Reforma de apartamento ou Retrofit? Esta é uma dúvida que cerca diversas pessoas que buscam revitalizar o seu espaço. A primeira costuma ser mais simples, entregando algumas alterações estéticas, enquanto a segunda, tem uma abordagem mais abrangente que busca melhorar a eficiência e a sustentabilidade de um imóvel. Para que você consiga escolher a melhor técnica para seu espaço, neste conteúdo reunimos as principais vantagens, etapas e inspirações em cada uma delas. Preparado? Acompanhe o conteúdo!
Reforma de apartamento: principais etapas e inspirações
Começando pelas possibilidades de alteração que uma reforma pode proporcionar.
Na hora de reformar um apartamento muitas dúvidas podem surgir e alguns empecilhos podem aparecer conforme regras do condomínio. Nestes casos, é importante pesquisar e se informar com antecedência para conseguir realizar um bom projeto.
Normalmente, as ações de reforma que você pode realizar em seu apartamento são as seguintes:
- Pintura: Pinturas não costumam ser um problema para o condomínio, uma vez que é apenas uma alteração interna. Entretanto, é importante se atentar ao horário de movimentação dos funcionários responsáveis pela realização dos serviços.
- Consertos simples: Os consertos simples incluem troca de materiais elétricos, colocação de armários novos, pisos, azulejos, instalação de bancadas de granito, retirar modos e corrigir rachaduras. Estas atualizações são indispensáveis para que o ambiente fique confortável e seguro.
- Pontos de tomadas: Embora todo apartamento seja entregue com pontos de tomadas específicos, alguns moradores podem sentir a necessidade de adaptá-los em outros locais estratégicos. Nestes casos, é importante contratar um profissional especializados para evitar riscos.
- Iluminação do apartamento: Existem diversos tons de iluminação que podem transformar o seu ambiente tornando-o mais confortável ou estimulando a concentração. Escolha entre a luz amarela, neutra e a branca, para que seu ambiente seja personalizado conforme sua necessidade. Essa pequena mudança pode contar, sim, como uma reforma!
- Decorações: Aqui podemos incluir a personalização de bancadas, a inserção de móveis planejados, trocar pisos e até mesmo cultivar um jardim vertical, são pequenas alterações que também podem ser consideradas reformas.
Agora, conheça algumas inspirações de apartamentos reformados:
Como você pode perceber pelas imagens, a reforma de um apartamento é constituída, em essência, por meio de transformações mais simples que incluem pintura, pequenos consertos e a decoração do ambiente com móveis planejados.
Veja também | Tudo o que você precisa saber sobre acabamento e personalização de imóveis
Quais as desvantagens de uma reforma de apartamento?
Mas, afinal, quais as desvantagens de reformar um apartamento? Embora a reforma possa proporcionar diversas vantagens, ao longo do processo podem aparecer alguns pontos que podem não ser tão atrativos. Confira brevemente quais são eles:
- Custo: Dependendo do material ou do processo que você deseja incorporar em sua reforma, o custo pode exceder o orçamento. Portanto, é preciso planilhar bem e ter uma reserva de emergência para não ser surpreendido ao longo do processo.
- Tempo e inconveniência: A depender do projeto, uma reforma pode trazer diversas ‘’dores de cabeça’’ levando muito mais tempo até sua finalização. Se você estiver morando no apartamento, pode ser desconfortável habitar este espaço.
- Problemas ocultos: Esteja ciente que alguns projetos podem encontrar problemas ocultos no seu apartamento, desde encanamento a problemas estruturais. O que pode levar a novos custos e alterações.
- Baixa valorização: Embora as reformas revitalizem o seu espaço trazendo mais conforto e contribuindo com sua estética, o valor agregado ao imóvel nem sempre é proporcional ao investimento feito, principalmente se o mercado imobiliário estiver em baixa.
Nestes casos, o retrofit é uma solução muito mais eficaz, como mostraremos mais à frente.
Outros pontos também podem tornar a reforma mais dispendiosa, seja de tempo, gerenciamento ou de dinheiro. Vamos entender um pouco mais a fundo como ocorrem as etapas de uma reforma no apartamento.
