Produtor Jorge Sestak| Foto: Divulgação
  • Por Sicredi
  • 22/11/2023 14:03
Ouça este conteúdo

Com 464 agências no Paraná e a maior rede de atendimento presencial do estado, o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do país, tem fortalecido sua  parceria com os associados paranaenses. A expansão das agências do Sicredi tem se consolidado em Curitiba e na região metropolitana, assim como no interior. A presença do cooperativismo de crédito e investimento em áreas com menor densidade populacional tem contribuído para a inclusão financeira e a democratização no acesso a produtos e serviços. No  Paraná, o Sicredi é a única opção de instituição financeira fisicamente presente para moradores de mais de 50 municípios.

Esse investimento no estado reflete a essência do Sicredi como instituição financeira cooperativa: o relacionamento próximo com o associado na oferta de produtos e serviços financeiros mais adequados a cada necessidade. A atuação do cooperativismo de crédito e investimento também é capaz de gerar desenvolvimento econômico e social nas regiões onde as cooperativas do Sicredi atuam. “Temos como propósito fundamental a construção de uma sociedade mais próspera e, para alcançar esse objetivo trabalhamos para compreender as necessidades do nosso associado, oferecendo as melhores soluções. No Sicredi, atuamos por meio de princípios como ajuda mútua e solidariedade. Por isso, o Sicredi é uma instituição na qual o associado sabe que pode contar em qualquer momento da sua vida”, afirma o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Apoio ao agronegócio sustentável

Produtor Jorge Sestak| Foto: Divulgação

Com raízes no campo, o Sicredi mantém uma longa parceria com o agronegócio. No município paranaense de São José das Palmeiras, o produtor rural e associado do Sicredi, Jorge Sestak, conta com o apoio da instituição financeira cooperativa. Sua propriedade tem foco na sustentabilidade com a criação de suínos em que os dejetos são usados na plantação de grama, gerando ganhos para o produtor com a comercialização do feno.

“A máquina que uso para fazer o feno é importada, veio da Holanda. A inovação da agricultura precisa acontecer para garantir a qualidade no produto. E para acompanhar a tecnologia, é fundamental ter um parceiro. O Sicredi é muito importante para o nosso crescimento e sempre esteve presente em todos os projetos de ampliação. A instituição faz  a diferença, inclusive no atendimento fora de hora, porque eu tenho contato direto com a gerente. Eles são verdadeiros parceiros”, afirma Sestak.

Os benefícios gerados pelo Sicredi no campo são percebidos  pelo produtor de São José das Palmeiras e por todos aqueles que atuam no agro em todo o país. Isso se deve ao fato de que, de acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Sicredi é o segundo maior financiador do agronegócio no Brasil. Além disso, a instituição financeira cooperativa é a maior repassadora de recursos (crédito rural) por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Apenas para o Plano Safra 2023/2024, o Sicredi está disponibilizando R$ 60 bilhões para produtores rurais associados de todo o Brasil.