Exames complementares são essenciais para a tomada de decisão dos médicos e para o tratamento assertivo de doenças e enfermidades| Foto: Shutterstock
  • Por Primamed
  • 27/01/2022 16:39
Ouça este conteúdo

Chegar a um diagnóstico preciso exige o cumprimento de várias etapas. Nos momentos iniciais, o médico responsável faz uma série de perguntas sobre as queixas do seu paciente a fim de determinar seu histórico clínico. Na sequência, realiza o exame físico e pode ser necessário exames complementares, como exames laboratoriais e de imagem.

Exames complementares visam auxiliar os médicos a chegarem a um diagnóstico preciso da doença dos seus pacientes.

No decorrer deste artigo, falaremos sobre a importância destes exames para o diagnóstico preciso de inúmeras doenças, e como eles também ajudam a determinar o tratamento da enfermidade.

A importância dos exames complementares

Antigamente, só havia duas formas de descobrir a enfermidade de um paciente: por meio do exame físico ou pela cirurgia exploratória, método invasivo em que se abria o paciente para descobrir o que ocorria dentro dele.

Felizmente, no final do século 19, os primeiros exames de imagem começaram a surgir e isso mudou a forma de se fazer medicina.

Mais de 100 anos se passaram desde a criação da primeira máquina de Raio-X, e hoje as técnicas se modernizaram. O objetivo atual é fornecer imagens cada vez mais precisas, com alta qualidade.

Logo, os exames modernos ajudam na tomada de decisão de médicos, que fazem uso dessas imagens para fazer escolhas cruciais sobre cirurgias e tratamentos. O maior beneficiário, portanto, é o paciente.

Medicina diagnóstica e os exames complementares

A medicina avançou muito nas últimas décadas e hoje os exames complementares fazem parte do que chamamos de medicina diagnóstica, prática em que todas as etapas descritas no início deste artigo são analisadas em conjunto para fechar o diagnóstico do paciente.

Hoje, os exames de imagem ajudam a diagnosticar desde AVC, aneurisma e lesões cerebrais até pedra na vesícula, câncer e hérnia de disco.

Isso só foi possível porque, com os avanços tecnológicos, ficou mais fácil detectar o estado dos órgãos internos, assim como as alterações em seu funcionamento.

Apesar dos avanços da tecnologia, é essencial que a equipe médica que aplica e avalia os resultados dos exames seja capacitada. A Primamed Radiologia e Diagnóstico por Imagem é uma clínica moderna,  dedicada a acompanhar o avanço no segmento para trazer diagnósticos cada vez mais precisos.

Seu corpo clínico busca atender de maneira humanizada e personalizada cada um de seus pacientes, oferecendo um diagnóstico preciso.

Faça uma visita e conheça nossa clínica! Ou clique aqui e agende seu exame pelo WhatsApp.

Primamed
Diretora Clínica: Dra. Flávia Orizzi de Souza Sandrin - CRM/PR: 27.862
Diretor Técnico: Dr. Lucas Azevedo Lopez de Andrade - CRM/PR: 35.637