Saiba como a comunicação 4.0 pode beneficiar seu negócio| Foto: ShutterStock
  • Por Renova Media Advising
  • 01/11/2019 00:01
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Gostando ou não, estamos diante de um verdadeiro mundo novo no que diz respeito à comunicação. O simples fato de você estar lendo este artigo em seu smartphone, ou um destaque de um boletim informativo, é a prova disso!

Vivemos em um tempo dinâmico, em que conteúdos se multiplicam na velocidade da luz e todos lutamos para selecionar as melhores fontes e notícias, separar o que é verdadeiro das fake news, e continuarmos concentrados sem ter a sensação de desperdiçar nosso tempo.

E o que é a Comunicação 4.0?

Nao tem como falar da comunicação 4.0 sem falar também sobre a quarta revolução industrial, a chamada Indústria 4.0. Ela trouxe um novo conceito sobre a transformação digital, processos ágeis e inovações tecnológicas.

Dentro desta mesma abordagem e linha de raciocínio, a comunicação também passa por uma fase de transformação. Vivemos a “revolução criativa”, onde uma nova geração de profissionais encontra na criatividade a solução para reinventar o mundo. Na Renova Media Advising, a comunicação 4.0 é dinâmica, cíclica e exige profissionais especialistas no que fazem. “Nossas estratégias são plurais, e atuamos em diversas frentes com credibilidade e entendimento de onde nosso cliente precisa chegar”, conta Renata Rosa, diretora executiva da agência, que costuma orientar seus clientes sobre a necessidade de estarem preparados para essas mudanças. “É preciso ser competitivo e ágil. E somente uma agência de marketing é capaz alavancar tal potencial”, completa Renata.

| Foto: GUSTAVO SGUISSARDI

“Nossas estratégias são plurais, e atuamos em diversas frentes com credibilidade e entendimento de onde nosso cliente precisa chegar”

- Renata Rosa, Diretora executiva Renova Media Advertising

Outro ponto fundamental é entender a fundo os novos canais de comunicação. Os consumidores hoje têm algo muito poderoso, que direciona o esforço das marcas no diálogo com o mercado: eles têm voz. No ambiente das redes sociais, qualquer pessoa pode viralizar um conteúdo, incluindo críticas ou elogios a uma marca. O ambiente digital demanda novas habilidades dos profissionais de comunicação para lidar com consumidores conectados.

Some-se a isso o acesso vasto a informação que inclui conteúdo sobre marcas e produtos que envolvem desde análises especializadas, até comentários de amigos ou conhecidos.

E como a Renova Media Advising pode apoiar uma empresa a enfrentar os  novos desafios da Comunicação 4.0?

A capacidade de construir relacionamentos, de contar histórias é fundamental em todos os setores deste cenário complexo e atual. Gerar conteúdo relevante, por meio de um processo de comunicação adaptado, é fundamental. Buscar boa exposição em mídias relevantes para o segmento e, com isso, ganhar uma ampla visibilidade e alcance, são igualmente importantes.

Outro ponto essencial é estar atento às novidades de diferentes segmentos e saber aproveitar o mesmo tema em diferentes canais de comunicação ou redes sociais. “Um mesmo assunto pode ser aproveitado de diversas maneiras, atingindo resultados diferentes. Por exemplo: um assunto trabalhado com release para conseguir uma matéria em uma emissora de TV, pode ser divulgado também por um portal ou um influenciador digital”, explica Renata.

Consumidores empoderados demandam comunicação estratégica. Pense nisso como parte fundamental da sua estratégia. Venha nos conhecer!