No final dos anos 1990, o bairro Cidade Industrial de Curitiba concentrava uma população de aproximadamente 150 mil pessoas. Afastado do centro da cidade e carente de comércio e serviços básicos, parecia loucura abrir um posto de combustíveis na região. Foi o que ouviu Paulo Pelanda, fundador da rede Postos Pelanda, quando decidiu investir na região e inaugurar a unidade Analipe.
Duas décadas depois a aposta mostrou-se acertada. O bairro, que hoje é o mais populoso da capital paranaense viu o número de moradores crescer cerca de 20% neste período e fortalecer-se como “casa” para quase 800 empresas que estão instaladas atualmente, nesta área.
Com o rápido crescimento, o posto Analipe cresceu junto e hoje representa uma das mais expressivas forças produtivas dos Postos Pelanda. “Na época eu vi o grande potencial que a região tinha e que ainda tem. Ainda que o terreno na época não fosse muito grande, quisemos montar uma rede de serviços, com panificadora, papelaria e o que mais fosse preciso para atender as necessidades do bairro”, conta Pelanda.
Foi assim, que em 1996 foi inaugurado o Analipe, com uma cozinha profissional e área específica para panificação. “Quando você vai montar um negócio, tem que pensar em como você pode ser útil para quem mora e trabalha ao seu lado. Você tem que se apaixonar pelo o entorno. Quando abrimos o posto foi com a mentalidade de somar com o bairro, com a estrutura e por isso que hoje somos uma referência na região”, arremata.
No local, pensando em atender a demanda industrial, além do abastecimento veicular comum também há uma área reservada para abastecimento de frotas de caminhões e a comercialização de Gás Natural Veicular. Para moradores, turistas e trabalhadores de todos os turnos, a cozinha foi desenhada para atender a panificadora 24 horas do posto e um restaurante com bufê por quilo.
“Sempre foi até um bordão da rede, ter pão fresquinho a toda hora. A demanda é tão grande de pessoas que usam a BR-376, que liga o centro de Curitiba e a zona industrial, que a nossa produção foi aumentando junto com a população”, explica a nutricionista responsável por toda a área de alimentação da rede, Maristela Muraro. “Começamos com o pãozinho, passamos para o chineque, até chegarmos nas tortas que são um verdadeiro case de sucesso.
São itens com uma qualidade tão alta quanto de qualquer confeitaria tradicional de Curitiba”, pontua.
O Posto Analipe fica localizado na Av. Juscelino K.de Oliveira, 5951, às margens da BR- 376.
Procurando uma boa parada para descansar? Conheça a melhor opção para quem trabalha na estrada
Conheça a estrutura de atendimento dos Postos Pelanda, especialmente voltada para os caminhoneiros
Em viagem? Conheça o posto de combustível feito para acolher a sua família
Restaurante de estrada: onde um caminhoneiro pode comer bem?