As embarcações Victor já estão a todo vapor para lançar novos pratos para a semana que antecede a Páscoa. Com expectativa de servir cerca de 300 quilos de bacalhau durante a Semana Santa, as unidades Bar do Victor (unidade no São Lourenço) e Praça do Victor (unidade Praça da Espanha) vão incluir novos pratos com este peixe especialmente para a Semana Santa, o período com maior procura por peixes e frutos do mar.
"Durante a Quaresma, o consumo de pescados aumenta de 25% a 30%, e o movimento se intensifica na última semana", observa Chico Urban, sócio-proprietário do Grupo Victor e à frente das duas embarcações. Os restaurantes, especializados em peixes e frutos do mar, têm uma variedade de pratos que permite experimentar preparos diferentes durante toda a Quaresma.
Entre os dias 2 e 9 de abril, os quatro pratos especiais para a Semana Santa são o Arroz de Bacalhau, Bacalhau à Zé do Pipo, Penne com Bacalhau e Bacalhau às Natas. Os preparos se somam temporariamente aos pratos com bacalhau dos cardápios tradicionais do Bar do Victor (Bacalhau de Braga, Bacalhau da Casa e Bacalhau Zanoni) e aos da Praça do Victor (Bacalhau de Braga e Bacalhau da Casa).
O peixe usado é o Gadus morhua norueguês, espécie mais nobre de peixe em que se aplica a técnica de salga de bacalhau. "Nós cuidamos da dessalga e porcionamento de todo o bacalhau que servimos. A dessalga é feita em água bem gelada, com seis, sete trocas de água, e aí separamos em três cortes: lombo, lascas e a parte mais fininha, desfiamos", explica Chico.
Cada corte integra um prato. O lombo é usado no Bacalhau de Braga, grelhado e servido com batatas e alho confit, tomates-cereja, brócolis, cebola roxa, azeitonas pretas e ovos (acompanha arroz branco; individual); e também no Bacalhau Zanoni, que leva batata crispy, cebola roxa, alho-poró, azeitonas pretas e ovos (individual).
O Bacalhau às Natas é feito com lascas (assado, com batata, cebola e creme de leite; individual); assim como o Bacalhau da Casa, um cozido feito em panela de barro que leva batata, tomate, azeitonas pretas e ovos cozidos (serve duas pessoas; acompanha arroz branco); o Bacalhau à Zé do Pipo, receita cremosa assada com purê de batata e lascas do peixe; e a massa Penne com Bacalhau.
O bacalhau desfiado, resultado das partes mais finas do peixe, integra o Arroz de Bacalhau e a porção de bolinhos de bacalhau, ideal para iniciar a refeição. Outras opções de entrada sugeridas são os espetinhos de camarão, a casquinha de siri e a isca de peixe com molho tártaro.
Além dos preparos com bacalhau, o cardápio exclusivo da Semana Santa conta também com o Peixe à Parmegiana, feito com o o peixe branco do dia. O prato leva arroz, batata chips, e o peixe é empanado, frito e gratinado com molho de tomate caseiro e queijo.
Do cardápio tradicional das embarcações Victor, a sugestão é Camarões de Portugal, um arroz cremoso com brócolis, alho, queijo coalho e camarão à milanesa, gratinado; e as moquecas da casa, feitas ao modo capixaba ou ao modo baiano, conforme o cliente preferir. A diferença entre elas é que a baiana tem três ingredientes a mais, que a tornam mais encorpada: leite de coco, dendê e pimentões. Ambas são finalizadas com coentro, que pode ser retirado caso o cliente prefira, e são acompanhadas de arroz, farofa de dendê e pirão de linguado.
Para harmonizar, as casas dispõem de uma carta com boas opções de vinhos portugueses, excelentes pares para os novos pratos. É necessário fazer reserva antecipada durante a Semana Santa para almoço e jantar no Bar do Victor e Praça do Victor. Na Sexta-Feira Santa (7 de abril), as reservas são até às 11h30 para ambos os restaurantes. Após este horário, apenas por ordem de chegada.
Serviço
Pratos especiais da Semana Santa com bacalhau: de 2 a 9 de abril, no almoço e jantar, em dois endereços:
- Praça do Victor. Rua Saldanha Marinho, 1.650, Praça da Espanha – (41) 3076-0720. Reservas pelo site e por WhatsApp: (41) 9 9708-0672.
- Bar do Victor – Rua Lívio Moreira, 284, São Lourenço – (41) 3353-1920. Reservas pelo site e por whatsapp (41) 9 9684-0509.
Restaurantes abrem para almoço de terça a domingo das 11h30 às 15h e para jantar de terça a sábado das 18h às 23h.