigos. Envelhecido em barricas de carvalho francês por 16 meses e depois em garrafa por mais 14 meses. Apenas 4.988 garrafas numeradas foram produzidas nesta safra.
O Privado Family Blend é um blend exclusivo de alta qualidade criado a pedido da família Swarovski para desfrutar o melhor vinho entre amigos. Um rótulo verdadeiramente único, uma seleção especial das melhores barricas de Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon, que resulta em um corte harmonioso, complexo e elegante. Um vinho de alta gama, de estilo bordalês.
A linha Altura foi inspirada na conexão entre solo, elevação e microclima em um vinhedo especial localizado em Mendoza, possuindo garrafas limitadas por ano. Uma coleção única de vinhos criada por David Bonomi, proveniente das áreas mais altas do Vale do Uco: Los Chacayes, Gualtallary e Paraje Altamira. A Reserva é caracterizada por sua elegância e complexidade. Os rótulos passam por barrica e a maioria é muito bem pontuado. As videiras de 30 a 50 anos são manejadas com baixos rendimentos, o que é sinônimo de qualidade.
Um dos maiores destaques da bodega, o Malbec D.O.C. é um autêntico expoente do Malbec argentino, caracterizado por seu excelente corpo, cor intensa, aromas complexos e final delicado. Este vinho amadurece por seis meses em barricas de carvalho e posteriormente passa nove meses em tanques de concreto. A D.O.C. (Denominação de Origem Controlada)
certifica que as uvas que lhes dão origem provêm exclusivamente de Luján de Cuyo, uma das melhores regiões da Argentina, e que foi envelhecido tanto em barricas de carvalho francês quanto em garrafas.
Os vinhos da linha Select se distinguem pelo caráter frutado e elegante, de excelente estrutura. A Sexy Fish é focada no público jovem, com linguagem moderna e vinho descomplicado. Esta linha tem conceito disruptivo, com ares de sofisticação e poder
social positivo. A Porteño é um convite para descobrir Buenos Aires e sua cultura através de uma garrafa de vinho. A inspiração para o rótulo vem de uma arte tradicional de rua chamada “Filete Porteño”, que reflete a paixão e a cultura da cidade de Buenos Aires no início do século 20. Todos os vinhos são varietais jovens, descontraídos e despretensiosos, buscando atingir novos consumidores, sedentos por novas propostas e experiências.
Aproveite esta união entre tradição e excelência e experimente os vinhos da Bodega Norton!
Para mais informações sobre os vinhos da Bodega Norton, acesse o site da Porto a Porto.