A iluminação em móveis é uma tendência da arquitetura de interiores que, quando bem executada, tem a habilidade de deixar os ambientes mais amplos, aconchegantes e sofisticados. Isso porque a iluminação, de maneira geral, é uma parte importantíssima dos projetos. É ela que oferece unidade ao espaço, harmonizando os móveis e objetos que o compõem.
Portanto, quando aliada à marcenaria, a iluminação em móveis impacta não só o ambiente em que foi instalada, mas também a percepção das pessoas que passam tempo neste espaço. Dentre as principais interferências estão a temperatura, o design e a tecnologia.
Temperatura e o humor
A nossa percepção de cor do ambiente muda segundo a temperatura da luz escolhida para ele. É fácil perceber isso quando comparamos as luzes brancas de um consultório médico, com o jantar romântico à luz de velas que preparamos para alguém especial.
Logo, as luzes frias costumam ser utilizadas em ambientes dedicados ao trabalho, que exigem concentração, como cozinhas, escritórios, lavanderias e banheiros. Já as luzes quentes combinam melhor em ambientes de lazer e conforto, como salas de estar e jantar.
Pode parecer estranho de pensar, mas a cor e luz interferem no estado de espírito das pessoas, com potencial para acalmá-las ou estressá-las. Isso também depende da intensidade, tonalidade e local escolhido de instalação. Por isso, a escolha da temperatura certa para cada ambiente – e, portanto, cada móvel – deve ser feita desde o início do projeto.
Design: como a luz ajuda a valorizar sua decoração
Tal qual um museu, que aplica luzes diretas em suas obras de arte, você pode priorizar certas áreas do seu móvel a fim de valorizá-las e captar o olhar do visitante. Se o desejo for destacar algumas prateleiras de uma cristaleira, por exemplo, você pode embutir luzes e personalizar o móvel. O mesmo vale para nichos em estantes, armários da cozinha, penteadeiras e demais mobiliários em qualquer ambiente da casa.
Além desse objetivo puramente estético, é importante reforçar que luzes embutidas em móveis também são úteis no dia a dia. É o caso da iluminação embutida em closets e gavetas, que deixam o cotidiano mais prático na procura dos seus pertences.
Tecnologia e marcenaria
Assim como a tecnologia, o ramo da marcenaria também evoluiu muito nas últimas décadas. Além de designs cada vez mais diferentes, ousados e geometricamente desafiadores, hoje as Iluminações personalizadas podem ser controladas por aplicativos, que determinam hora de funcionamento, intensidade e até mesmo cor.
Também com o auxílio da tecnologia, é possível criar vários cenários em diferentes ambientes. Como dito anteriormente, a iluminação tem o poder de determinar o humor do espaço. Um móvel que costumava receber luz branca, por exemplo, pode se transformar completamente ao receber luz de outros tons, como verde, rosa ou amarelo. E tudo isso pode ser controlado automatizando seu ambiente e residência.
A Rudegon, empresa curitibana que vem ditando tendência no segmento de produtos para marcenaria, oferece um atendimento completo incluindo auxílio de marceneiros, arquitetos e designs.
Faça uma visita ou clique aqui para acessar o site.
Fitas de borda: saiba como material protege seu móvel com resistência e elegância
E-commerce com amplo mix de produtos facilita a jornada de clientes da Rudegon
Com sofisticação, pintura de móveis em laca amplia mercado para marceneiros
Saiba por que o laminado decorativo revoluciona o mercado de revestimentos