Quais as etapas de reforma no apartamento?
Reformar um apartamento envolve diversas etapas, o que pode ser um desafio. No entanto, com as informações certas, você pode tornar esse processo mais acessível e menos complicado. A seguir, reunimos algumas orientações gerais para auxiliar você. Confira!
Contrate um Arquiteto Profissional
Um arquiteto experiente é o seu aliado fundamental nessa jornada. Além de garantir a segurança estrutural, ele trabalhará para atender às suas necessidades e estilo pessoal. Afinal, sua casa deve refletir sua personalidade.
Conheça o Método Construtivo do Edifício
Com o arquiteto, avalie o método construtivo usado na época da construção do edifício. Isso determinará o grau de intervenção permitido.
Providencie as Plantas Técnicas
As plantas técnicas são vitais. Elas incluem informações como planta baixa e projetos elétricos, hidráulicos e de ar-condicionado. Seu arquiteto usará esses detalhes para criar um projeto seguro e eficiente.
Desenvolva o Projeto de Reforma
Com base nas plantas técnicas e suas preferências, o arquiteto criará o projeto de reforma. Fique à vontade para fazer ajustes para que tudo fique do seu gosto, sempre respeitando as regras e priorizando a segurança.
Coloque Seu Projeto em Ação
Agora é a hora de transformar o projeto em realidade. Garanta que você tenha todas as permissões e contrate profissionais qualificados para a execução. Eles precisam ter acesso a todos os materiais necessários para garantir um excelente trabalho.
Se você não tem as plantas técnicas, pode obtê-las entrando em contato com a construtora responsável pelo edifício. No caso de edifícios mais antigos, consulte os antigos proprietários ou a administração do condomínio.
Entendendo as Etapas de Aprovação do Projeto
Antes de iniciar a obra, você precisará lidar com a burocracia da aprovação do projeto. É importante seguir as regulamentações da NBR 16280:2014, que visa garantir a segurança em reformas de apartamentos.
O que Precisa de Autorização?
Pequenas intervenções, como pintura de paredes, podem não exigir autorização da prefeitura. No entanto, mudanças significativas, como a remoção de paredes, exigirão o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), garantindo que um profissional qualificado supervisione a obra.
Veja também | Reforma ou retrofit: qual técnica valoriza mais o seu ambiente?
Por que investir em retrofit em apartamento?
Agora vamos falar do retrofit como uma segunda opção de revitalização do seu espaço.
O retrofit é uma técnica europeia que chegou ao Brasil com o mesmo objetivo de sua criação lá do outro lado do oceano: revitalizar prédios antigos. Inclusive, estima-se que 50% dos imóveis europeus tenham passado por retrofit.
Contrapondo-se à reforma, no retrofit temos a transformação total do imóvel, aumentando inclusive sua eficiência energética e o tornando mais sustentável. Portanto, no retrofit a aparência não é a única que sofre modificações, mas também, toda a modernização dos sistemas de ventilação, elétricos e hidráulicos. Claro, mantendo as características originais do imóvel.
O retrofit apresenta uma série de vantagens, entre as quais podemos destacar:
- Valorização do Imóvel: Com o retrofit o seu imóvel valoriza por completo. A técnica pode trazer um retorno de até 40% sobre o valor original.
- Sustentabilidade: Através das modernizações proporcionadas pela técnica, é possível reduzir os custos de energia a longo prazo.
- Durabilidade: Por serem mudanças mais complexas, o retrofit atualiza o seu apartamento com foco na duração a longo prazo.
- Solução para imóveis usados: O retrofit é a melhor solução para apartamentos usados, ao permitir que o espaço se torne moderno, mantendo as características dos imóveis antigos: metragem maior, ambientes amplos e localização estratégica. Fatores pouco encontrados em novos empreendimentos.
Além disso, o retrofit necessita de uma equipe especializada responsável por criar todas as etapas do seu projeto, que inclui engenheiros e arquitetos, o que ajuda a poupar você de ‘’dores de cabeça’’ ao longo de todo o processo de uma reforma.
Empresas como a R3 Retrofit, por exemplo, entregam os imóveis revitalizados por completos em até 4 meses!
