O espumante é considerado uma bebida festiva, justamente por estar muito presente nas celebrações de fim de ano, casamentos e outras ocasiões especiais. Mas se engana quem pensa que esse vinho elegante e borbulhante deve ser consumido apenas em datas comemorativas. Se você é um entusiasta da boa gastronomia, sabe que harmonizar um prato especial com o espumante certo garante uma experiência inesquecível, não importa a data.
Preparamos um pequeno guia de harmonização para que você possa combinar a bebida com suas receitas preferidas. Confira!
Por que o espumante é considerado uma bebida gastronômica?
O espumante é uma bebida com nível de acidez mais elevado, característica responsável pela sensação de frescor no paladar e pela harmonização com pratos gordurosos. O efeito prático é o aumento da salivação e a intensificação do sabor dos alimentos.
O gás carbônico presente nos espumantes também tem um papel importante nesse potencial gastronômico. O gás promove um estímulo maior do palato e suaviza receitas mais pesadas, como massas com molhos intensos, pratos condimentados e carnes.
Como harmonizar?
O espumante é uma bebida que tem vários trunfos e que harmoniza perfeitamente com um grande leque de iguarias. Para fazer a opção certa, confira nossas dicas de harmonização e transforme seu brunch, almoço ou jantar em um verdadeiro sucesso, digno dos melhores restaurantes!
Harmonização de espumante no brunch
O brunch é aquele evento intermediário entre o café da manhã e o almoço, normalmente realizado entre 10h e 14h para comemorações ou nos dias em que acordamos mais tarde e queremos comer algo especial, mas sem a complexidade de um almoço completo.
No brunch, o espumante combina com croissants, torradas, canapés, pães em geral, panquecas e queijos brancos cremosos. Uma excelente dica é o espumante português Messias Bairrada Brut, de aromas cítricos com notas tostadas. Possui final volumoso e marcante, com ótima acidez.
Harmonização de espumante no almoço
Na hora do almoço, o espumante é ideal para acompanhar da entrada ao prato principal. O português 3B Brut Rosé Filipa Pato é uma excelente opção, pois apresenta corpo médio, ótima acidez e toque seco na boca.
Na entrada, a dica é harmonizar a bebida com saladas leves com camarões, ou carpaccios. Para o prato principal, é possível apostar em um belo bacalhau ou um risoto com variedades de queijos e embutidos, como gorgonzola e pancetta.
Não podemos deixar também de destacar a combinação perfeita deste espumante com frutos do mar, como lagostas, vieiras, atum, salmão defumado e, até mesmo, com sushis e outros pratos da culinária oriental.
Harmonização de espumante no jantar
Para o jantar, o espumante pode ser harmonizado com alguns pratos com proteína, como uma receita de pato ao molho de laranja ou um pernil de cordeiro com legumes assados, por exemplo. O champanhe Deutz Brut Classic é perfeito para acompanhar esses momentos especiais, pois apresenta notas florais, de amêndoas e frutos maduros.
Outras harmonizações incríveis no jantar podem ser feitas com receitas com trufas, sashimis, caranguejos, mariscos e lagostins. A combinação de sabores será memorável, independentemente da sua escolha.
Harmonização de espumante com sobremesas
Os espumantes do tipo semi-sec, que são mais adocicados, são ótimos para acompanhar as sobremesas, principalmente as preparações com frutas.
O espanhol Cava Semi Sec Don Román é perfeito quando servido com mil folhas de creme e cheesecakes. A bebida tem um sabor levemente doce, ótima cremosidade e acidez equilibrada.
Todos os espumantes citados são trazidos ao Brasil pela importadora Porto a Porto e podem ser encontrados nas melhores lojas de distribuição de bebidas e adegas.