Assim como acontece em outros setores da economia, na construção civil as empresas precisam modernizar-se para acompanhar a evolução do mercado e performar cada vez mais competitivas. A filosofia Lean Construction é um bom exemplo desse movimento.
Também conhecida como “construção enxuta”, o Lean Construction ajuda a melhorar a logística do processo construtivo com a otimização do tempo e redução de custos por meio da economia de materiais, mão de obra e tempo.
Lean Construction
Com o objetivo de interromper processos desnecessários, capazes de atrapalhar o andamento de uma obra, o Lean Construction otimiza etapas que envolvem a entrega de um produto.
O Lean Construction visa acabar com desperdícios de materiais, prevenir situações de atraso e construir em menos tempo, de forma mais simples e com mais qualidade.
Filosofia da Toyota
O Lean Construction é uma filosofia baseada nas premissas do Sistema Toyota de Produção (STP), aprimorada pelo pesquisador Lauri Koskela, que adaptou o Lean (enxuto) à construção civil.
Koskela estabeleceu onze princípios diretamente ligados aos conceitos da filosofia Toyota para aplicar na construção dos empreendimentos:
- Reduzir as atividades que não agregam valor;
- Aumentar o valor da produção por meio da consideração sistemática dos requisitos dos clientes;
- Reduzir a variabilidade;
- Reduzir o tempo de ciclo;
- Simplificar pela minimização do número de etapas, partes e ligações;
- Aumentar a flexibilidade de saída;
- Aumentar a transparência do processo;
- Ter controle de foco no processo completo;
- Construir melhorias contínuas no processo;
- Balancear melhoria do fluxo com melhoria de conversão;
- Ter referência (benchmark).
Princípios fundamentais
Há cinco princípios que regem o Lean Construction na construção civil:
Agregar valor à construção
O primeiro princípio determina que é preciso identificar as necessidades dos clientes internos e externos da construtora, considerando-as no projeto e na gestão da produção. Isso representa agregar valor à construção para atender às expectativas do comprador.
Eliminar o que não acrescenta
Se estamos diante de uma construção enxuta, reduzir perdas e desperdícios é um dos passos mais importantes. Para isso, é necessário eliminar algumas atividades desnecessárias (que estão sobrando) do processo de construção e, assim, otimizar e deixar passo a passo do trabalho mais direto.
Otimizar o tempo
Este princípio pode ser resumido como a necessidade de ser mais produtivo em uma construção, ou seja, fazer mais em menos tempo, o que ajuda a evitar desperdícios. A base desse fundamento está no sistema Just in Time (JIT), criado na década de 70, por meio do qual a produção acontece de acordo com a demanda (redução do custo com estoque).
Reduzir a variabilidade
Apesar de ser comum a ocorrência de imprevistos e incertezas na construção civil, por meio do Lean Construction é possível adotar certos modelos para melhorar o aproveitamento do tempo e, consequentemente, reduzir desperdícios nas diferentes etapas da obra.
Tornar os processos transparentes
Quanto maior a transparência na gestão da obra, menores são os ruídos de comunicação durante o processo de construção. Isso significa que as etapas do projeto precisam ser simples e objetivas para evitar retrabalho.
Benefícios de implementação
Com o objetivo de aumentar a qualidade da produção e reduzir os custos e desperdícios no processo da obra, o Lean Construction possibilita os seguintes benefícios para o cliente:
- Manter um cronograma e cumprir prazos;
- Eliminar desperdício de material;
- Fazer do canteiro de obras um espaço produtivo com a padronização de etapas;
- Detectar falhas e riscos antecipadamente;
- Corrigir o que é necessário em tempo hábil;
- Eliminar atividades desnecessárias;
- Aumentar o valor agregado à entrega da obra e a satisfação dos clientes;
- Redução do tempo de execução do projeto;
- Evitar retrabalhos.
Modelo de gestão de obras da RCE Engenharia
A RCE Engenharia é referência na entrega de obras rápidas com qualidade, sem desperdícios e eliminando prejuízos. É quase uma década de experiência na filosofia Lean Construction, mais de 11 anos de know how em construções empresariais, mais de 20 anos na construção civil em geral e mais de 350 obras entregues de construção e reforma em todas as regiões do Brasil.
Na RCE o cliente consegue acompanhar o andamento da obra mesmo à distância, por meio de registros fotográficos digitais 360º. Além disso, há um engenheiro dedicado (full time) à gestão da obra e outro (part time) à supervisão do projeto para garantir que nada saia errado.
Os serviços prestados pela RCE são divididos em duas categorias: construção nova (geralmente, o cliente tem apenas um terreno) e Retrofit (contempla todo tipo de obra em imóveis já existentes, como reformas, adequações normativas, alterações no layout e modernização, por exemplo).
Entre em contato com a RCE Engenharia e execute seu projeto sem desperdícios.