Por muitos anos, a resistência foi o principal atributo toda vez que o laminado decorativo se tornava o escolhido para trabalhos de revestimentos na hora de pensar o mobiliário de uma casa, por exemplo.
Agora, em plena era da experiência do usuário e da tecnologia acelerando todas as áreas, o mercado de laminados não só acompanha essa evolução e mantém seu padrão já conhecido com alta durabilidade, como também se tornou o responsável por lançar as tendências na hora de construir e reformar.
Para entender mais sobre os benefícios das novidadespara os profissionais que utilizam esses materiais nos seus projetos, a Rudegon, a loja do marceneiro e maior revendedora de produtos para a construção e acabamento de móveis sob medida e ambientes, convidou a Pertech do Brasil para mostrar como acontece, na prática, essa verdadeira revolução do mercado de revestimentos.
Toda a linha de laminados decorativos da Pertech está disponível nas três unidades Rudegon, localizadas em Curitiba e Região Metropolitana. São 20 mil itens em cinco setores à disposição do cliente, e cerca de 600 atendimentos diários. É o maior estoque da região, com as principais marcas nacionais e multinacionais do setor. Para atender aos clientes de forma global, todos os produtos são divididos em cinco setores principais: painéis e revestimentos; máquinas e ferramentas; ferragens e acessórios; químicos e adesivos; e decoração e acabamentos.
Por que laminado decorativo?
Você, com certeza, deve conhecê-lo pelo popular “fórmica”, que é, na verdade, o nome da marca que introduziu a lâmina sintética de alta pressão no Brasil.
Os móveis de madeira são revestidos por lâminas e, quando o laminado decorativo é escolhido, profissionais e clientes estão optando pelo revestimento mais resistente. São muitas décadas deste material no mercado; atualmente, é possível utilizá-lo em outros vários projetos - extrapolando a barreira dos móveis de madeira -, e em diferentes versões.
Os laminados decorativos de alta pressão que imitam padrões de pedras, as aplicações totalmente diferenciadas e o uso na construção civil são apenas algumas das múltiplas possibilidades do revestimento.
A revolução no mercado
Mas, afinal, o que há de novo? Para responder essa pergunta, a Pertech, parte do grupo Sanford e há 68 anos no mercado brasileiro, lança mão de uma série de novidades para levar às prateleiras o que há de mais moderno na hora de escolher o revestimento que combina com o projeto.
Líder latino-americana em laminados decorativos com diferentes opções confeccionadas para móveis, paredes, pisos, fachadas e divisórias sanitárias, a Pertech é a responsável pela verdadeira revolução que está acontecendo no mercado de revestimentos em projetos de espaços residenciais, comerciais, corporativos e urbanos.
O segredo é atribuir novas tecnologias, como cores e desenhos diferenciados, aos materiais, ampliando a oferta aos profissionais, facilitando o dia a dia de quem atua nesse mercado.
É dessa forma que os laminados decorativos da marca passam por processos como gravação de texturas com tecnologia a laser, nanotecnologia aplicada à resistência de superfícies e reprodução fiel de materiais como pedras e madeiras para chegar ao resultado de diferentes coleções com muita inovação agregada.
Lançamentos e vantagens
Com o Rivestto, laminado de alta pressão da Pertech, desde o processo de fabricação do revestimento já é possível entender como a resistência do material se tornou uma vantagem garantida com o passar dos anos.
“Estamos falando de um laminado que, no momento da confecção, já passa por processos que garantem essas vantagens. O Rivestto tem resistência à abrasão, ou seja, tem a capacidade de resistir ao desgaste, resistência alta à umidade e à temperatura até 180 graus, não envelhece e não fica amarelado. Então, o marceneiro sabe que, quando opta por trabalhar com o laminado, vai ter, automaticamente, mais resistência, um resultado mais nobre e mais valor agregado”, explica Carlos Alfredo Lima, consultor técnico da Pertech.
