Se você está viajando para Curitiba, um roteiro obrigatório de sua visita é provar as comidas típicas do Paraná. O estado é riquíssimo em carnes preparadas de uma maneira única, com sabores tradicionais que você dificilmente encontra em outro lugar.
Que tal conhecer o que há de melhor na gastronomia paranaense?
5 comidas típicas do Paraná
Os imigrantes do estado do Paraná trouxeram tradições gastronômicas que permanecem vivas até hoje. Em cada canto do território há pratos extraordinários que carregam uma cultura centenária de sabores que encantam os paladares mais exigentes.
Saboreando esses alimentos típicos em um roteiro de viagem em Curitiba e em uma hospedagem de luxo, sua experiência tem tudo para ser inesquecível.
Confira nossa lista com o melhor da gastronomia paranaense:
1. Barreado
O barreado é a comida típica do Paraná mais famosa. Essa carne cozida até desmanchar na panela de barro é uma das marcas registradas de Morretes, tradicional cidade litorânea do Estado.
Um típico prato de barreado é servido com arroz, banana e farinha de mandioca: uma delícia! Quem viaja pelo Paraná precisa conhecer essa iguaria que é um verdadeiro orgulho dos locais.
2. Carne de onça
Subindo a serra e chegando na capital, temos a grande representante da gastronomia de Curitiba: a carne de onça. Esse patrimônio cultural da cidade, inspirado no prato alemão hackepeter, é a pedida certa para o happy hour, combinando muito bem com chopp ou outros drinks.
Apesar do nome, esse prato consiste em uma carne bovina crua temperada com cebola, pimenta, salsinha e outros temperos e molhos ao gosto do chef. Geralmente, é servida no pão tostado.
3. Porco no rolete
Não se pode falar em gastronomia do Paraná sem mencionar o porco no rolete. Comida típica do oeste do Estado, especialmente do município de Toledo, esse prato demora horas para ficar pronto, mas a espera vale muito a pena.
O preparo consiste em deixar um porco submerso em um tempero de vinhos e especiarias por 10 horas. Em seguida, ele é espetado no rolete e assado na brasa, girando uniformemente entre 6 e 8 horas.
4. Pão no bafo
Típico dos campos gerais, o pão no bafo foi tombado como patrimônio cultural imaterial do município de Palmeira. A homenagem é muito mais que merecida: a receita é a junção perfeita daquilo que todo mundo gosta: pão e carne.
A receita consiste em um pão cozido com uma mistura de carnes regadas a cerveja escura e diversos temperos. Uma tendência gastronômica do estado é preparar esse prato com carne de porco Moura – uma espécie de suíno criado de maneira solta, de sabor inigualável.
5. Bala de banana de Antonina
Agora, vamos falar de um doce que movimenta a economia do estado, as famosas balas de banana de Antonina. O que começou como uma venda na beira de estrada, em 1979, transformou-se em uma fábrica que une uma receita de doce caseira com produção em escala.
Além do docinho da sobremesa, essas balas, produzidas com banana de Guaraqueçaba, ainda podem ser utilizadas no preparo de drinks. Muitos turistas também levam esse produto como souvenir, deixando a lembrança do Paraná, literalmente, mais doce.
A melhor hospedagem de Curitiba
Ficou com água na boca depois de conhecer todas essas delícias? Aproveite sua viagem a Curitiba para viver uma experiência completa no Qoya Hotel.
O bem-estar do hóspede vai muito além das acomodações: inclui uma gastronomia que traz o melhor da culinária típica do Paraná, oferecida no Restaurante Koré. Aproveite sua estadia para experimentar pão tostado com carne de onça, porco Moura, o drink Serra da Bananeira, entre outras riquezas gastronômicas locais.
Os ingredientes utilizados no restaurante privilegiam os produtores paranaenses e proporcionam aos hóspedes um novo significado de luxo, ligado ao bem-estar, acolhimento e qualidade de vida.