A diferença entre reforma, restauro e retrofit interfere diretamente no resultado de um projeto de engenharia ou arquitetura.
A diferença entre reforma, restauro e retrofit interfere diretamente no resultado de um projeto de engenharia ou arquitetura.| Foto: Foto: Pixabay
  • Por R3 Retrofit
  • 05/04/2023 10:30
  • Atualizado em 31/03/2023 às 15:43

Você comprou ou alugou um imóvel e não sabe como fazer melhorias de forma adequada? Então você precisa aprender o conceito e as diferenças entre reforma, restauração e retrofit. São as técnicas aplicadas pela engenharia e arquitetura para trazer modernidade para imóveis antigos ou em condições ruins, e a escolha de uma delas interfere no resultado final.

Entenda como funciona cada uma:

Retrofit

O retrofit surgiu na Europa. O objetivo era recuperar construções antigas, ou muito danificadas pelo tempo, e a técnica ganhou o mundo. Recentemente, a organização Green Building Council Brasil divulgou um estudo afirmando que 50% dos imóveis na Europa passam pelo retrofit, uma solução adequada para as construções de muitas décadas ou séculos da região, uma vez que a conservação da memória de um imóvel é o foco do retrofit.

O retrofit é ideal para construções que requerem muitas readequações nas instalações, sejam elas hidráulicas, elétricas, estrutura e revestimento. Apartamentos antigos, em prédios com décadas de uso, podem ser transformados por meio do retrofit, contribuindo substancialmente para o aumento do seu valor de mercado. É comum que apartamentos que passem por um retrofit tenham seu preço de venda aumentado em mais de três vezes.

Restauração

Restauração, segundo o dicionário Michaelis, é a ação de recuperar ou de reparar um trabalho que, realizado numa obra de arte ou de construção, faz com que suas partes deterioradas sejam restabelecidas. Para a arquitetura, o restauro é um conjunto de ações que agregam valor e ressignificam um objeto com valor cultural, buscando preservar os conceitos estéticos e históricos atrelados a ele.

O conceito surgiu no século 19 com o intuito de preservar construções históricas e proteger monumentos. Foi na França, em 1837, com a criação da Comissão dos Monumentos Históricos, que as diretrizes que caracterizam um restauro teve início. É desta época uma frase famosa, creditada a Adolphe Didron, que afirma: "A respeito dos monumentos antigos, é melhor consolidar que reparar, melhor reparar que restaurar, melhor restaurar que reconstruir, melhor reconstruir que embelezar; em nenhum caso algo deve ser adicionado e, acima de tudo, nada pode ser removido". Ou seja, o restauro deve evitar reconstruir ou embelezar; ele deve ser fiel às características originais da construção ou objeto.

Reforma

Reformar é o ato ou efeito de atribuir uma forma melhor, de corrigir, de tornar algo novo, renovar. Na arquitetura, a reforma é a mudança de forma, o que podemos entender como uma modificação que busca o aprimoramento. Se um edifício está mal cuidado, com problemas estruturais, uma reforma pode trazer um novo projeto para a construção, trazendo inovação e melhorias fundamentais.

O conceito é amplo e pode simplesmente alterar uma parte ou o todo de uma construção, mantendo características originais, mas sem este compromisso final. Ao contrário do restauro, que deve preservar as características originais, a reforma pode fazer inúmeras mudanças e com um resultado que fique distante do projeto original.

Especialista em retrofit

A R3 Retrofit é especialista no assunto e que coleciona cases de sucesso. Os projetos desenvolvidos pela empresa, uma das principais do país no segmento, são referência no mercado e prédios icônicos da capital paranaense têm apartamentos com projetos que transformaram seu interior.

A R3 Retrofit foi criada por dois engenheiros que apostam na transformação de imóveis antigos como solução para o morar bem a preços justos. E usa técnicas construtivas específicas para recuperar e modernizar imóveis antigos.

A companhia busca por imóveis bem localizados e trabalha em sua transformação. O resultado são ambientes completamente renovados. Tudo com preços bastante abaixo dos lançamentos imobiliários.

Para mais informações sobre o retrofit e as vantagens da implantação do conceito em um imóvel, acesse o site da R3Retrofit. E siga a empresa nas redes sociais, Facebook e Instagram.