| Foto:
  • Por Quest Construtora
  • 19/12/2022 13:49
Ouça este conteúdo

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, cada brasileiro gera, em média, pouco mais de 1kg de lixo por dia. Por ano, são produzidos mais de 82 milhões de toneladas por dia, dos quais apenas 2% são reciclados.

O descarte apropriado do lixo gera impacto significativo, mas diminuir a quantidade de resíduos gerados em casa, tanto de orgânicos quanto de recicláveis, é essencial para diminuir os danos ao meio ambiente.

Evite embalagens plásticas

Um bom jeito de começar a reduzir a produção de lixo é tomar cuidado com as embalagens plásticas. Apesar de muito presentes no nosso cotidiano, elas são muito danosas para o meio ambiente e nem sempre podem ser recicladas.

Ao ir ao supermercado, é sempre bom levar as próprias sacolas reutilizáveis, tanto para as hortaliças quanto para carregar as compras, assim não é necessário depender das sacolas plásticas.

Tente também procurar produtos que não são armazenados em plástico, dando preferência a produtos a granel ou que são vendidos em embalagens de papelão ou vidro.

Produtos descartáveis, como pratos, copos e canudos, raramente são reciclados e seu uso pode ser evitado. Apesar de facilitarem a vida, são muito prejudiciais e não utilizar esses produtos é diminuir a quantidade de lixo gerado e contribuir para um planeta mais sustentável.

Consuma menos produtos industrializados

Alimentos industrializados produzem muito lixo, tanto em sua fabricação quanto ao serem consumidos. Além disso, não contribuem para uma dieta saudável por estarem carregados com sal, açúcar, aditivos e conservantes.

Reutilize o que for possível

Embalagens de vidro são perfeitas para reutilização. Potes de vidro podem ser utilizados para guardar temperos, cereais, óleos e outros produtos. Também é possível dar nova vida a esses potes enfeitando-os e usando como objeto de decoração.

Caixas de papelão podem ser desmontadas para serem usadas posteriormente para carregar compras ou organizar objetos em armários. Quando não estiverem em uso, ocuparão pouquíssimo espaço.

Roupas podem ser doadas, se ainda estiverem em condições de uso. É possível customizá-las, dando uma nova aparência para o seu guarda-roupa. Se estiverem muito gastas, podem ser usadas como pano de limpeza.

Separe o lixo para reciclagem

A separação correta do lixo é um processo que pode requerer uma mudança de hábito um pouco maior, mas famílias que se acostumam com isso produzem menos lixo.

Todo reciclável deve ser limpo e estar livre de gordura antes de ir para a coleta seletiva. Retirar os restos de alimento é essencial, pois a gordura no lixo incorretamente descartado pode contaminar outros produtos.

Vidros devem estar separados, pois tem um índice de reciclagem alto. No entanto, deve-se tomar cuidado: o vidro quebra com facilidade e pode machucar quem está lidando com ele.

Muitos plásticos podem ser reciclados, incluindo garrafas PET e alguns tipos de isopor. Por isso, sempre higienize as embalagens plásticas e junte-as para a reciclagem adequada.

More em um lugar que pratique a sustentabilidade

A Quest Construtora  está atenta ao meio ambiente com seus empreendimentos e construções. Seus condomínios possuem espaço próprio para coleta e separação de lixo reciclado.

Localizado em São José dos Pinhais, o empreendimento Piazza San Marino, da Quest, possui reaproveitamento de água da chuva e painéis solares para geração de energia das áreas comuns.

Conheça os empreendimentos sustentáveis da Quest Construtora.