Investir em uma costuma trazer retorno significativo. Entretanto, flutuações na economia, alta concorrência na região e pouca experiência na área de imóveis, podem gerar muita dor de cabeça e um retorno abaixo do esperado para os responsáveis pelo negócio. Nessas situações é necessário se diferenciar no mercado para conseguir alavancar as vendas de novos e antigos empreendimentos. Estratégias como o retrofit, personalização de imóveis, além de uma boa tática de marketing digital podem ajudar você a fazer sua imobiliária alavancar seus resultados; entenda.
Entenda por que ações integradas potencializam a venda de imóveis
Para fazer o seu negócio prosperar, é preciso elaborar uma estratégia com ações integradas. Com isso, é possível aumentar a consistência da mensagem, gerar aumento da visibilidade de sua imobiliária, impactando-a com um maior reconhecimento de marca. Como consequência de sua autoridade construída, é possível aumentar suas vendas. Confira a seguir algumas estratégias para adicionar em sua gestão.
1. Retrofit
O que é o retrofit?
O retrofit é uma estratégia para negociar apartamentos e imóveis históricos. A técnica consiste no desenvolvimento de um processo de renovação ou modernização de um edifício existente, para melhorar seu desempenho, eficiência energética, funcionalidade ou estética.
O retrofit pode ser uma ótima argumentação para os corretores de imóveis na hora de fechar um negócio. Como mostramos em outro conteúdo ‘’Retrofit: conheça uma estratégia para fechar a venda de imóveis antigos’’, diversos compradores desistem do imóvel antigo, mesmo este trazendo diversas vantagens, desde espaço amplo até um valor mais acessível, ao colocarem na ponta do lápis o custo para a reforma do local.
Trazer para a sua imobiliária parceiros especializados em retrofit, como a R3 Retrofit, é uma estratégia para ampliar sua prateleira de ofertas’.
Vantagens do Retrofit
O retrofit é uma excelente opção para o público comprador de imóveis mais focado na sustentabilidade. Isso porque a técnica garante economia de energia e otimiza recursos. Também é um processo que garante uma alternativa mais econômica do que a demolição e reconstrução de um imóvel, uma vez que aproveita a estrutura existente, evitando a necessidade de construir uma nova.
Também é uma forma de atualizar o cumprimento das normas e exigências legais relacionadas à moradia. Com isso é possível garantir a entrega de um imóvel seguro para os compradores. Além de, é claro, manter as características históricas do local.
Valorização imobiliária com o retrofit
Embora o retrofit traga diversos benefícios, um dos destaques é a valorização do imóvel. Como mostramos em outro conteúdo, o Retrofit pode aumentar em até 40% o valor do seu imóvel. Segundo relato do CEO da R3 Retrofit, Luiz Fernando Cordeiro, em uma rodada de investimentos, com um projeto de retrofit, a empresa conseguiu o feito de vender um imóvel ‘’retrofitado’’ em R$1.2 milhão, muito acima do valor da venda. No prédio em questão, o imóvel de valor mais alto foi vendido por R$850 mil.
Dessa forma, investir em parcerias com empresas especializadas em retrofit pode ser um caminho para conseguir vender apartamentos antigos e parados em seu portfólio por um valor muito acima do esperado.
2. Personalização de Imóveis
E quando os motivos do receio da compra de um imóvel pronto é ele não ter acabamento? Esta é outra dor encontrada em compradores de imóveis.
Normalmente, imobiliárias entregam empreendimentos com acabamentos apenas em áreas frias como banheiros, cozinhas e lavanderias, cabendo ao comprador realizar demais personalizações em seu imóvel. Uma opção para se diferenciar no mercado, é buscar parcerias com empresas que realizam personalização de imóveis, como a R3 Retrofit, situada em Curitiba/PR.
Com uma equipe de engenheiros e arquitetos analisando cuidadosamente a planta do imóvel, a empresa propõe um projeto exclusivo para cada cliente garantindo a entrega em prazo reduzido de reformas convencionais, além de trabalhar com a entrega de alguns eletrodomésticos, se for de interesse do cliente. Tudo para uma transição completa para o novo lar.
Procurar parcerias com empresas voltadas para a personalização de imóveis é uma excelente forma de se diferenciar no mercado imobiliário, trazendo soluções direcionadas para seu cliente.
3. Marketing Digital
O marketing digital é uma estratégia essencial para alavancar as vendas de sua imobiliária. Por meio de técnicas de segmentação e personalização, o marketing digital permite direcionar as mensagens certas para as pessoas certas, considerando seus interesses, necessidades e características demográficas. Isso resulta em um aumento da visibilidade e do alcance das imobiliárias e corretores, tornando-os mais relevantes para o público-alvo.
1) Crie estratégias de marketing direcionadas para o público
- Site: Além de automatizar diversos processos, um site com uma boa usabilidade apresenta sua missão e valores, e também destaca seu portfólio de móveis, contatos e até mesmo cria relevância via conteúdos no blog.
