A Europa é o berço do mundo dos vinhos, o chamado Velho Mundo que, ao longo de séculos, uniu tradição e experiência na arte da vitivinicultura. França, Itália, Espanha e Portugal são quatro países de grande representatividade pela qualidade do terroir, lembrando que esta palavra francesa é usada para designar uma série de fatores naturais e humanos que governam a cultura da vinha e a fabricação do vinho, como solo, clima, aspectos do terreno (como altitude e inclinação) e práticas de cultivo (a mão do homem) que torna cada vinhedo único.
Por mais que outros países invistam cada vez mais na qualidade de seus rótulos, a Europa sempre será a referência, pela grandiosidade da história e da cultura vinícola. Por isso, te convidamos a viajar para quatro países europeus – e nem precisa de malas. É só separar uma taça! Os vinhos citados são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.
França com Château Haura
Os vinhos da França são muito conceituados e cobiçados no mundo inteiro. O Château Haura é a autêntica tradução do terroir de Graves, em Bordeaux, uma das mais famosas regiões produtoras de vinhos do mundo. Elaborado pela prestigiada Domaine Denis Dubourdieu, possui aromas de frutas vermelhas e negras frescas acompanhadas de notas de especiarias. A safra 2016, que está disponível no Brasil, recebeu 90 pontos no Robert Parker; 92 na Wine Spectator; e 91 no Tim Atkin, três dos mais importantes críticos de vinhos do mundo.
Itália com Luccarelli Primitivo Puglia IGP
O Luccarelli Primitivo Puglia IGP é perfeito para quem gostaria de passar uns dias na Puglia, Sudeste da Itália. A uva Primitivo produz vinhos que agradam o paladar dos brasileiros por serem sedosos e macios. Elaborado pelo renomado produtor Luccarelli, este tinto possui aromas de frutas escuras como ameixa, cereja e notas de baunilha. No paladar, é seco, apresenta corpo médio, boa acidez, taninos macios e final persistente.
Espanha com Don Román Tinto DOCa Rioja
A Espanha é o terceiro maior produtor de vinho do mundo, atrás da Itália e da França. Quer se sentir andando pelas ruas deste vasto e incrível país? Experimente o tinto Don Román DOCa Rioja. Elaborado pelo renomado produtor Marqués de Tomares, que estabeleceu sua história na região com a bodega familiar em 1910, é frutado, complexo e possui delicadas notas de baunilha. Atenção para o novo rótulo, muito mais charmoso que o anterior.
Portugal com Quinta do Valdoeiro Reserva DOC Bairrada
Além de ostentar séculos na produção de vinhos, Portugal é o país com maior consumo per capita do mundo, com 59,1 litro por pessoa ao ano (dados de 2020). O premiado Quinta do Valdoeiro Reserva DOC Bairrada– que recebeu 90 pontos de Robert Parker, um dos mais prestigiados críticos de vinhos do mundo – apresenta aromas de frutos do bosque, mirtilos e notas minerais. Em boca, possui ótima estrutura, taninos sedosos e acidez refrescante, resultado dos 24 meses que amadureceu em barricas de carvalho francês. Outro diferencial é que a Caves Messias só produz este rótulo nos anos em que a uva Baga se mostra perfeita para originar um Reserva.