Poa Parrilla e POA Café Armazém são os dois primeiros empreendimentos do grupo.
Poa Parrilla e POA Café Armazém são os dois primeiros empreendimentos do grupo.| Foto: Divulgação
  • Por Sauer Porto Alegre
  • 20/12/2023 09:21

Unidos pelo amor à gastronomia uruguaia, os irmãos e sócios Luciano Sauer e Marlon Sauer, um da área de TI e outro gerente comercial do mercado farmacêutico, decidiram empreender juntos. Hoje, quase quatro anos depois da primeira inauguração, o grupo Sauer & Cia ganhou espaço no mercado gastronômico da cidade, nos corações dos turistas e dos porto-alegrenses ao apresentar opções de qualidade, do café da manhã, passando pelo almoço, happy hour e jantar.

O primeiro empreendimento do grupo foi a POA Parrilla, um restaurante onde a tradição e a excelência se encontram em cada corte de carne. Inaugurado em junho de 2019, o espaço na Praça Dr. Maurício Cardoso, bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, começou com 40 lugares. “Era um espaço bem pequeno, então fizemos um parklet na frente e ganhamos mais 20 lugares”, o que segundo Luciano, ainda não era suficiente, já que o negócio seguia em expansão. Por isso, os sócios não deixaram passar a oportunidade de aumentar a operação anexando o espaço ao lado, em dezembro de 2021.

 <em>Espaço externo do POA Parrilla e do POA Café Armazém. Foto: divulgação</em>
Espaço externo do POA Parrilla e do POA Café Armazém. Foto: divulgação| Guilherme Hartmann

empre com olhar empreendedor em vez de apenas expandir o POA Parrilla, os irmãos decidiram abrir uma nova operação, o POA Café Armazém. Com a nova unidade, chegaram a 70 lugares. “O café segue também uma linha bem tradicional portenha e com uma pegada Argentina e Uruguaia”, explica. Como a demanda do público - em uma grande parcela, turistas - seguia crescente, decidiram fazer com que as operações passassem a funcionar com o café das 8h às 18h e o restaurante, das 11h45 às 22h. “Pensando no nosso cliente, vimos que tínhamos uma demanda contínua, por isso, estendemos o horário de atendimento. Assim eles podem chegar a qualquer horário e desfrutar do ambiente”.

Seguindo com o olhar de atingir públicos diversos em todos os horários, o grupo decidiu investir em mais um empreendimento: o La Plaza Cócteles. Com drinks de alta coquetelaria, o local, em cima do POA Parrilla, foi inaugurado em junho deste ano. “No La Plaza, o foco é o coquetel, assim, o cliente pode chegar e ir tomar um drink e, quem sabe, depois jantar. Ou jantar e, caso sinta vontade, estender um pouco com um drink”, explica Luciano. “Com a drinkeria, nosso público-alvo é o jovem que gosta de consumir um produto único de alta qualidade. A carta de coquetéis 2023 é assinada por quatro mixologistas, liderados pelo Rafael Câmara, e é inspirada nos elementos da natureza”, complementa.

Mantendo um patrimônio local 

 <em>Fachada Bier Keller. Foto: divulgação</em>
Fachada Bier Keller. Foto: divulgação

Além dos três empreendimentos, o grupo também passou a ser o mantenedor do Bier Keller em dezembro de 2022, um bar secreto e especial que está na cidade desde 2006. “Esse empreendimento passou a fazer parte do nosso grupo, como compromisso de manter um patrimônio histórico cervejeiro da cidade”, conta Luciano.

Por enquanto, o bar segue funcionando da mesma forma, de porta fechada, apenas para convidados e no sistema “sinta-se em casa”, em que os próprios clientes pegam seus copos e se servem.

 <em>Bier Keller. Foto: Alisson.</em>
Bier Keller. Foto: Alisson.| ALISSON CARDOSO

Empreendedorismo e planejamento

Quem vê o grupo com 4 empreendimentos, não imagina todo o trabalho e estratégia que foram estabelecidos para fazer tudo funcionar adequadamente. Desde o início, trataram o restaurante como uma grande empresa, mapeando e planejando cada detalhe por meio do plano de negócios, para que fosse possível operar com assertividade e, por fim, começar o crescimento.

Mas, mesmo com muito planejamento, imprevistos acontecem.“Teve a pandemia no meio desse trajeto, que não estava prevista. Nós só conseguimos dar continuidade a operação porque tínhamos recursos, por conta de toda nossa história de investimento. Então, fomos nossos próprios investidores. E graças a muito trabalho da equipe, a gente conseguiu crescer. Um crescimento constante e controlado”.

 <em>Fachada POA Parrilla. Foto: Divulgação</em>
Fachada POA Parrilla. Foto: Divulgação

Segundo Luciano, o business plan da empresa foi feito em 2018 e já havia a pretensão de chegar a 4 casas em 5 anos. “Completamos quatro anos em junho com 4 casas. Mas, assim como o imprevisto da pandemia, outras coisas mudaram. Nossa ideia era termos 4 casas da POA Parrilla. Agora a gente tem uma parrilla, um café, uma drinkeria e um bar de cerveja”. Essa foi uma mudança estratégica, sinaliza, pois em vez de ter um ambiente maior do mesmo empreendimento, ele conseguiu ampliar o espaço e ter mais de uma forma de atrair o público com um portfólio ampliado de produtos e com faturamento ao longo do dia.

Esse ano, o grupo se consolida com o crescimento sustentável de mais de 25% em relação ao ano passado. O empresário deixa claro que todos podem aguardar novidades e novos empreendimentos em breve.