A sala de ressonância magnética da Quanta é revestida com imagens de ipês amarelos em homenagem a nossa própria região e para acalmar os pacientes, deixando-os mais confortáveis.
A sala de ressonância magnética da Quanta é revestida com imagens de ipês amarelos em homenagem a nossa própria região e para acalmar os pacientes, deixando-os mais confortáveis.| Foto: Divulgação
  • Por Quanta Diagnóstico por Imagem
  • 30/03/2023 11:44

No passado, quando se pensava no diagnóstico de doenças ortopédicas, logo se tinha uma visão de que poderiam ser necessários diversos exames muito invasivos para conseguir um diagnóstico, como a artrografia (através de punção com agulha da articulação), e algumas avaliações eram baseadas apenas na história clínica, exame físico ou uma simples radiografia do paciente.

A medicina evoluiu tanto desde então que é possível realizar exames completos e não invasivos, em que o diagnóstico pode ser feito rapidamente e com muita assertividade. A ressonância magnética na ortopedia é um desses exames que facilita a vida de médicos e pacientes. Você sabe como ele funciona? Confira tudo sobre o assunto.

O que é ressonância magnética?

A ressonância magnética é um exame relativamente simples para o paciente, mas que envolve uma complexa tecnologia, permitindo diagnósticos rápidos e precisos da ortopedia. Assim, é recomendada para diagnosticar desde patologias ósseas e musculares até infecções, lesões nas articulações, tendões (tendinites), ligamentos rompidos no pulso, joelho, ombro e tornozelo.

A ressonância magnética adquire imagens com alta precisão e detalhamento, sem a necessidade de radiação ionizante
A ressonância magnética adquire imagens com alta precisão e detalhamento, sem a necessidade de radiação ionizante| Imagem: Divulgação

Para fazê-lo, o paciente se deita em uma superfície, que entrará na máquina de ressonância. Quando o paciente estiver devidamente acomodado, o equipamento externo entra na máquina e começa a captação das imagens.

Diferentemente de outros métodos radiológicos, como a tomografia e o raio-x, a ressonância magnética adquire as imagens com a utilização de um campo eletromagnético, que resulta em alta precisão e detalhamento das imagens, sem a necessidade de radiação ionizante.

Além disso, o contraste utilizado na ressonância magnética é específico para esse exame, sendo à base de uma substância chamada gadolínio. É totalmente diferente do contraste de iodo utilizado em outros exames, como tomografia computadorizada ou angiografia.

A ressonância magnética identifica problemas ortopédicos de forma ágil e eficiente
A ressonância magnética identifica problemas ortopédicos de forma ágil e eficiente| Imagem: Divulgação

O exame não leva mais do que alguns minutos e as imagens são geradas na hora. No entanto, sua realização também exige que o paciente fique parado por alguns minutos, o que pode ser difícil para crianças, por isso a importância da criação de um ambiente bastante confortável ao paciente.

Qual é a importância da ressonância magnética para a ortopedia?

A Ressonância Magnética é um exame de imagem altamente eficiente na ortopedia, fundamental na avaliação do sistema musculoesquelético do corpo humano e traz informações detalhadas dos músculos, ligamentos, tendões, cartilagem e ossos, estruturas envolvidas nas patologias ortopédicas que afetam as pessoas diariamente.

O diagnóstico das diversas lesões passou a ser mais assertivo, evitando procedimentos desnecessários e levando a uma terapêutica mais adequada e individualizada. Como o nível de detalhes das imagens é alto, a ressonância magnética é indicada para a identificação de problemas bastante variados na ortopedia.

Por que os médicos pedem ressonância magnética?

O exame pode ser solicitado por diversos motivos, seja para melhor caracterizar uma fratura ou o rompimento de um tendão. O motivo exato da solicitação do exame vai depender das queixas que você apresentar ao médico, assim como das suspeitas de possíveis causas.

Digamos que você vai ao médico ortopedista sentindo dores crônicas nos joelhos. Você menciona que a dor é pior pela manhã e que perdeu a mobilidade deles. O médico pode pedir a ressonância magnética ortopédica para identificar as condições dos meniscos, ligamentos e cartilagens.

A ressonância magnética é eficiente na ortopedia, podendo identificar lesões musculares, fraturas e rompimentos de ligamentos
A ressonância magnética é eficiente na ortopedia, podendo identificar lesões musculares, fraturas e rompimentos de ligamentos| Imagem: Divulgação

A ressonância magnética na Quanta Diagnóstico por Imagens

Por esses motivos, surgiu a necessidade de modernização do método. Na Quanta Diagnóstico por Imagem, o responsável técnico, Dr. João Vicente Vítola (CRM 15739/PR - RQE 10401 / 11582), cardiologista e especialista em Medicina Nuclear, entendeu essa necessidade e trouxe tecnologia de ponta para oferecer conforto e acessibilidade a todos, além de contar com uma equipe de radiologistas com vasta experiência no assunto.

O centro de diagnóstico por imagem agora conta com um novo equipamento, o Magnetom Sempra, que tem como diferencial:

  • Exames com protocolos personalizados e rápidos;
  • Diagnósticos em até 20 minutos;
  • Equipamento compacto, mais confortável e menos claustrofóbico;
  • Conecta até 4 bobinas, o que dá maior cobertura e acurácia nos resultados;
  • Permite comando a distância; 
  • Trabalha com o software mais avançado da América Latina.

A Quanta também reconhece a importância de deixar os pacientes confortáveis para a realização do exame. Pensando nisso, a nova sala de ressonância possui um painel que reproduz uma janela aberta para uma área verde com lago e ipês amarelos floridos, o que ajuda a acalmar os pacientes.

A Quanta está em uma das melhores localizações de Curitiba e tem o único equipamento Magnetom Sempra da cidade
A Quanta está em uma das melhores localizações de Curitiba e tem o único equipamento Magnetom Sempra da cidade| Imagem: Divulgação

A Quanta é líder em tecnologia para diagnósticos por imagens e está sempre inovando. Com grande especialidade em seu corpo clínico e equipamentos de última geração, a estrutura do centro de diagnósticos é voltada para o conforto e comodidade do paciente.

A nova estrutura de Ressonância Magnética da Quanta tem gestão voltada para o atendimento de qualidade, oferecendo alta tecnologia, disponibilidade de datas e horários, diversos canais de atendimento a sua escolha, inclusive por WhatsApp, e agilidade na entrega de exames e laudos, incluindo um sistema drive-thru no estacionamento, para retirada sem precisar sair do carro.

Na hora de realizar seus exames, escolha um centro de diagnóstico que se importa com você. Conheça a Quanta Diagnóstico por Imagem!

Quanta Diagnóstico por Imagem
Rua Almirante Tamandaré, 1000 - Alto da XV - Curitiba/PR
(estacionamento pela Rua Professor Brandão)
Telefone/WhatsApp: 41 3362-9778
https://quantadiagnostico.com/
Responsável Técnico: Dr. João Vicente Vítola - CRM 15739/PR