O passeio de trem pela Serra do Mar paranaense é uma das atividades turísticas mais procuradas do Sul do Brasil.
O reconhecimento internacional não deixa mentir: a viagem foi considerada como um dos três passeios sobre trilhos mais interessantes do mundo pelo norte-americano The Wall Street Journal e está entre os dez mais bonitos do planeta em lista do inglês The Guardian.
Além de oferecer vistas maravilhosas com segurança e exclusividade, o programa da Serra Verde Express tem como objetivo chamar a atenção para a preservação da Mata Atlântica e desenvolver o turismo sem prejuízos ao meio ambiente. Confira por quais motivos o bioma é tão importante e conheça detalhes do melhor passeio de trem do Paraná.
A importância da Mata Atlântica
A Mata Atlântica é um dos maiores biomas brasileiros e uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo. A área total do conjunto de ecossistemas batia cerca de 1,3 milhões de km² na época da chegada dos portugueses ao Brasil.
Por outro lado, o avanço do desmatamento causou graves danos ambientais de lá para cá. Dados da Fundação SOS Mata Atlântica estimam que a mata, hoje bastante fragmentada ao longo de 17 estados, conta com apenas 12,4% do tamanho original.
Passeios de trem pela Mata Atlântica? Confira todas as opções da Serra Verde Express.
A riqueza ecológica da região se reflete em números. O Ministério do Meio Ambiente aponta a existência de 20 mil espécies de vegetais, 850 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 espécies de mamíferos e 350 espécies de peixes. Dentre os animais endêmicos, podemos citar o mico-leão-dourado e a onça pintada.
A preservação da Mata Atlântica tem uma importância imensurável para todo o país – tanto ecologicamente quanto economicamente. Enquanto a densidade florestal é essencial para garantir a regulação do clima e a proteção do solo, a série de bacias hidrográficas presentes em enormes territórios é fundamental para o abastecimento de água para grande parte da população.
Embora a degradação seja contínua, o Paraná é o estado que contempla a maior parte preservada do bioma em todo o Brasil – e o turismo cumpre com excelência o papel de desenvolver a região sem agressões à natureza e chamar a atenção do público para a causa da preservação.
Passeio de trem com responsabilidade e elegância
Turismo ferroviário: a Mata Atlântica como você nunca viu.
O passeio de trem da Serra Verde Express é conhecido pela exuberante trajetória entre Curitiba e o litoral paranaense. Os trens e as luxuosas litorinas da empresa passam pela centenária ferrovia Paranaguá-Curitiba e proporcionam uma vista sem igual de montanhas, desfiladeiros, vales e rios da Serra do Mar.
O pacote completo de Morretes/Antonina, por exemplo, também conta com uma visita mais aprofundada em ambas as cidades e a possibilidade de conferir o barreado e as cachaças típicas da região – com retorno igualmente especial pela Estrada da Graciosa.
Vale dizer que a Serra Verde Express possui o Selo Turismo Responsável – distinção do Ministério da Saúde que estabelece práticas de higienização e segurança para cada segmento do setor durante o período de pandemia. O objetivo é posicionar o turismo brasileiro como responsável e protegido em nível internacional.
Além de medidas básicas, como utilização de máscaras e álcool em gel, a empresa segue um protocolo de desinfecção de toda a frota de vagões com um equipamento de nanopartículas e garante a prevenção contra o coronavírus por até três dias. Outro destaque é a utilização do Safe Check-in, ferramenta de autoatendimento com leitor de temperatura que colabora com o distanciamento social.
Além dos passeios de trem, a agência oferece visitas a partir de transporte rodoviário e aventuras em veículos 4x4 off-road. Clique aqui para conhecer cada uma das opções.