Bom atendimento, oferecer mercadorias de qualidade nas prateleiras ou ser especialista na prestação de um determinado serviço são fundamentais, mas não inteiramente suficientes para satisfazer os clientes. A estrutura física do seu negócio também é essencial para proporcionar a melhor experiência do usuário.
Quando um consumidor entra na sua loja ou empresa, ele também é impactado pela pintura das paredes, iluminação, disposição dos móveis, tipo de piso, cores dos ambientes entre outros elementos.
O que é experiência do usuário?
A experiência do usuário compreende a percepção geral dele em relação aos produtos e serviços, que envolve as sensações emocionais, racionais e físicas despertadas antes, durante e após a realização do negócio.
A experiência é o conjunto de atributos responsáveis por determinar o nível de satisfação do cliente quando ele entra em contato com sua marca. E isso vai além da qualidade dos produtos ou serviços prestados, mas também passa pelo atendimento, organização da loja e estrutura do ambiente físico ou virtual, por exemplo.
Por que a experiência é importante para o negócio?
Quando essa experiência é positiva, maior é a probabilidade de o usuário virar promotor da marca (divulgar para outras pessoas) e voltar a comprar suas mercadorias ou contratar seus serviços (fidelização).
Durante muito tempo o preço representava o principal motivo para conquistar e fidelizar clientes. Hoje, a experiência positiva do usuário envolve outros fatores, sobretudo diante da concorrência dos e-commerces.
No caso de uma loja ou empresa física, quando o cliente escolhe ir ou não até o espaço para contratar ou comprar algo, é porque, além do valor, o ambiente influencia de maneira positiva ou negativa na decisão.
O que faz alguém sair de casa para ir até sua empresa ou comércio em vez de adquirir o que precisa pela internet? A resposta está justamente na experiência do usuário e alguns elementos são decisivos para construir uma jornada positiva para os clientes.
Vendedores bem-preparados e motivados
Quando um cliente procura uma empresa, deseja ser atendido por quem conhece bem as mercadorias, consegue esclarecer dúvidas e entende suas reais necessidades, sem fazer pressão para vender produtos desnecessários.
Por isso, a capacitação dos atendentes é tão importante para a produtividade do negócio. Além disso, disponibilizar um ambiente adequado e boas condições de trabalho ajudam a motivar a equipe no dia a dia.
Conhecer bem o consumidor
É fundamental conhecer as características e entender qual é o comportamento do público para, assim, detectar antecipadamente possíveis imprevistos, objeções e problemas que possam atrapalhar a jornada de compra. Isso amplia as chances de conversão de vendas.
Pensar na disposição das coisas
Ninguém gosta de permanecer em um ambiente que dificulta a circulação, bagunçado, desconfortável e poluído visualmente. Por isso, a organização dos expositores, móveis e prateleiras de um comércio influencia na experiência positiva do usuário.
Investir na estrutura física
Após conhecer bem o estilo, preferências e interesses do público, é necessário investir na ambientação do espaço para conseguir atraí-lo. Isso envolve cuidados com a iluminação, mobiliário, cores das paredes, peças de decoração, climatização, som ambiente entre outros itens.
Como melhorar o ambiente físico e a experiência do usuário?
A ambientação do seu negócio não diz respeito apenas ao posicionamento dos móveis, objetos e estantes. Na verdade, representa o tipo de iluminação, cores, pisos, acabamentos, revestimentos e outras coisas que compõem a estrutura física do espaço.
Uma estrutura física moderna é um fator de diferenciação para o negócio. Mudanças de layout com retrofit melhoram o fluxo de pessoas, tornam o ambiente mais aconchegante, claro, convidativo e o atendimento muito melhor como um todo.
Esses itens também fazem parte da comunicação com o público. Ou seja, se sua loja está com problemas como paredes sujas, pisos e forros danificados, por exemplo, seus clientes podem entender que o descuido com a estrutura física reflete a qualidade duvidosa das mercadorias vendidas ou serviços prestados.
Para garantir que a estrutura física do seu negócio estimule a intenção de compra dos clientes e ajude a proporcionar uma boa experiência, é importante contar com a parceria estratégica de uma empresa especializada em construções e reformas empresariais, como a RCE Engenharia e Consultoria.
Com 11 anos de mercado, a RCE Engenharia conta com um time experiente de arquitetos, engenheiros, profissionais, instaladores, marceneiros e fornecedores que asseguram o melhor acabamento para a estrutura física da empresa e, assim, influenciam positivamente na produtividade dos funcionários e na experiência do usuário.
Referência na entrega de obras rápidas
A RCE Engenharia é referência na entrega de obras rápidas, sem desperdícios, eliminando prejuízos e com qualidade. É quase uma década de experiência na filosofia Lean Construction, mais de 11 anos de know how em construções empresariais, mais de 20 anos na construção civil em geral e mais de 350 obras entregues de construção e reforma em todas as regiões do Brasil.
Na RCE o cliente consegue acompanhar o andamento da obra mesmo à distância, por meio de registros fotográficos digitais 360º. Além disso, há um engenheiro dedicado à supervisão do projeto para garantir que nada saia errado.
Os serviços prestados pela RCE são divididos em duas categorias: construção nova (geralmente, o cliente tem apenas um terreno) e Retrofit (contempla todo tipo de obra em imóveis já existentes, como reformas, adequações normativas, alterações no layout e modernização, por exemplo).