Programa do Sebrae-PR fomenta competitividade nas empresas de gastronomia
Programa do Sebrae-PR fomenta competitividade nas empresas de gastronomia| Foto: Sebrae-PR
  • Por Sebrae PR
  • 05/09/2023 15:04

Em um universo em constante revolução, como é o da gastronomia, o Sebrae/PR possui um programa de inovação direcionado às empresas do setor em sua trajetória rumo ao sucesso sustentável. O Turbine não apenas oferece um upgrade para os empreendimentos, mas também atua como o propulsor para a competitividade das empresas. Com seu enfoque integrado e fundamentos sólidos, o objetivo é "turbinar" os negócios e prepará-los para os desafios e as oportunidades do período pós-pandemia.

A coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez, explica que o Turbine faz parte do TechSelos, um sistema que simplifica o processo de obtenção de selos de qualidade. Oferecido pelo Sebrae/PR, permite uma autoavaliação para que os empresários possam medir seus próprios padrões de excelência em gestão e qualidade de serviço.

“O Turbine oferece subsídios voltados para diversos pilares da organização, desde a gestão tradicional, passando pela excelência no atendimento e chegando à inovação. Além disso, empresas que cumprem certos critérios de excelência podem ser agraciadas com um selo de qualidade. Este selo não é apenas um reconhecimento, mas também instrumento de marketing que atesta a qualidade dos serviços prestados pela empresa”, detalha a consultora.

 Pilares do Programa

O programa se baseia em três pilares que abordam aspectos de gestão, que são estratégicos e operacionais do sucesso empresarial; a excelência do atendimento, com análise dos serviços antes, durante e pós-venda; bem como os processos internos inerentes ao negócio do setor atendido.

O Turbine também dá ênfase a outros requisitos. Um deles é a gestão de processos, que foca na importância de ter rotinas e procedimentos padronizados que agreguem valor tanto ao cliente quanto à empresa. O outro é a inovação, que ressalta a necessidade contínua de inovar em produtos e serviços para se manter competitivo no mercado atual. Além de analisar e propor melhorias também para a gestão financeira, crucial para seu crescimento e robustez; e a gestão de marketing, com objetivos, metas e planos de marketing claramente definidos para o desenvolvimento estratégico.

Emerson de Souza é sócio proprietário da rede de restaurantes Triamicci, com lojas no Park Shopping Barigui, Palladium, Jockey Plaza, e City Outlet de Campo Largo. Cliente do Sebrae/PR, ele conta um pouco sobre sua experiência com o Turbine.

“O programa nos agrada por ser uma iniciativa de implementação rápida que requer um investimento inicial relativamente baixo por parte da empresa. Ele oferece um diagnóstico que indica onde devemos concentrar nossos esforços e que serve como um ponto de partida para a participação em outras ações do Sebrae. Graças a ele, fomos rapidamente encaminhados para alguns programas que já estamos implementando”, disse.

Para Emerson, a principal vantagem do Turbine é a sua agilidade e a eficiência para identificar as áreas que mais necessitam de intervenção.

“Aplicamos o programa para o Triamicci. Porém, estamos espalhando todo o conhecimento adquirido também no Sfiha Grill, localizado no Park Shopping Barigui, que tem mais de 25 anos de funcionamento”, acrescentou.

Mais empresas

Além das empresas do setor de gastronomia, outras sete categorias são elegíveis para participar do Turbine: agências, traveltechs, atrativos, meios de hospedagem, serviços de eventos ou organizadoras de eventos, e transportadora de turistas.