Se você é do ramo, já deve ter ouvido falar na Rudegon, a loja do marceneiro. Fundada há mais de trinta anos, hoje é a maior revendedora de produtos para a construção e acabamento de móveis sob medida e ambientes. Localizada em Curitiba, possui o maior atendimento no sul do Brasil graças ao seu estoque variado, que está em torno de 20 mil ítens.
E como grandes histórias geralmente começam com muito esforço e dedicação, na Rudegon, não foi diferente. Por isso, neste artigo, faremos uma jornada pelo passado a fim de descobrirmos a trajetória da loja e as razões do seu sucesso.
Primeiros desafios
Tudo começou em 1987 com os irmãos Egon Hamm e Rudolf Hamm Filho, que juntos decidiram abrir um comércio de compensados com o objetivo de atender os marceneiros. O nome do empreendimento, inclusive, nasceu da junção do nome de ambos: Rud + Egon.
O pontapé financeiro se deu por meio de uma troca. Os irmãos se desfizeram de um antigo carro, modelo Passat, e compraram os primeiros produtos para venda. Na época, Rudolf e Egon tinham apenas um funcionário e eram os três que descarregavam as chapas dos caminhões. Por vezes, eles descarregavam madrugada adentro e, às sete da manhã, estavam de pé novamente para atender os clientes.
O atendimento era feito em um balcão, onde os irmãos empilhavam os compensados e painéis para que os clientes os escolhessem. A sala comercial alugada, que usavam de escritório, não tinha mais de 15 m² e logo ficou pequena para armazenar as cargas. A solução, então, foi usar os fundos do terreno como depósito.
Por muito tempo, essa era a dinâmica da equipe: descarregar, armazenar e atender os marceneiros que chegavam ali em busca de serviços e ajuda.
Evolução da empresa e inauguração da loja conceito
Em 1990, Rudolf e Egon ergueram seu primeiro depósito, visto que o espaço inicial já não era espaçoso o suficiente para armazenar as cargas. O depósito novo era tão grande que eles estavam convictos de que não precisariam construir mais nada.
Por quase dez anos, a empresa seguiu um ritmo constante de evolução e aumentou seu quadro de funcionários e também seus objetivos. Então, pouco antes dos anos 2000, os irmãos inauguraram sua primeira loja conceito.
A ideia era oferecer aos marceneiros um ambiente sofisticado, arejado, maior e bem construído para que pudessem se sentir prestigiados. Até então, as marcenarias tinham fama de serem lugares fechados e pequenos. Portanto, a inauguração da loja conceito foi um pioneirismo no país.
Foi também por essa época que novos serviços foram implementados para os clientes. Nascia assim a Rafex, a AMC Serviços e a participação na Rede Pró.
Novas empresas e serviços para os marceneiros
Em 2004, a Rudegon inaugurou a Rafex Alumínio, empresa especializada na produção de portas de alumínio com vidro sob medida para a indústria moveleira. Como eram poucas as empresas especializadas no ramo, a inauguração facilitou a vida do marceneiro, que passou a contar com diversas opções de perfil, puxador e vidro para combinar e criar portas exclusivas para seus clientes.
Outra inovação foi o surgimento da AMC Serviços, uma parte da empresa destinada a disponibilizar mão de obra com maquinário de ponta. Dessa forma, quando as demandas dos marceneiros ultrapassam sua capacidade de produção, eles terceirizam o serviço para a Rudegon. Isso agilizou o serviço de pequenas marcenarias, além de possibilitar projetos mais ambiciosos.
Além disso, as lojas do Grupo Rudegon também passaram a fazer parte de uma das maiores redes nacionais de revendas de produtos para fabricação de móveis, a Rede Pró, da qual os proprietários são co-fundadores. Esta rede possui atualmente mais de 100 lojas distribuídas em todas as regiões do Brasil.
Lançamento do showroom de ambientes e estreitamento dos laços
Quando a Rudegon fez 30 anos, os irmãos inauguraram outro ambicioso projeto: um showroom completo com todos os ambientes de uma casa. Com altíssimo estilo e sofisticação, os 12 cômodos passaram a ser propagandas vivas dos lançamentos dos fornecedores e das últimas tendências vigentes da movelaria.
Assim, a Rudegon passou a oferecer ao marceneiro um lugar onde ele possa apresentar ao seu cliente o que há de mais atual em móveis. Essa estratégia faz parte de outro grande objetivo do Grupo: estreitar os laços entre marceneiros, arquitetos, designers e o consumidor final. Dessa forma, a Rudegon se torna um ponto de intermediação com o cliente final, além de favorecer o networking entre os profissionais de diferentes áreas.
2021: Expo Grandes Marcas
Há seis anos, a Rudegon realiza uma feira anual na qual apresenta todos os lançamentos e inovações da indústria moveleira. A Expo Grandes Marcas, por exemplo, contou com mais de 30 expositores e a possibilidade de participar de workshops e cursos práticos durante o evento.
Ao todo, a loja matriz, onde é realizado o evento, conta com 8600 m² e cerca de 270 colaboradores – muitos deles construíram suas carreiras na Rudegon, fazendo parte da equipe desde a década de 90.
Além disso, em 2020 a Rudegon refez o showroom, aumentando mais três ambientes (agora são 15 no total). Nele, oferece opções modernas e atualizadas de hall de entrada, lavabos, banheiro, lavanderia, sala de estar e jantar, cozinha, área gourmet, closet, quarto de criança, bebê, adolescente, suíte e um studio.
A Rudegon está sempre de portas abertas para atendê-lo!
Clique aqui para acessar o site e faça uma visita à loja física.
Fitas de borda: saiba como material protege seu móvel com resistência e elegância
E-commerce com amplo mix de produtos facilita a jornada de clientes da Rudegon
Com sofisticação, pintura de móveis em laca amplia mercado para marceneiros
Saiba por que o laminado decorativo revoluciona o mercado de revestimentos