A história da RCE Engenharia e Consultoria teve início bem antes da sua fundação. Ainda na adolescência, Nailson R. Ramos e Lauro Kirsten Jr, sócios-proprietários da construtora, não se conheciam, mas compartilhavam do mesmo sonho: ter uma carreira de sucesso.
Aos 15 anos de idade, quando a maioria dos jovens tem a responsabilidade exclusiva de performar bem na escola e aproveitar a adolescência, Nailson R. Ramos e Lauro Kirsten Jr. já iniciavam a vida profissional em Curitiba/Pr: o primeiro como balconista de uma loja de material de construção e o segundo como office boy de um Banco.
Esse foi só o início de uma trajetória de muito esforço, estudo, descobertas, surpresas, superação, confiança e parceria que culminou na RCE Engenharia e Consultoria, referência em construções empresariais.
De assistentes a empresários: conheça mais da história dos fundadores da RCE Engenharia
Como tudo começou para Nailson Rudnie Ramos?
O sonho da liberdade financeira fez o jovem NaIlson R. Ramos começar a vida profissional cedo, aos 15 anos de idade. O primeiro emprego foi em uma empresa distribuidora de produtos químicos para construção civil, onde logo ele foi promovido a digitador.
Apenas três anos depois, formou-se técnico em Edificações pelo Colégio Estadual do Paraná e foi trabalhar na empresa de impermeabilizantes de um amigo, como vendedor. Algum tempo depois, esse mesmo amigo levou Nailson R. Ramos para uma entrevista em uma construtora consolidada de Curitiba, onde atuou como desenhista de projeto estrutural.
Alguns anos depois, já com 21 anos de idade, Nailson R. Ramos fundou a MGR Projetar Engenharia de Projetos, liderando uma equipe de cinco pessoas, que trabalhava com a terceirização de todo tipo de projeto complementar de uma obra (estrutura, elétrica, hidráulica entre outros).
Cada vez mais envolvido com este universo, ele iniciou na faculdade de Engenharia Civil, em 1999, na Universidade Positivo, onde no ano de 2000 conheceu Lauro Kirsten Jr.
Como tudo começou para Lauro Kirsten Junior?
Lauro K. Junior iniciou a vida profissional também muito jovem, com 15 anos de idade como office boy de um Banco. Um ano depois, fez o primeiro vestibular, na época para Odontologia.
Como não passou, precisou fazer cursinho e para pagá-lo trabalhou com o tio, dono de uma fábrica de lajes pré-moldadas treliçadas, convencionais e painéis, localizada em Curitiba-Pr, onde ficou por um bom tempo.
Nessa mesma época, o primo de Lauro Kirsten Jr. estava fazendo o TCC de Engenharia Civil, o suficiente para deixá-lo encantado com o Autocad. Foi nesse momento que o jovem estudante descobriu o desejo de desenvolver uma carreira no mundo da construção civil.
Assim fez, entrando para a faculdade de Engenharia Civil da Universidade Positivo, onde conheceu Nailson R. Ramos. Ainda na graduação, Lauro continuou trabalhando com o tio, mas para continuar pagando os estudos virou motorista de transporte escolar, onde trabalhou por quatro anos.
Lauro Kirsten Jr. trabalhava durante o dia e estudava à noite até o terceiro ano de faculdade, quando foi estagiar na empresa de Nailson R. Ramos, que lhe ensinou a fazer projetos.
O início de uma parceria de sucesso
Nailson R. Ramos lembra que o amigo Lauro Kirsten Jr. sempre foi um cara inteligente, de raciocínio lógico e aplicado, que assimilava bem o conteúdo na faculdade e ensinava aos colegas durante o intervalo, tratando sempre as matérias com muita leveza.
Até o final da graduação, sempre nos finais de semana e feriados, os jovens se reuniam na casa dos pais do Lauro Kirsten Jr. para estudar. Com isso, a amizade e confiança entre Nailson R. Ramos e Lauro Kirsten Jr. se fortaleciam cada vez mais e não demorou até que trabalhassem juntos, compartilhando os mesmos ideais.
Após algum tempo como estagiário na empresa do amigo, Lauro Kirsten Jr. voltou a trabalhar com o tio. Nailson R. Ramos continuou sua empresa e dessa vez começou a realizar incorporações (comprar terrenos para construir e vender).
Algum tempo depois os amigos se reencontraram e retomaram a parceria profissional, dessa vez na VITE Construções e Incorporações, até meados de 2011, quando reativaram negócios com o proprietário da então SH Construtora, entrando para a empresa.
Alguns anos depois a construtora deixou de existir e os amigos ativaram a RCE Engenharia e Consultoria, especializada em obras corporativas.
Parceria estratégica de negócios
Com mais de 350 obras entregues em todas as regiões do Brasil, para empresas de diversos setores da economia, a RCE Engenharia é uma construtora especializada em obras corporativas, que conta com um backoffice capacitado para execução dos projetos.
Os serviços prestados pela RCE são divididos em duas categorias: construção nova (geralmente, o cliente tem apenas um terreno) e Retrofit (contempla todo tipo de obra em edificações já existentes, como reformas, adequações normativas, alterações no layout e modernização, por exemplo).
A RCE Engenharia tem um know how de mais de 11 anos em obras para empresas e a experiência de mais duas décadas com construção civil em geral. Além disso, o cliente consegue acompanhar o andamento do projeto mesmo à distância, por meio de registros fotográficos digitais 360º, e tem a disposição um engenheiro dedicado (full time) à gestão da obra e outro (part time) à supervisão do projeto para garantir que nada saia errado.