Uma das principais preocupações dos empresários ao construir ou reformar a empresa é como evitar prejuízos financeiros. Se esse é o seu caso, um bom gerenciamento da obra é a solução para que você mantenha o faturamento durante a construção.
Além de garantir a execução adequada de uma obra comercial, sem a ocorrência de grandes transtornos, o gerenciamento proporciona economia de tempo e recursos, evitando desperdícios e gastos desnecessários, sem descuidar da qualidade.
Obra comercial
A construção ou reforma de um imóvel para fins comerciais é considerada uma obra complexa, que inclui diferentes ramos de negócio, como restaurantes e bares, hospitais e clínicas, shoppings, lojas, armazéns, escolas e universidades, instalações esportivas, entre outros.
Gestão de obras
A gestão de uma obra é essencial para que tudo aconteça conforme o planejado e o cronograma seja cumprido, sem contratempos, desperdícios ou gastos extras. Por isso, faz parte desse processo o gerenciamento dos recursos, pessoas e tempo.
Mais do que organizar os processos e etapas de uma obra, o gerenciamento é responsável por garantir o sucesso do projeto por meio do planejamento e execução adequada de cada etapa, sem comprometer o faturamento da empresa.
Vantagens do planejamento e gerenciamento
Além de assegurar que a obra seja entregue no tempo estipulado e respeite o orçamento definido, o planejamento e gerenciamento de uma construção ou reforma ajuda a prever e identificar possíveis problemas ou imprevistos e pensar nas soluções adequadas de forma antecipada.
A gestão baseia-se em atividades fundamentais:
- Finalidade da obra: onde são observados os objetivos do cliente, delegadas as responsabilidades, levantadas as necessidades de locação de equipamentos, materiais e fornecedores especiais, entre outros pontos;
- Tempo: com determinação do planejamento e controle do tempo da obra, duração de cada etapa do projeto e elaboração do cronograma para que tudo seja entregue no prazo;
- Custos: para prever gastos, levantar preços, orçamentos, fazer projeções e controles;
- Qualidade: aqui acontece a procura e aquisição de produtos de excelência, além da busca pela realização de processos sem falha e com redução de erros;
- Comunicação: com o objetivo de instituir métodos de comunicação eficientes entre a equipe da construtora e com a empresa contratante e outros agentes externos;
- Recursos humanos: este setor escolhe e aloca os funcionários das diferentes áreas da construtora;
- Contratos e fornecimentos: responde pela gestão de fornecedores, novas contratações, com foco no melhor custo-benefício.
Metodologia Lean Construction
O Lean Construction ou "construção enxuta" é uma filosofia baseada nas premissas do Sistema Toyota de Produção, por meio da qual é possível otimizar processos e, assim, eliminar etapas desnecessárias, reduzir desperdícios e entregar a obra no prazo.
Por meio do Lean Construction é possível gerenciar com eficiência uma obra comercial por meio do ajuste das fases e processos às necessidades do cliente. Sendo uma delas, a manutenção do faturamento da empresa durante a realização da construção ou reforma.
Fases de uma obra
A execução de um projeto de construção comercial envolve várias fases e com um bom gerenciamento é possível prever possíveis imprevistos, além de garantir que a obra seja concluída no tempo esperado, otimizando custo e evitando prejuízos.
Para que a empresa mantenha o faturamento mesmo com a obra em execução, o faseamento é uma boa solução, já que a construção é dividida em fases que permitem o funcionamento de toda empresa.
Obra faseada
Neste tipo de obra a execução ocorre por meio de fases, onde cada uma corresponde a uma parte da edificação e, por isso, pode ser usada de modo independente e a empresa não precisa parar totalmente suas atividades.
Fases da obra:
- Análise do local: é importante conhecer aspectos e dados do imóvel e arredores para garantir um eficiente fluxo logístico durante a execução da obra;
- Projeto arquitetônico: é nesta etapa onde geralmente são elaboradas soluções para as demandas necessárias, com possíveis diferenças entre o desejo do cliente e o que de fato pode ser executado, sem desconsiderar as leis e o plano diretor local;
- Elaboração dos desenhos com o máximo de detalhamento: o projeto é detalhado com base na solicitação do cliente, arquiteto e construtora. O documento deve conter, por exemplo, o máximo de detalhamento executivo possível, minimizando a tomada de decisão em obra, entre outros registros básicos;
- Revisão e aprovação: é fundamental que todas as etapas do projeto sejam avaliadas em conjunto para impedir falhas capazes de prejudicar, inclusive, a integridade estrutural;
- Legalização da obra: são pagas algumas taxas de acordo com as leis locais. A execução da obra só pode acontecer após aprovação. No final desta etapa, ou perto do fim, a visita do corpo de bombeiros é requisitada para verificar questões relativas à segurança e obtenção do Habite-se;
- Definição dos prazos: o planejamento da obra precisa considerar a disponibilidade e condição de entrega de itens não convencionais e tempo de execução dos diferentes serviços e disciplinas, com a data de entrada e saída das equipes envolvidas;
- Mão de obra e orçamentos: é aqui onde são levantados todos os custos e relacionada a quantidade necessária de materiais e mão de obra para execução da obra, para determinar o custo final da edificação;
- Execução e acompanhamento: é importante destacar que esta fase não é isolada das anteriores, pois durante a execução é possível haver revisões e adaptações dos prazos, custos entre outras coisas.
- Pós-obra: a entrega da obra ao cliente também faz parte do planejamento. Por isso, esta etapa precisa contemplar uma estratégia para solucionar possíveis queixas.
Padronização dos processos construtivos
Sua empresa não precisa interromper as atividades e prejudicar o faturamento enquanto a obra acontece. Para isso, é importante entregar o gerenciamento do projeto nas mãos de uma construtora especializada, como a RCE Engenharia.
Referência na entrega de obras rápidas, sem desperdícios, prejuízos e com qualidade, a RCE Engenharia tem quase uma década de experiência na filosofia Lean Construction, mais de 11 anos de know how em construções empresariais e mais de 20 anos na construção civil em geral, com mais de 350 obras entregues em todas as regiões do Brasil.
Na RCE o cliente consegue acompanhar o andamento da obra mesmo a distância, por meio de registros fotográficos digitais 360º. Além disso, há um engenheiro dedicado (full time) à gestão da obra, e outro (part time) na supervisão do projeto para garantir que nada saia errado.
Os serviços prestados pela RCE são divididos em duas categorias: construção nova (geralmente, o cliente tem um projeto para ser executado) e Retrofit (contempla todo tipo de obra em construções já existentes, como reformas, adequações, alterações no layout e modernização, por exemplo).
Entre em contato com a RCE Engenharia e execute seu projeto sem prejuízo no faturamento.