Tradicionalmente, o Natal é um momento que nos convida à comemoração e ao aconchego familiar. Desde a árvore decorada com itens de valor emocional até a reunião da família ao redor da mesa para a ceia, tudo nos remete a momentos de intimidade com que julgamos importantes.
Mas neste ano, o significado de união tomou ainda mais força. Com um 2020 atípico, a ideia é que as famílias passem a data no refúgio de casa, longe de festas em clubes ou comemorações em viagens. Pensando nesse “novo normal”, a Sierra Móveis convidou a arquiteta Daniele Grani para dar a sua interpretação do que seria uma festa de final de ano mais familiar. O resultado pode ser conferido na loja física da marca, que fica na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1941, no bairro Batel, em Curitiba.
A concepção de Daniele, que atua na arquitetura e no paisagismo há cerca de 20 anos, partiu do seu próprio Natal. Para isso, ela pensou na utilização de mesas grandes, com até 10 lugares, para receber os convidados. Além disso, muitos itens com valores sentimentais, cor e alegria fazem parte do projeto. “Eu me inspirei na praticidade, com móveis que já estavam na loja, mas dei atenção extra aos detalhes. Nada muito impactante, como o momento requer”, diz.
A arquiteta explica que algumas alternativas podem funcionar na tentativa de promover mudanças menores, sem a alteração do mobiliário principal. Se não for possível trocar o sofá, por exemplo, é possível investir em um ambiente com novas poltronas ou mesmo uma mesa de centro diferenciada.
Ambiente entre o clássico e o moderno
Quem visitar a vitrine projetada por Daniele encontrará um ambiente integrado entre estar e jantar, inclusive com a mesa posta para a ocasião. Trata-se de um espaço sofisticado, com um toque clássico, mas sem abrir mão da contemporaneidade e do conforto. Nesse panorama, é o amplo sofá de estar que dá o tom, podendo ser destaque para além da reunião familiar. Seu uso pode ser ampliado para diversas ocasiões, seja para receber os amigos ou para apreciar um filme no final de semana.
A mesa de canto em madeira rústica foi usada para lembrar a manjedoura usada no nascimento de Jesus. Daniele explica que o item pode ser usado como mesa de canto ou de apoio e, para ambientes mais espaçosos, funciona até como uma mesa auxiliar em ocasiões festivas.
A aliança entre o clássico e o moderno também pode ser visualizada no jantar, no qual duas poltronas Luis XV off white convivem bem com as cadeiras pretas contemporâneas adornadas com mini guirlandas. Além disso, o Natal está presente no pendente que evoca as bolas natalinas.
Como a proposta é receber a família, a profissional dispôs bancos individuais, poltronas e até um recamier. A cartela de cores do espaço é baseada no dourado e prata com algumas pinceladas de verde e vermelho.
A arquiteta conta que o elemento principal para a elaboração da vitrine foi poder contar com o apoio da Sierra Móveis. A marca, que é fabricante, oferece diversas possibilidades de materiais e acabamentos. “Uma poltrona, por exemplo, pode ter ‘n’ versões, com acabamentos como madeira, madeira pintada, além de tecidos como veludo, linho e couro. É a oportunidade de ter um móvel totalmente personalizado”, resume.
Com 30 anos de mercado, a Sierra oferece mobiliário e decoração de acordo com o que o cliente precisa. Os clientes que quiserem se inspirar nas vitrines de Natal e conhecer melhor os móveis da marca podem comparecer à loja física. Além da composição proposta por Daniele, o espaço também dispõe de outras duas propostas de vitrine, dos arquitetos Janaina Macedo e Fabio Petillo.