O orçamento doméstico do brasileiro sofre alterações constantemente pela variação dos impostos. Uma das taxas que mais sofre reajustes é a conta de luz, que contabiliza todo o gasto em um domicílio de energia elétrica. No entanto, existem formas de diminuir o impacto dessa cobrança em nossas vidas: mudanças simples de hábitos no consumo cotidiano.
Para ajudar nessa tarefa que requer disciplina e comportamento diferente no dia a dia, preparamos algumas dicas básicas que impactarão sensivelmente no seu bolso quando chegar a hora de pagar as contas.
Luz acesa somente à noite e onde há pessoas
Esta é uma mudança simples nos hábitos, mas que requer um pouco de esforço caso sua família já não faça isso. Ao deixar um ambiente, apague as luzes e desligue aparelhos que não estão em uso, para que não seja utilizada energia de maneira desnecessária.
É importante também saber utilizar a luz natural que entra pelas janelas durante o dia. A luz do Sol é mais confortável para os olhos e ajuda a reduzir o desperdício de eletricidade. Ambientes claros com janelas maiores permitem a entrada da luz e são aconchegantes. Opte por cortinas mais claras em ambientes de trabalho e leitura, para que a luminosidade seja maior.
Use lâmpadas de LED em vez de incandescentes
As lâmpadas de LED consomem até 80% menos energia do que as lâmpadas convencionais, as incandescentes e fluorescentes, e têm uma durabilidade muito maior. Você economiza no dia a dia e na quantidade de lâmpadas que precisa comprar.
Saiba lidar com seus aparelhos eletrônicos
Cada aparelho eletrônico requer um cuidado diferente, mas mudar alguns hábitos relacionados a eles pode reduzir sua conta de energia.
É importante manter a geladeira com a porta fechada (sempre confira o estado de conservação da borracha de vedação e evite abrir e fechar muitas vezes) e em um local que permita que o motor consiga trocar calor, ou seja, não deixe o aparelho rente à parede.
Além disso, também é bom garantir que o ar possa circular livremente por dentro dela, então evite enchê-la demais. Com essas dicas, a geladeira funciona de maneira mais eficiente e econômica.
Evite dormir com a televisão ligada: lembre-se de utilizar a função timer da TV. Além do gasto energético, estudos mostram que esse hábito diminui a qualidade do sono, deixando sua família mais cansada no dia seguinte.
O ferro de passar roupas elétrico também merece um cuidado especial, devendo ser utilizado menos vezes e quando houver uma quantidade maior de roupas. Também é bom pensar em usar uma graduação, começando o trabalho com as roupas que requerem mais cuidado, para que as roupas mais leves possam ser passadas com o ferro já desligado.
Eletrônicos comuns também pedem uma mudança simples: desligá-los quando não estiverem em uso. Evite usar o “stand-by”: se o aparelho não está em uso, não há necessidade de estar conectado na tomada. Desligar a TV somente com o controle remoto é o exemplo mais clássico desse mau uso.
Diminuir o tempo do banho e uso de secador
O chuveiro elétrico e o secador de cabelo são grandes consumidores de energia. Use o secador apenas pelo tempo necessário e, se possível, evite banhos muito longos e quentes. A duração ideal e suficiente para a higiene completa é de 6 minutos.
Morar em um lugar que ajude na economia
Além do interior da sua casa, o local onde sua família mora também pode te ajudar na economia. Por isso, é importante morar em um espaço que se adeque às suas necessidades e esteja preparado para um desenvolvimento sustentável.
Localizado em São José dos Pinhais, o empreendimento Piazza San Marino, da Quest Construtora, possui reaproveitamento de água da chuva e painéis solares para geração de energia das áreas comuns. Além disso, o condomínio contará com sensores de presença nos corredores, que deixam as luzes apagadas quando não há ninguém no ambiente.
Conheça os empreendimentos da Quest Construtora.