Veja alguns exemplos de projetos elaborados pela empresa:
Com o retrofit, este apartamento passou por uma incrível transformação. Antes, era um espaço que precisava de atualizações, com ambientes fragmentados e instalações desatualizadas. Agora, graças a essa renovação cuidadosa, tudo mudou.
Os espaços foram completamente reconfigurados, tornando-os amplos e integrados. A cozinha, que costumava ser fechada e desatualizada, foi transformada em um ambiente aberto e moderno, com uma ilha central equipada com tudo o que você precisa para cozinhar e se reunir com amigos e familiares.
Os banheiros também passaram por uma grande mudança, com novos revestimentos, box blindex e armários que agregam sofisticação e funcionalidade. Além disso, a lavanderia e o banheiro de apoio foram cuidadosamente projetados para atender às necessidades diárias.
Este apartamento também passou por uma renovação completa no conceito retrofit, resultando em um espaço de 97 m² repleto de mudanças surpreendentes. Antes da transformação, o apartamento tinha um design desatualizado e espaços segmentados.
O projeto integrou os ambientes de forma harmoniosa, criando uma atmosfera moderna e funcional. Cada detalhe foi cuidadosamente planejado para atender às demandas da vida contemporânea, proporcionando muito conforto. Itens como a fechadura digital, nichos nos banheiros e ralos lineares demonstram a atenção aos detalhes e a qualidade presente em cada canto.
Além disso, todas as instalações elétricas e hidráulicas foram completamente renovadas, juntamente com revestimentos e acabamentos que 0conferem sofisticação ao espaço. Um projeto luminotécnico bem elaborado se harmoniza perfeitamente com o novo layout, enquanto a climatização com splits na sala e suíte principal proporciona um ambiente agradável durante todo o ano.
Quais as etapas do retrofit em um apartamento?
Já que mostramos acima quais são os passos de uma reforma, agora, vamos apresentar as etapas de um projeto retrofit. Veja a seguir:
- Demolição controlada: Esta técnica procura reduzir o impacto ambiental que envolve a produção de lixo. Empresas como a R3 Retrofit seguem as normas de ESG (Environmental Social Governance) com foco na sustentabilidade, assegurando uma destinação correta para os resíduos.
- Reforço das estruturas e fechamento: Nestas etapas, ocorre o reforço das estruturas dos imóveis e o fechamento (que ocorre tanto em construções novas quanto no retrofit), apenas pessoas autorizadas podem acessar o local.
- Acabamento: Através da aplicação de técnicas específicas e materiais atuais, os apartamentos recebem acabamentos modernos.
- Substituição da parte elétrica e hidráulica: O retrofit permite avaliar as instalações existentes e, caso seja necessário, modernizá-las.
Vale mencionar que em projetos de retrofit mais amplos é possível revitalizar a fachada na totalidade, alterando as pastilhas, esquadrias, fissuras e removendo falhas visíveis.
Confira | Retrofit na prática: confira 3 exemplos do conceito aplicados em prédios históricos
Agora que você já conhece duas opções incríveis que prometem revitalizar o seu apartamento, qual você irá escolher?
Se você está procurando uma maneira sustentável e econômica de revitalizar sua propriedade, a R3 Retrofit é definitivamente uma opção a considerar. Dê uma olhada no site da empresa para saber mais e descubra como eles podem tornar seu projeto de renovação uma realidade de maneira rápida e eficaz. Pois, o retrofit é uma maneira inteligente de valorizar seu imóvel e torná-lo mais atraente para compradores em potencial.
De toda forma, na hora de revitalizar o seu apartamento, seja com a reforma, seja com o retrofit, é fundamental escolher uma empresa de confiança para auxiliar você em todas as etapas!
Preparado para começar esta mudança?
Muito além de uma reforma de cozinha: conheça o Retrofit
Se inspirar em reformas de casa antes e depois? Técnica europeia pouco explorada é a melhor opção
Descubra a opção com melhor custo-benefício para reforma de quarto
Reforma de apartamento antigo? Conheça técnica inovadora e com melhor custo-benefício