| Foto:
  • Por RCE Engenharia
  • 04/01/2023 14:14
Ouça este conteúdo

Você sabe o que é Retrofit? Essa técnica tem cada vez mais espaço na construção civil porque moderniza construções obsoletas, sem desconsiderar as características históricas e o charme do imóvel.

Além de valorizar o prédio, o retrofit melhora a qualidade e segurança das instalações hidráulicas e elétricas, elevadores, mobiliários e fachadas. Neste conteúdo você descobrirá por que essa técnica pode ajudar a destacar sua marca no mercado.

O que é retrofit

O Retrofit surgiu na Europa com o objetivo de revitalizar edificações antigas e sem utilidade. Hoje, muito usada por arquitetos e engenheiros do mundo todo, inclusive do Brasil, a técnica promove a modernização do empreendimento e amplia sua vida útil.

O principal objetivo do retrofit é ceder espaço para um design mais moderno e para as novas tecnologias, adaptando a construção às necessidades do presente, tornando-a mais segura sem eliminar sua identidade original.

Reforma e Retrofit

Um projeto de reforma não é a mesma coisa que um de Retrofit. No primeiro caso a intervenção feita é considerada pequena e pode realizar mudanças que descaracterizam o estilo arquitetônico da construção.

Por outro lado, o Retrofit não promove alterações nos elementos originais históricos e arquitetônicos do imóvel. É uma intervenção para melhorar e modernizar as instalações, além de atualizar a parte estética.

Quando usar retrofit

Vale a pena utilizar Retrofit quando a vida útil de uma construção terminou ou os custos necessários para mantê-la são inviáveis. A técnica também é usada para adequar acessibilidade, tecnologias sustentáveis e reciclagem, com reaproveitamento de materiais pertencentes à obra.

Outra possibilidade de execução de um projeto de Retrofit é quando a legislação vigente não permite demolir ou substituir uma edificação antiga por uma nova construção.

Etapas do Retrofit

Agora que você já conhece o conceito de Retrofit, está na hora de descobrir como as etapas do projeto são executadas na prática.

  • Demolição controlada: esta é a primeira etapa e ocorre porque nem sempre todas as estruturas internas são aproveitadas. Além disso, se os revestimentos forem trocados é preciso remover o antigo;
  • Reforço na estrutura: ajuda a garantir a segurança do projeto, sobretudo em construções muito antigas onde a capacidade de suporte da estrutura aumenta pelas alterações no seu uso;
  • Fechamento: ocorre por meio de vedações ou muros na própria construção;
  • Acabamentos: essencial para a estética do local, deve ser realizado com cuidado para não descaracterizar o projeto. É possível usar materiais recicláveis;
  • Substituição e modernização de elétrica, telefonia e dados: se for necessário, deve modernizar-se o cabeamento e instalar novas caixas de distribuição;
  • Hidráulica e ar-condicionado: pode ser a atualização de estruturas já existentes ou instalação de novas;
  • Pisos e outros revestimentos: podem ser reformados ou totalmente substituídos;
  • Fachada: pode ser renovada, sem mexer na sua estrutura, por meio de diversas matérias-primas, inclusive a pintura tradicional.

Vantagens

Além de valorizar o imóvel, o Retrofit transforma construções antigas dos grandes centros urbanos em edificações modernas e adaptadas às novas necessidades.

Outras vantagens:

  • Redução de custos: há um estudo de reaproveitamento e sustentabilidade do projeto;
  • Maior agilidade: os projetos são geralmente executados em módulos;
  • Redução do consumo de água e energia: com modernização do sistema hidráulico, instalação de medidores de energia individuais, aparelhos de ar-condicionado modernos e sensores de presença, por exemplo;
  • Reaproveitamento de espaços com a modernização da infraestrutura. Normalmente, edificações antigas eram construídas com cômodos maiores;
  • Melhorar a qualidade dos materiais: na execução do projeto procura-se preservar tacos, madeira maciça, paredes de tijolos e assoalhos para conservar o toque clássico e a rigidez da construção;
  • Melhora a imagem da marca: nos casos de projetos em empresas, já que a estrutura modernizada comunica maior autoridade. Um ambiente moderno dá melhores condições de trabalho aos colaboradores e potencialmente aumenta o faturamento da empresa. 

Retrofit Oncoclínicas

RCE Engenharia: especialista em Retrofit

Com 11 anos de atuação no mercado e obras espalhadas por 16 estados brasileiros em mais de 120 cidades, a RCE Engenharia é especializada em modernizar estruturas físicas de empresas por meio do Retrofit.

Com um time experiente de arquitetos, engenheiros, profissionais, instaladores, marceneiros e fornecedores que asseguram o melhor acabamento para a estrutura física da empresa, a RCE Engenharia é referência na entrega de obras rápidas e qualificadas, reduzindo desperdícios e evitando prejuízos.

É quase uma década de experiência na filosofia Lean Construction em obras corporativas, mais de 11 anos de know how em construções empresariais e mais de 350 obras entregues de construção e reforma em todas as regiões do Brasil.

Na RCE o cliente consegue acompanhar o andamento da obra mesmo à distância, por meio de registros fotográficos digitais 360º. Além disso, há um engenheiro dedicado (full time) à gestão da obra, e outro (part time) à supervisão do projeto para garantir que nada saia errado.

Os serviços prestados pela RCE são divididos em duas categorias: construção nova (geralmente, o cliente tem apenas um terreno) e Retrofit (contempla todo tipo de obra em imóveis já existentes, como reformas, adequações normativas, alterações no layout e modernização, por exemplo).

Entre em contato com a RCE Engenharia e execute o projeto de retrofit da sua empresa.