Com essa série de vantagens, especialmente em relação à sua resistência à umidade, faz sentido que o laminado seja a opção certeira na hora de pensar o revestimento de ambientes como cozinhas, banheiros e áreas de serviço, por exemplo. E é nessa hora que o Rivestto começa a revolução do mercado, com suas diferentes coleções e aplicações.
Além do lançamento constante de novas cores, uma das grandes novidades para o mercado moveleiro é o laminado autoadesivo e de alta resistência para móveis. Ele já vem com cola e permite uma instalação rápida, limpa e simples. “Uma das principais vantagens é que o marceneiro pode abandonar o uso da cola tradicional, deixando de colocar sua saúde em risco. Esse é um passo inédito que preserva os profissionais, facilita o procedimento e tudo isso sem abandonar a resistência do produto”, afirma Lima.
As novidades não ficam somente aí e avançam para visuais cada vez mais atrativos, como é o caso do laminado translúcido, ou luminare - que permite iluminação e atribui um aspecto “instagramável” para decoração, fachadas e pórticos -, e do Rivestto Pietra, um revestimento que imita pedra e é totalmente realista. “Unimos alta resistência, tecnologia e design inovadores para reproduzir, com muita realidade, os desenhos clássicos das pedras. Nessa hora, o marceneiro pode dar entrada nesse mercado específico e passar a trabalhar com esse material, revestir uma parede ou usar o laminado para tampo de pia de cozinha, por exemplo”, sugere Lima.
Apagar riscos das superfícies como num passe de mágica? Sim, a indústria também já chegou lá. O Rivestto Velutto é a prova disso: com nanotecnologia, o laminado com acabamento ultramatte ganha tratamento anti scratching, fazendo com que seja possível apagar de vez riscos superficiais de uso diário usando apenas uma esponja de melamina. “Não marca digitais e não reflete luz, então pode ser usado em tampos e mesas de cozinhas, mobiliários de escritórios, balcão de joalheria, entre outras possibilidades”, completa o consultor.
Aplicações gerais
A verdade é que os lançamentos são a cereja do bolo de uma ampla gama de possibilidades que só o laminado decorativo pode proporcionar, como os exemplos de uso dos revestimentos a seguir:
- Móveis
- Tampos de pia de cozinha, banheiro e lavanderia
- Paredes
- Tetos
- Pisos
- Interior de box de banheiros (substituição de azulejos)
- Uso interno e externo de fachadas de prédios
- Fachada ventilada
- Divisória sanitária de banheiros
- Parte interna de motorhome
- Pistas de skate e BMX
- Pistas de boliche
Para todas essas opções, sejam projetos residenciais ou comerciais, vale lembrar que o laminado decorativo tem mais uma vantagem incomparável: apresenta tratamento antibactericida e antifungicida, ou seja, tem bloqueio natural a bactérias e fungos, o que permite também uma higienização 100% eficiente em poucos minutos.
E, por falar em segurança, o laminado também atende às exigências mais altas e tem resistência ao fogo, além de pouca emissão de fumaça, sendo ideal para ambientes com grande circulação de pessoas, como os shoppings, por exemplo.
É com muita versatilidade, inovação e a famosa resistência que o laminado decorativo não apenas dá continuidade ao seu protagonismo de mercado, como também lança tendências e revoluciona os diferentes tipos de projetos.
Para os profissionais, é a oportunidade de oferecer valor agregado, mais vida útil às entregas e uma qualidade superior no trabalho. Para o público, a chance de renovar os móveis de uma forma fácil e econômica, ou de inovar com beleza e resistência de higienização e de impacto para o dia a dia.
Fitas de borda: saiba como material protege seu móvel com resistência e elegância
E-commerce com amplo mix de produtos facilita a jornada de clientes da Rudegon
Com sofisticação, pintura de móveis em laca amplia mercado para marceneiros
Saiba por que o laminado decorativo revoluciona o mercado de revestimentos