Ideia da abertura criativa para a participação de colaboradores tem como resultado projetos inovadores.
Ideia da abertura criativa para a participação de colaboradores tem como resultado projetos inovadores.| Foto: Portobello
  • Por Portobello
  • 29/08/2022 15:14

O estilista Oskar Metsavaht sempre bebeu da fonte da arquitetura como inspiração para a sua marca, a Osklen. Em 2020, ele assinou uma linha de revestimentos cerâmicos em cocriação com a Portobello. O resultado: mosaicos em preto e off-white, que reproduzem em maior escala as pedras portuguesas que recobrem os calçadões de Ipanema. A ceramista Hideko Honma e o designer de joias Antonio Bernardo também assinaram parcerias com a marca.

É preciso disposição e estrutura para fazer com que esses encontros, com profissionais de áreas distintas, aconteçam. E mais: que rendam ideias ao mesmo tempo belas e capazes de preencher lacunas no leque de ofertas do mercado. “Acreditamos que uma solução coletiva amplia as possibilidades criativas e que o olhar particular define a identidade da marca”, afirma Christiane Ferreira, diretora de branding e inovação.

Além da frente de design autoral, a Portobello promove viagens coletivas anuais com grupos de dezenas de arquitetos desde 2017, quando foram à Dinamarca. Em 2022, vão fazer duas paradas: Tel Aviv, em Israel, e Doha, no Catar. “Quando o arquiteto viaja sozinho, ele faz uma leitura única. Em grupo, cedemos ao olhar do outro. Por isso, nossos parceiros são essenciais para que a marca siga inovando de forma criativa e sustentável”, diz o gerente de branding Eduardo Scoz.

Todo o investimento no conceito de Inovação Aberta, exclusivo da Portobello, encontra tendências e novidades em produtos e gera, como consequência, projetos criativos e sofisticados.
Todo o investimento no conceito de Inovação Aberta, exclusivo da Portobello, encontra tendências e novidades em produtos e gera, como consequência, projetos criativos e sofisticados.| Crédito: Portobello

Portobello Experience e Clínica de Produtos

Nas viagens, a ideia é identificar tendências e depois, juntos, chegar a coleções do chamado Coletivo Criativo. Já o Programa Portobello Experience oferece uma imersão a arquitetos de todo o país nos processos da fábrica – neste ano, deve receber mil profissionais. A experiência culmina com a Clínica de Produtos, uma reunião para entender, com eles, como melhorar o portfólio de peças. E ainda tem a coleção anual desenvolvida pela afiada equipe de designers da marca.

Esse princípio de Inovação Aberta é exclusivo da Portobello. A área de Pesquisa e Desenvolvimento, com seu time de designers, trabalha como um birô de tendências, assimilando o resultado de todas essas investidas – viagens, parcerias, pesquisas, clínicas –, que fazem parte do Ciclo de Inovação da Portobello. A ideia é trocar conhecimento entre empresa e profissionais de olhares diversos, criando um círculo virtuoso de colaboração que eleve o potencial de inovação da marca.

Mais nomes na coleção 2022

Um time de elite não poderia faltar. São arquitetos do quilate de Paulo Mendes da Rocha e Ruy Ohtake. Os dois trabalhavam em coleções para a Portobello quando faleceram, em maio e novembro de 2021, respectivamente. Mas o resultado dessa parceria não seria exibido senão em março último, com o lançamento da coleção UNLTD Dreams.

Junto com a filha, a designer Nadezhda Mendes da Rocha, o ganhador do prêmio Pritzker em 2006 pensou em três tonalidades para reproduzir o concreto em porcelanato, com peças lisas e estampadas de inspiração modernista e também mosaicos ripados nos mesmos tons.

Designers renomados no país e no mundo, assim como profissionais de outras áreas, emprestam olhares e experiências ao assinar maquetes e produtos.
Designers renomados no país e no mundo, assim como profissionais de outras áreas, emprestam olhares e experiências ao assinar maquetes e produtos.| Crédito: Portobello

Com sete opções de cor, a coleção Oh!Take, de Ruy Ohtake, tem formatos grandes, que chegam a 120 x 270 cm, e três delas também disponíveis na nova medida 160 x 160 cm. Também conta com o kit Soul, com peças cimentícias para parede, com linhas onduladas desenhadas à mão livre e cores vibrantes como amarelo e azul, no formato 30 x 120 cm. Vale destacar que apenas três empresas no mundo produzem o formato 160 x 160 cm e, no Brasil, a Portobello é a única delas.

Nesse rol de parcerias, Ohtake tem lugar de destaque. Sua primeira contribuição com a marca foi em 2011. Em 2017, veio a linha de mobiliário em porcelanato para o lançamento da Officina Portobello. Em 2019, o criador de linhas sinuosas e mestre do mix de cores – e um grande incentivador da produção de peças de grandes formatos, chamadas lastras – começou a trabalhar na coleção Oh!Take.

A designer italiana Paola Navone completa a escalação do trio de experts para 2022, com a linha Shibori, nome da tradicional técnica japonesa de tingimento manual de tecidos.

Para mostrar o potencial das peças ao mercado, essas e outras novidades foram parar em maquetes assinadas por Mila Strauss, Gabriela de Matos, Martin Corullon, Mariana Maran, Alex Atala, Carlos Carvalho, Rodrigo Ohtake e a própria Paola Navone. O resultado? Diverso, inovador e inspirador.

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Para mais informações, acesse o site da Portobello siga no Instagram as unidades da Portobello no Batel e no Alto da XV, que em breve terá novo endereço.