Conquistar o próprio imóvel parece um sonho muito difícil de se conseguir, ainda mais se ele for novo e bem localizado. Ao comprar o imóvel na planta, no entanto, você tem algumas vantagens que podem tornar o sonho realidade.
Vale a pena comprar imóvel na planta?
Uma das principais vantagens de comprar o imóvel na planta é a sua valorização de mercado até ficar pronto. Você pode pagar até 20% menos do que quem compra pronto.
Um case de sucesso é o Eleva Arvoredo da Construtora Prestes, localizado no Campo Comprido, que valorizou 40% antes da entrega do empreendimento.
Existem ainda outras vantagens em adquirir o imóvel na planta:
- Mais tempo para pagar
Como o imóvel ainda está em processo de construção, é possível aproveitar esse tempo para parcelar a entrada e negociar melhores condições de prazo e pagamento. - Escolha primeiro
Você terá a vantagem de escolher a melhor vista ou a localização mais privilegiada. - Possibilidade de personalização
No momento da compra, você investirá em um projeto. Por isso, pode verificar com a construtora se pode fazer ajustes de acordo com o que imaginou. É a oportunidade de modular do seu jeito, alterar portas, azulejos e outros acabamentos. - Tempo para planejar a decoração
O mobiliário e a decoração podem ser planejados com antecedência com a compra do imóvel na planta. Você terá tempo para fazer orçamentos, analisar tendências e escolher com tranquilidade como ficarão os móveis e ambientes do seu novo lar.
Formas de financiamento do imóvel
Agora que você já conhece as vantagens de um imóvel na planta, confira quais são as possibilidades de financiamento.
- Financiamento com a construtora
Quando o imóvel está na planta é possível financiar direto com a construtora, que costuma ser menos burocrática que o banco na aprovação de renda. Mesmo nesse caso, é importante contar com um corretor de imóveis para intermediar o negócio.
Ao financiar um imóvel na planta, o pagamento pode ser dividido em duas etapas: pagamento da entrada durante a construção do imóvel e o pagamento do valor do imóvel na entrega das chaves, que pode ser feito com um financiamento bancário.
É importante saber que neste financiamento com a construtora é levado em consideração o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC). A sua parcela é reajustada anualmente de acordo com a elevação do custo do material de construção e mão de obra. - Crédito Imobiliário
Existem várias linhas de financiamento imobiliário. Uma das mais populares é o Programa Casa Verde e Amarela, antes conhecido como Minha Casa, Minha Vida. A grande vantagem desse programa é a taxa de juros reduzida e a possibilidade de utilizar o FGTS como parte do pagamento.
As formas de pagamento são definidas de acordo com o perfil do cliente e poder aquisitivo.
O que levar em consideração antes da escolha da construtora
Você já deve ter ouvido falar em gente que teve problemas ao adquirir imóvel na planta com construtoras que declararam falência no meio do projeto e deixaram os clientes na mão, transformando o sonho em pesadelo.
Para que isso não aconteça com você:
- Verifique se a planta do imóvel já foi aprovada na prefeitura;
- Confira se as plantas e metragem do imóvel estão de acordo com o que foi aprovado na prefeitura.
- Observe se a incorporação do empreendimento já tem registro no cartório de registro de imóveis da cidade.
- Pesquise o histórico da Construtora e visite outros imóveis entregues por ela.
- Converse com outro cliente que tenha comprado imóvel na planta com a mesma construtora. Você terá um histórico importante do relacionamento de compra e quais pontos de atenção.
Tomando os devidos cuidados e escolhendo uma construtora de confiança, você estará no caminho certo para a realização de seu sonho.
Está em busca de uma construtora de confiança para fazer seu sonho acontecer? Conheça a Prestes!