O mercado turístico talvez tenha sido o que mais sofreu com as consequências da pandemia de Covid-19. Apesar de todas as dificuldades, o setor ensaia uma grande retomada com o avanço da vacinação no mundo todo.
A perda desde março de 2020 foi gigante. Em dezembro do ano passado, a Organização Mundial do Turismo informou que o período entre janeiro e outubro perdeu 900 milhões de turistas internacionais – impacto que representa aproximadamente US$ 935 bilhões em receitas.
No Brasil não foi diferente. Dados da Fecomércio-SP mostram que os setores turísticos e culturais perderam R$ 55,6 bilhões em faturamento e tiveram queda de 27,6% em 2020. Até junho de 2021, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o prejuízo tenha atingido a marca dos R$ 400 bilhões. Depois de meses de incerteza, o ramo apresenta ótima evolução. Confira:
A retomada do mercado turístico
A CNC prevê o aumento em torno de 20% dos serviços turísticos em 2021. Em comparação, junho teve uma alta de 92,7% no volume de atividades turísticas em relação ao mesmo mês do ano anterior.
O segundo semestre também tem se mostrado bastante positivo para o setor – o que tende a melhorar ainda mais com o avanço da vacinação e com a consolidação das medidas de saúde e segurança. A situação caminha para voltar ao normal.
O segmento ainda tem o apoio de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. A Retomada do Turismo é a principal. O programa federal surgiu com o objetivo de tornar o turismo brasileiro novamente atrativo e propõe uma série de transformações no ramo: melhorias estruturais nos destinos, promoção e incentivo às viagens, preservação de empresas e empregos e implementação de protocolos de biossegurança.
Agências de viagens de todo o Brasil têm notado um aumento significativo da procura por pacotes turísticos nos últimos meses. A BWT Operadora, maior empresa de turismo do Sul do país, teve um belo aumento na procura por viagens durante o período festivo de 7 de setembro e da padroeira de Curitiba: 400% em relação à mesma época de 2020.
Novos ares
O fomento do setor também se manifesta a partir de medidas especiais que as próprias agências têm desenvolvido. A discussão de novas possibilidades de negócio e de maneiras capazes de contornar o prejuízo foram pauta de muitos congressos, feiras e treinamentos em todas as regiões. Os resultados são visíveis.
A BWT, por exemplo, investiu na capacitação dos agentes parceiros a fim de adequar o atendimento às novas demandas. O ideal é que os profissionais ofereçam destinos seguros e capazes de movimentar a economia.
A possibilidade de entrada de brasileiros em outros países também está sendo fundamental para alavancar o turismo internacional, que só tende a crescer a partir de agora. Sua agência de turismo precisa estar preparada para esse novo momento. Aproveite a abertura dos aeroportos e conheça os pacotes de viagens para conhecer as maravilhas do velho continente ou curtir o Oriente Médio no réveillon egípcio.