Ao conceder crédito e atender o associado de forma personalizada, o Sicredi encontra soluções conjuntas, o que beneficia comunidades inteiras.| Foto: Shutterstock
  • Por Sicredi
  • 30/09/2024 16:14
Ouça este conteúdo

As cooperativas de crédito têm ganhado relevância entre pessoas físicas e jurídicas que buscam benefícios que vão além do que é oferecido pelos bancos tradicionais. O cooperativismo é uma forma de promover não apenas a sustentabilidade financeira, mas o desenvolvimento econômico e social da região em que está inserido.

No Paraná, a Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP é um exemplo de instituição integrante da economia cooperativa. Além de oferecer linhas de crédito atraentes com taxas menores, a instituição promove o desenvolvimento regional. 

Compromisso com os associados

A estrutura de governança das instituições financeiras cooperativas  é baseada na gestão regionalizada, na qual cada cooperativa conta com um presidente eleito pelos associados. Este formato promove a transparência e aproxima as lideranças dos associados, além de facilitar a participação e contribuição deles nas atividades da cooperativa, como assembleias e conselhos.

E como funciona o Sicredi na prática? O compromisso com o associado é o maior benefício gerado. A consequência desse foco é a busca contínua por custos menores, resultados distribuídos, participação em reuniões e desenvolvimento por meio de programas sociais e educacionais.

Ao conceder crédito e atender o associado de forma personalizada, o Sicredi encontra soluções conjuntas, o que acaba por beneficiar comunidades inteiras.

Mas afinal, o que é uma cooperativa?

Uma cooperativa é a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas. Por meio de sete princípios fundamentais, as cooperativas promovem o desenvolvimento econômico, social, político e cultural de maneira democrática e efetiva. 

Na adesão voluntária e livre, é definido que qualquer pessoa pode atuar como associada. Por meio da gestão democrática, os associados elegem dirigentes, votam e têm voz ativa na cooperativa. A participação econômica diz respeito à integralização de capital, participação de resultados e às linhas de crédito para o desenvolvimento. A autonomia e independência reforça que as cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros,  fatores essenciais no sistema cooperativista.

A educação, formação e informação é um grande diferencial do cooperativismo: por meio de educação financeira, formações, comitês e até mesmo fundo social, a instituição vai muito além dos benefícios financeiros. Esse compromisso é reforçado pelo interesse pela comunidade, com a realização de ações sociais, educacionais e ambientais nas comunidades locais. Por fim, o último princípio é a intercooperação, em que as cooperativas cooperam entre si com produtos e serviços, visando servir melhor os associados.

Benefícios do cooperativismo

O cooperativismo de crédito é uma sociedade de pessoas, em que pessoas físicas ou jurídicas têm a oportunidade de atuar como associadas. Diferentemente de um banco, na instituição financeira cooperativa é possível participar das decisões da empresa, das assembleias e demais comitês. 

Outra vantagem é a participação nos resultados que a cooperativa gera: os associados têm direito à parte desses resultados, chamados de sobras, que são rateadas proporcionalmente ao uso de produtos e serviços, bem como da remuneração de capital integralizado na instituição – é o chamado juros sobre o capital. 

As vantagens do cooperativismo não param por aí: cooperativas de crédito como o Sicredi, maior rede financeira em número de agências no Paraná, oferecem atendimento presencial e personalizado, além de custos abaixo da média do mercado, tendo em vista que o foco da cooperativa é o atendimento ao sócio e não o lucro.

A transparência na gestão e a proximidade com as lideranças comprovam o interesse voltado para o associado e para a comunidade local. Afinal de contas, o desenvolvimento social e regional é um dos compromissos de cooperativas de crédito como o Sicredi, que disponibiliza linhas de crédito vantajosas com o intuito de ajudar os associados a gerar renda e emprego na região em que atuam.

O interesse pela comunidade completa o quadro de benefícios do cooperativismo. Por meio de programas sociais e educacionais, as cooperativas de crédito promovem com frequência oficinas de educação financeira, fundo social e ações filantrópicas como o Dia C. É o caso do Sicredi.

Os diferenciais do Sicredi

O Sicredi é um sistema cooperativo que valoriza as pessoas e promove o desenvolvimento local de forma sustentável. As instituições financeiras cooperativas  entendem que as melhores escolhas são aquelas que trazem resultados para todos. Por isso, oferecem mais de 300 produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo para pessoas, empresas e para o agronegócio. 

Com o propósito de “Construir Juntos uma Sociedade mais Próspera”, o Sicredi tem o compromisso de atender as necessidades financeiras dos associados, sejam eles pessoas físicas, jurídicas e agronegócio, e contribuir com o desenvolvimento local.  Isso é possível com a presença efetiva nas comunidades, para as quais as cooperativas oferecem não apenas produtos e serviços financeiros, mas também desenvolvem projetos sociais e parcerias que ajudam a transformar a realidade das localidades. 

Cada associado, ao abrir uma conta, adquire uma pequena cota da sua cooperativa, passando a ser dono do Sicredi, tendo voz sobre as decisões do negócio e participando da distribuição dos resultados (o equivalente a divisão de lucros em uma empresa tradicional). 

Quer crescer com o Sicredi? Clique aqui e conheça todos os produtos e serviços da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP

Fale com o Sicredi no WhatsApp

Siga o Sicredi nas redes sociais:
LinkedIn | YouTube | X | Facebook | Instagram