- Redes Sociais: Utilize redes sociais como estratégia de venda auxilia no branding da sua imobiliária. É nela que você terá um contato mais próximo com aqueles que te acompanham, e será super útil para definir o tom de voz de sua marca e posicionamento para alcançar possíveis compradores.
- Marketing de Conteúdo: É nutrindo seu cliente de informação, que a possibilidade de vender mais fica próxima da sua realidade. Invista em conteúdos estratégicos em seu blog para sanar as dúvidas de seu público alvo e se torne autoridade.
- Mídia Paga: Invista em Google Ads e no Facebook Ads para divulgar seus empreendimentos. Com esses recursos, é possível segmentar seu público direcionando a mensagem para um público específico.
- SEO: a otimização para mecanismos de busca é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o desempenho e a visibilidade de um site, blog ou página na web nos resultados orgânicos. Seu intuito é alcançar melhores posições nos rankings de busca, aumentar o tráfego e estabelecer autoridade online para o site ou blog. Além da utilização de palavras-chave, é importante criar conteúdo relevante e de qualidade, construir um site responsivo e amigável aos usuários, utilizar URLs amigáveis, manter uma frequência consistente de publicação e priorizar a experiência do usuário.
2) Invista em ações de relacionamento
CRM: De forma prática e intuitiva, o CRM auxilia em evitar retrabalho, além de integrar seu site com portais imobiliários. É essencial para criar campanhas e organizar sua força de vendas.
Newsletter: A newsletter funciona como estratégia de nutrição, onde e-mails são disparados para seus leads. Entre os conteúdos abordados estã notícias, artigos e conteúdos relevantes. Com uma boa estratégia, é possível avançar as etapas de nutrição até fechar o negócio.
Social Selling: O social selling é uma abordagem de vendas que se baseia no uso das redes sociais para construir relacionamentos, estabelecer confiança e gerar vendas, com o intuito de se conectar com clientes em potencial, compartilhar informações relevantes, demonstrar expertise e influenciar decisões de compra. O objetivo é criar um processo de vendas baseado no relacionamento.
4. Experiência de Compra
Não importa quantos diferenciais sua imobiliária agregue, se o comprador em potencial não for bem atendido, toda estratégia e investimentos de marketing podem falhar. Um bom atendimento ao cliente contribui para a satisfação, a fidelização, a diferenciação competitiva, a reputação da empresa, o retorno do investimento e o recebimento de feedback valioso. Priorizar e investir no atendimento ao cliente pode trazer benefícios significativos para uma empresa a longo prazo.
Principais abordagens em estratégias de venda imobiliária
1. Ciclo de vendas longo: o corretor deve ser paciente e passar confiança ao cliente
Com tantas incertezas econômicas, a compra de imóveis tende a ser mais demorada e em menor escala quando comparada a outros produtos. Portanto, é necessário que o corretor seja treinado para ter paciência e para passar segurança na hora de negociar o imóvel. Oriente o corretor a não apressar a venda nem pressionar o cliente.
2. Venda complexa: tenha todas as resposta na ponta da língua
Diversas variáveis são consideradas na hora de comprar um imóvel. Você precisa de uma equipe com vasto conhecimento sobre o produto que ele está oferecendo. Oriente sua equipe a estudar o preço do imóvel, saber as condições de pagamento, a localização, tamanhos, e demais informações relevantes sobre o ambiente. Com isso, é possível passar segurança para o comprador em potencial.
3. Mais de um decisor de compra: estude todos eles
Ao comprar um imóvel, é importante considerar as necessidades de todos os membros da família. Oriente sua equipe de vendas para considerar as necessidades individuais de cada familiar e apresentar argumentos persuasivos que os convençam a escolher aquele imóvel em particular. Dessa forma, é possível garantir que todos se sintam satisfeitos e atendidos, proporcionando uma experiência positiva para a família.
4. Você precisa de parceiros, como bancos e cartórios
Parcerias com bancos e cartórios contribuem para facilitar e agilizar os trâmites burocráticos, proporcionando uma experiência mais eficiente e conveniente aos clientes durante a transação imobiliária. O objetivo é estabelecer parcerias estratégicas com instituições bancárias, visando agilizar os processos de financiamento e aprovação de crédito para os clientes. Além disso, é importante cultivar contatos em diversos cartórios, a fim de auxiliar os clientes na obtenção de escrituras, análise e preparação de documentos necessários.
Conclusão: estratégias para impulsionar suas vendas
A grande estratégia para impulsionar a venda imobiliária é negociar com o cliente por meio da prática de consultoria. Nesta, o objetivo é suprir todas as dúvidas e oferecer as melhores soluções para seu cliente.
Além disso, é necessário se diferenciar no mercado imobiliário. Soluções como projetos de retrofit e personalização de imóveis são duas opções em crescimento que podem agregar valor em sua imobiliária. Nestes casos é sempre importante procurar empresas de confiança como a R3 Retrofit, para entregar um trabalho de qualidade para cliente.
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