O empresário Daniel Sidnei Oliveira de Assis, de 37 anos, passou por um susto que quase lhe custou a vida. Durante um churrasco, ele começou a sentir fortes dores no peito, que o levaram a procurar atendimento no Hospital Santa Cruz, conhecido pela qualidade de seus serviços.
Ao chegar ao hospital, Daniel foi prontamente atendido pela equipe médica, que agiu de forma rápida e precisa. Após sofrer quatro paradas cardíacas, ele foi submetido a procedimentos de emergência, como cateterismo e angioplastia.
"Se não fosse pela eficiência da equipe, o desfecho poderia ter sido muito diferente", afirma Daniel. O tempo foi crucial, e a eficiência da equipe médica fez toda a diferença. "Eu não sabia que estava mal, mas eles sabiam exatamente o que fazer. Graças a isso, hoje estou em casa, com minha família, me recuperando”, completa.
Para acertar na escolha de um hospital, ter acesso aos indicadores de qualidade da instituição faz diferença para tomar uma decisão consciente. Na Rede D’Or, esses dados são divulgados publicamente desde 2022.
Qualidade técnica como guia
Maior empresa de saúde da América Latina, a Rede D’Or se destaca pelo seu Programa de Qualidade Técnica. A iniciativa é baseada no monitoramento de 50 indicadores, acreditação de excelência, auditorias interna e externa e compartilhamento de boas práticas entre os hospitais (v. infográfico).
“A criação de bancos de dados, padrões e manuais utilizados como referência em todos os Estados pela Rede D’Or tem acelerado o processo de elevação da segurança dos processos assistenciais e retroalimentado o sistema continuamente”, ressalta Franklin Lindolf Bloedorn, avaliador da Joint Commission International (EUA).
Prêmios baseados em indicadores técnicos
Uma boa forma de se informar para escolher o hospital é verificar os prêmios técnicos recebidos pela instituição.
O projeto UTIs Brasileiras, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e da EPIMED, destacou 180 UTIs da Rede D’Or em 2023; dessas, 116 foram reconhecidas como Top Performer ou UTI Eficiente, representando 25% do total de premiados. O coordenador da unidade de internação do Hospital São Carlos, Dr. André Albuquerque da Silva, enfatiza que a excelência da Rede D’Or é fruto do compromisso com a disponibilização de tecnologia de ponta e de equipes qualificadas na busca por tratamentos eficientes e seguros.
O médico cardiologista do Hospital Santa Cruz, que faz parte da Rede D'Or em Curitiba, Guilherme Barreto, ressalta que o padrão de qualidade é impulsionado por seu compromisso de disponibilizar tecnologia de ponta e equipes qualificadas para oferecer tratamentos avançados. "O fator decisivo para o desfecho positivo foi a agilidade no reconhecimento do infarto, que permitiu a rápida restauração do fluxo sanguíneo na artéria coronária obstruída”, finaliza.
No Brasil, a Rede D’Or lidera uma iniciativa inédita de transparência. Clique aqui e saiba quem avalia a qualidade dos hospitais.
Prêmios baseados em reputação
Outros prêmios e rankings, baseados em reputação, também podem ser considerados. “A reputação está associada a percepções, como a presença de médicos renomados nas equipes, a experiência do paciente naquela instituição, entre outras”, explica Ana Maria Malik, doutora em Medicina, mestre em Administração e professora titular da Fundação Getúlio Vargas (FGV - SP).
Mas, ainda que significativos, esses prêmios devem complementar o principal: o compromisso com a excelência, a transparência e índices superiores de qualidade. Por manter o foco na Qualidade Técnica, a Rede D'Or eleva os padrões na saúde, destacando-se como uma escolha confiável para médicos e pacientes no Brasil e no mundo.
As premiações e indicadores técnicos da Rede D’Or comprovam o comprometimento com a vida humana acima de tudo. Os excelentes resultados são a prova de que a eficiência e a agilidade fazem parte do dia a dia dos hospitais da rede, com atendimentos de qualidade que salvam vidas. Por isso, a Rede D’Or se compromete em divulgar os indicadores, mantendo a transparência aos pacientes e familiares.