Além de principal fabricante de revestimentos cerâmicos do país, a Portobello tem se posicionado como um importante hub de comunicação ao apostar em estratégias de marketing digital e em seus canais próprios para gerar conteúdo autoral e relevante no segmento de arquitetura e decoração. Durante e pós-pandemia, a marca testemunhou um boom no consumo de conteúdos relacionados à casa e viu sua plataforma de tendências e referências em arquitetura e design crescer. Criado em 2017 para divulgar os projetos de profissionais de arquitetura com os produtos da marca, o Archtrends Portobello duplicou o número de usuários nos últimos anos, representando 65% dos views da marca em suas frentes de mídias digitais.
O portal traz conteúdos, entrevistas, dicas de eventos e editorias exclusivas sob o olhar de colunistas e correspondentes internacionais e, em especial, um acervo composto por cerca de 40 mil imagens para inspiração, produzidas pela empresa e pelos mais de 16 mil profissionais do setor cadastrados. A Portobello acaba de inaugurar um campo especial dentro do site para que também estudantes de arquitetura e design possam mostrar seus projetos.
Neste ano, o Archtrends ganhou novidades para os leitores. O time de colunistas ganhou reforço com a chegada de Lufe Gomes, criador de conteúdo Decor e arquitetura e fotógrafo, a fundadora da Escola do Acabamento e colunista da Casa Vogue, Lilian Santos, e a influenciadora e arquiteta, Patricia Pomerantzeff.
Aposta também em eventos e novos formatos
O Archtrends Summit, promovido pelo Archtrends, é hoje o maior fórum de conteúdo sobre o universo da arquitetura e do design, com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais da área.
A primeira edição do evento aconteceu em 2018 com a proposta de ser um encontro anual, parte da Trend Week Portobello, realizada em paralelo à Expo Revestir, maior feira de revestimentos cerâmicos da América Latina. Com o sucesso das edições seguintes, o fórum cresceu e se tornou também uma fonte importante de novos conceitos e tendências.
Com a proposta de expandir o conteúdo da plataforma para outras mídias, em março deste ano a empresa estreou o Archtrends Podcast e passou a oferecer entrevistas mensalmente por meio do YouTube e dos principais agregadores de podcasts. Os primeiros episódios trouxeram entrevistas com a arquiteta e influenciadora Patricia Pomerantzeff, do perfil @domaarquitetura, com o jornalista Pedro Andrade, com o chef de cozinha Alex Atala e com o designer Marcelo Rosenbaum.
Inovação, tecnologia, comunicação e... arquitetura
Agora, as estratégias de marketing da Portobello estão direcionadas para a criação de um Grupo de Inovação, composto por especialistas em digital, conteúdo, tecnologia, comunicação e, é claro, arquitetura. A ideia é aperfeiçoar o que já existe e oferecer outros serviços e funcionalidades que vão além de um site de conteúdo e referências, transformando o Archtrends na principal ferramenta de desenvolvimento profissional para arquitetos e estudantes.
As novidades devem ser apresentadas durante a 5ª edição do fórum de conteúdo Archtrends Summit. O tradicional encontro será realizado em setembro, em São Paulo, e trará palestras, talks e participações especiais do mundo da arquitetura, design e sustentabilidade.
Para conhecer a plataforma e aproveitar o melhor conteúdo sobre design, arquitetura e lifestyle, acesse https://archtrends.com/
Fique por dentro!
Para mais informações, acesse o site da Portobello e siga no Instagram as unidade da Portobello no Batel e no Alto da XV, que em breve terá novo endereço.